Freud pela Companhia das Letras | Digestivo Cultural

busca | avançada
68733 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
>>> Livia Nestrovski & Fred Ferreira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 grandes
>>> O gênesis na argila
>>> O pensamento biônico
>>> YouTube, lá vou eu
>>> A Carmen Miranda de Ruy Castro
>>> Então, foi Natal
>>> Oblomov, de Ivan A. Gontcharov
>>> É Julio mesmo, sem acento
>>> O acerto de contas de Karl Ove Knausgård
>>> A vida do livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin
Mais Recentes
>>> Intermediate Anecdotes In American English de por L. A. Hill (Autor) pela Oxford University Press España, S.a. (1980)
>>> English Plus O Curso de Inglês do Século XXI volume 15 - livro + dvd de por LUCI GUIMARÃES WATANABE (Autor) pela Globo (2012)
>>> A Guerrilha de Caparao e Outros Relatos de Bayard Demaria Boiteux pela Inverta (1998)
>>> Os Operários da Palavra de José Alexandre Marino pela Batanguera (1979)
>>> Vocabulário de João Simões Lopes Neto de Aldyr Garcia Schlee pela Canal6 (2009)
>>> De Sangue E Cinzas (vol. 1) de Jennifer L. Armentrout pela Galera (2023)
>>> Dampyr - Vol. 3 de Mauro Boselli pela Editora 85 (2019)
>>> Entre Guerras E Miséria. Os Escravos De Hoje de Marie Agnes Combesque pela Scipione (2002)
>>> As Aventuras De Robin Hood de Howard Pyle pela Classicos (2020)
>>> Além De Osho: As Chaves De Seus Best-Sellers de Jorge Blaschke pela Madras (2010)
>>> Um Reino De Carne E Fogo (vol. 2 Sangue E Cinzas) de Jennifer L Armentrout pela Galera (2023)
>>> Consciência E Mecânica Quântica: Uma Abordagem Filosófica de Raoni Arroyo pela Livraria Da Fisica Editora (2024)
>>> Os Sociólogos. Acadêmicos; Funcionários; Assessores Ou Consultores? de Pedro Arturo Rojas Arenas pela Appris (2025)
>>> Cadeia De Comando de Seymour M. Hersh pela Ediouro (2004)
>>> O Tesouro do Vale Aprazível de Frank Yerby pela José Olympio (1959)
>>> E Se A Gente Tentasse? de Becky Albertalli; Adam Silvera pela Intrínseca (2022)
>>> Equação De Schrodinger No Caleidoscópio de Basílio Baseia pela Livraria Da Física (2014)
>>> Dragonero - O Caçador de Dragões de Luca Enoch, Stefano Vietti pela Mythos (2019)
>>> A Guerrilha do Che de Régis Debray pela Edições Populares (1980)
>>> Sus. Sistema Único De Saúde de Zenaide Neto Aguiar pela Martinari (2015)
>>> O Pequeno Nicolau de Sempé e Goscinny pela Martins Fontes (1997)
>>> Crítica Sem Dogma de Fábio Lucas pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (1983)
>>> Prova De Fogo - Série Mistério, Suspense E Aventura de Pedro Bandeira pela Moderna (2016)
>>> Minas Gerais: O Guia das Maiores Atrações do Estado de Magno Vilela pela Fiat Quatro Rodas
>>> A Máquina Do Tempo (clássicos Da Literatura Mundial) de H. G. Wells pela Ciranda Cultural (2022)
DIGESTIVOS >>> Notas >>> Além do Mais

Quinta-feira, 6/5/2010
Freud pela Companhia das Letras
Julio Daio Borges
+ de 12100 Acessos
+ 2 Comentário(s)


Digestivo nº 462 >>> Freud morreu em 1939. No ano passado, portanto, toda sua obra caiu em domínio público. No Brasil, a principal edição de seus trabalhos era a chamada "standard", com uma tradução, no mínimo, desatualizada. A Companhia das Letras soube preencher esse vazio, agora, com a reedição das obras completas de Freud em tradução nova. O responsável, pela empreitada, é Paulo César de Souza, igualmente tradutor das obras de Nietzsche pela Companhia. (Inclusive das versões de bolso, que se tornaram onipresentes nas livrarias.) A importância das ideias de Freud, para o século XX, é inquestionável. Isso não significa, contudo, que, como autor, ele seja "acessível". Os três primeiros volumes da coleção nova, cronologicamente, não correspondem aos primeiros escritos de Freud. O que talvez crie a sensação, no leitor, de — como se diz na gíria — "pegar o bonde andando". "Além do Princípio do Prazer" (no volume de cor verde), por exemplo, é um texto de 1920, quando A Interpretação dos Sonhos, a obra inaugural da psicanálise, é de 1900. Ou seja, duas décadas separam um texto fundador de outro, exigindo, do leitor brasileiro, um conhecimento mínimo dos conceitos psicanalíticos. "Introdução ao Narcisismo" (no volume de cor vermelha) está um pouco mais próximo das "definições" (é de 1914), mas, mesmo assim, soa árido para leitores desacostumados. O volume azul, com nenhum título muito conhecido, talvez deva ser escolhido primeiro, afinal "Princípios Básicos da Psicanálise" está nele, e resume bem as principais conquistas até 1913 (em menos de dez páginas). A exemplo da diferença entre textos "exotéricos" e "esotéricos" na Grécia antiga, Freud não parecia muito preocupado com o público leigo e escrevia para médicos iniciados. As belas edições da Companhia das Letras, naturalmente, não devem ser culpadas por isso. Mas talvez esta tradução acrescente uma nova dificuldade. "Ego" cedeu lugar a "Eu" (com "e" maiúsculo); "recalque" virou "repressão"; e "pulsão", agora, é "instinto" (entre outras mudanças). Algo que, inicialmente, pode facilitar a compreensão das novas gerações, mas que, certamente, vai irritar quem praticamente se formou com expressões como "ego, id e super-ego" (agora, "Eu, id e Super-Eu"?). Freud, com a convivência, torna-se menos difícil do que parece a princípio, contudo inovações no vocabulário nem sempre são bem-vindas, ainda mais depois de uma reforma ortográfica.
>>> O Caso Schreber Artigos Sobre Tecnica E Outros Textos (1911-1913) | Ensaios De Metapsicologia E Outros Textos (1914-1916) | O Homem Dos Lobos (1917-1920)
 
Julio Daio Borges
Editor
Quem leu esta, também leu essa(s):
01. Maître à penser (Literatura)
02. Um aposta no escuro (Internet)


Mais Notas Recentes
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/5/2010
12h32min
A diferença entre Domínio Público e domínio DO público é uma discussão que tem dado pano para mangas em vários tribunais do mundo. Se uma obra passa a pertencer ao ESTADO, após 70 anos da morte do Autor, sem haver herdeiros ou sucessores reclamantes, caberá ao país de origem do autor preservar e zelar pela sua obra. Portanto, é Domínio Público (do Estado) e não DO público. Sim, é lei internacional aceita em vários países, e toda LEI pode ser contestada, debatida em Tribunais, é um direito. E este direito já foi jurisprudência em favor do Estado, pois não é o povo o verdadeiro mantenedor da obra. Segundo a própria lei, foi a decisão naquela instância. Opiniões vêm e vão. As leis também.
[Leia outros Comentários de Celito Medeiros]
14/5/2010
21h38min
Julio, acho que você está equivocado quando diz: "A exemplo da diferença entre textos 'exotéricos' e 'esotéricos' na Grécia antiga, Freud não parecia muito preocupado com o público leigo e escrevia para médicos iniciados". Pelo contrário, Freud ganhou inclusive um prêmio de literatura pela qualidade de sua escrita que na grande maioria dos textos apresenta a teoria psicanalítica de maneira clara para qualquer leitor. Um abraço!
[Leia outros Comentários de Lucas Nápoli]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Qualidade e Produtividade nos Transportes
Vários Autores
Cengage Learning
(2008)



Embornal: Antologia Poética
Hermínio Bello de Carvalho
Martins Fontes
(2005)



A ciência em ação
Max Freedom Long
Feeu
(1992)



São Gonçalo uma Visão de Progresso Bilíngue
Memor
Memor



Somewhere between life and death
Lurlene Mc Daniel
Bantam Books
(1990)



Livro Pássaro Contra A Vidraça
Giselda Laporta Nicolelis
Moderna
(1992)



O Teorema Katherine
John Green
Intrínseca
(2014)



A Teologia do Holocausto
Ariel Finguerman
Paulus
(2012)



Butoh - Dança Veredas Dalma
Maura Baiocchi
Palas Athena
(1995)



Qualidade e Produtividade nos Transportes
Vários Autores
Cengage Learning/anhanguera
(2011)





busca | avançada
68733 visitas/dia
2,4 milhões/mês