Digestivo nº 399 >>>
Entre os fora-da-lei e os "estabelecidos", surgiram os outsiders ou "desviantes". Preocupado em "descriminalizar" quem não seguia estritamente as regras — contestando-as, ou simplesmente protestando com um comportamento insubordinado —, Howard S. Becker publicou, em 1963, Outsiders. Mas não se trata de uma obra sociológica qualquer — embora às vezes surjam entediantes interpretações de dados (pretensamente "fazendo ciência") —, e tampouco Becker se revela um sociólogo inconveniente (daqueles televisivos, que, no Brasil, querem meter o bedelho em tudo)... Outsiders redime quem sempre se sentiu diferente do grupo, mas, igualmente, alerta para o risco iminente de "guetização" (para usar outra expressão do vocabulário sociológico). Consciente ou inconscientemente, os outsiders se incomodam com as leis socialmente acordadas e as burlam, às vezes exageradamente, outras vezes apenas para introduzir regras novas. Esse comportamento, contudo, desperta uma reação da própria sociedade que deseja punir os transgressores ou então pedagogicamente enquadrá-los. Não espanta que o livro tenha sido escrito nos anos 60, época de mudanças de comportamento, na qual, culturalmente falando, se todo mundo fosse preso, não sobraria muita gente para contar a história... Encarar o outsider como "não-criminoso" foi um grande passo e ele se deve a Becker. Agora, a "ideologização" do outsider e sua transformação em figura cool pode ser perigosa. A rebeldia é necessária para revitalizar a sociedade. Não confundir, porém, losers com outsiders...
>>> Outsiders
Esse conceito de outsider é muito interessante para o estudo das relações sociais de poder. Pra quem se interessa por sociologia e quer explorar mais o assunto, "Os outsiders e os estabelecidos" de Norbert Elias é uma boa pedida!
Certos temas deveriam ser de estudo obrigatório nos cursos de formação de educadores, em especial naqueles focados no ensino fundamental. O massacre psicológico promovido por aqueles que têm o poder ainda existe.
não dá pra ficar indiferente ao que de algum modo nos diz respeito: guardei e repassei o link e vou criar na semana um post a respeito lá na praia da cigana. beijo doce ;-)))