DIGESTIVOS
>>> Notas >>> Música
Quinta-feira,
5/6/2003
Íntima, silenciosa, rica e interior
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 136 >>>
No espaço de uma semana, a “Bamberger Symphoniker” acabou prejudicada pelo brilho e pela audiência da “The Philadelphia Orchestra”. Para uma Sala São Paulo muito menos concorrida por arrivistas atrás de “flashes”, a sinfônica e seu maestro, Jonathan Nott, mostraram uma competência muito além da normal, mesmo para temporadas como a do Mozarteum. O programa foi euforicamente iniciado pela abertura “Os mestres cantores de Nüremberg”, de Wagner. A primeira peça, que geralmente padece por contar com músicos ainda rígidos e regentes em fase de ambientação, foi impecavelmente executada. Até para ouvidos experientes como os de um Salomão Schvarzman, o inconfundível locutor da Cultura FM, também apresentador bissexto da ex-TV Manchete. O fato é que o prelúdio de dezoito minutos já tinha justificado tudo. Mas haveria mais. Muito mais. Para surpresa do público, assistir-se-ia à entrada de uma solista (e não de um solista) de trompa. Marie Luise Neunecker, uma alemã, chamaria a atenção para a sua saia estampada, mas, sobretudo, para o toque muito suave e preciso (embora houvesse dispensado o uso de partitura) no Concerto nº 2 de Strauss. O prato principal, no entanto, ficaria para depois do intervalo: o arrasa-quarteirão de cinqüenta minutos em que se converteu a Sinfonia nº 9 de Schubert. Nos quatro movimentos (ainda que dois deles no tempo “andante”) não houve trégua para a orquestra: seja por parte do compositor que, naquele momento, levava a sua escrita até o limite; seja por parte do homem por trás da batuta, que permaneceu firme e incansável nos instantes mais duros e mais delicados. O mesmo não se poderia dizer acerca dos ouvintes, que não pareciam suficientemente aparelhados para penetrar em tais complexidades e manter-se lá, inabaláveis. A Sala São Paulo ainda tremeria com um bis, breve e moderníssimo (e nem tanto, com outro mais populista). O certo é que, a partir daí, a temporada 2003 ganharia um novo sentido.
>>> Mozarteum Brasileiro
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Julio Daio Borges
Editor
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