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BLOG

Segunda-feira, 5/11/2007
Blog
Redação
 
De Villa-Lobos a Chico Buarque


Nelson Ayres, pianista, compositor e maestro brasileiro.

A temporada Clássicos Personnalité está cumprindo o que prometeu. Em diálogo amistoso, eruditos e populares compuseram a noite dedicada à MPB. Desta vez, o encontro foi entre Brahms, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Luiz Gonzaga e os popularíssimos Gilberto Gil e Chico Buarque. Para prestigiar tantos mestres, Nelson Ayres dividiu o piano com o grego Janis Vakarelis, na companhia indispensável dos Solistas Personalité.

Embora exaltasse a universalização, o repertório das composições esteve fortemente enraizado em influências regionais. Até o erudito Brahms, em seu quarteto para piano e cordas, buscou inspiração na música popular cigana. O compositor alemão Kurt Weill, por sua vez, aproveitou canções de cabaré para criar "Youkali" para piano e solo.

Na música brasileira, também repleta de regionalismos, restou a diversidade. Devemos a Villa-Lobos, por exemplo, a introdução da música nordestina e sulista nas escolas musicais de todo o país. Esse conhecimento de um Brasil imensurável ganhou um novo semblante através de sua influência. No repertório, as famosíssimas "Bachianas", de Villa-Lobos, tiveram inspiração direta em Johann Sebastian Bach.

Adiante, na cronologia da MPB, Tom Jobim herdaria de Villa-Lobos o que ajudou a criar a Bossa Nova. "O próprio Jobim dizia que o autor das 'Bachianas' foi sua maior fonte de inspiração", comenta o violoncelista Roberto Ring antes de executar "Saudades do Brasil", uma peça atípica, composta por Jobim para orquestra sinfônica, e que, para o concerto, ganhou um arranjo inédito de Nelson Ayres.

Em seguida, para reafirmar o ecletismo do concerto, um forró de Luiz Gonzaga, "Qui nem jiló". "Ele ainda não teve seu mérito devidamente reconhecido, apesar ser um tremendo instrumentista e compositor. Poucos se dão conta de que ele foi o primeiro a trazer a música do interior para a cidade", ressalta Ayres, referindo-se ao tempo em que a MPB era dominada pelos ritmos exclusivamente carioca e paulista - entre os quais, o choro e o samba-canção.

O próprio Ayres, admirador da música nordestina, é compositor de "Só xote", executado no concerto. Para fechar a noite, um frevo de Gilberto Gil e uma das composições que desmentiu, com o conjunto da obra, a lenda de que Chico Buarque seria um bom letrista, porém um compositor mediano. Trata-se da complexa "Deus lhe pague", prova documental, segundo Ayres, de sua genialidade.

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Postado por Tais Laporta
5/11/2007 às 14h24

 
Meu último vício

o encontro dos primos

crispines, no seu blog, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
5/11/2007 à 00h24

 
Blogueiros são nerds?

"Todo blogueiro é nerd mas nem todo nerd sabe de blogues."

Sérgio Grigoletto, filosofando no seu... blog, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
2/11/2007 à 00h16

 
guardanapos

23 yrs. adora lojas de tecidos. desenhos. livros. principalmente os cheios de teorias e filosofias. as cidades invisíveis é o preferido. de vez em quando fica emocionada folheando revistas de moda. [com] a qual tem uma relação de amor e ódio. é de londrina, paraná. morando agora em maringá, também no paraná.

cristiane martins, no seu blog, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
1/11/2007 à 00h12

 
Leitura Para Todos (premiado)

E depois dizem que não se faz nada pela leitura neste país. Humpf! Minas Gerais acaba de receber dois dos três prêmios Vivaleitura 2007. Para quem não sabe, o Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e foi criado depois do Ano Ibero-americano da Leitura, comemorado em 2005, com a finalidade de garimpar, país afora, iniciativas (ativas mesmo) de promoção da leitura.

O Prêmio é das alçadas do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A execução do "evento" tem o patrocínio da Fundação Santillana e apoios importantes, tais como do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A cada ano, oferece-se um prêmio (boa grana) a ações de estímulo à leitura em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais. No julgamento dos projetos submetidos, leva-se em conta originalidade, impacto, recursos, pertinência e abrangência, duração e resultados alcançados pela ação.

Ontem, em Brasília, foram anunciados os vencedores deste ano. E a palavra "vencedores" aqui merece atenção. Na página do Vivaleitura é possível conhecer os demais concorrentes, tão bacanas quanto os ganhadores, mas os projetos Borrachalioteca (da cidade de Sabará, em Minas), Retrato Falado (Volta Redonda, RJ) e Leitura Para Todos (Belo Horizonte, MG) ficaram com os primeiros lugares em suas categorias. Merecidamente. São projetos que chegam a emocionar quem curte a idéia da liberdade, da autonomia e dos livros como libertação das trilhas pré-gravadas em que vivemos enredados.

O projeto vencedor da categoria sociedade, o Leitura Para Todos, já foi mencionado aqui no Digestivo. Trata-se de uma ação vinculada a uma rede de estudos sobre leitura, na UFMG. O programa A Tela e o Texto, mantenedor e mentor do projeto, presta mais esclarecimentos no livro Formando leitores de telas e textos, resenhado em minha coluna da semana passada. Vale a pena conferir COMO as pessoas INTERESSADAS têm oferecido soluções a alguns dos muitos perrengues deste país.

O projeto Leitura Para Todos presenteia os usários de linhas de ônibus em Belo Horizonte (com pilotos em outras localidades) com lâminas afixadas em que são expostos poemas, contos, trechos de romances. Os autores divulgados estão entre tradicionais e contemporâneos, famosos e desconhecidos, jovens e experientes. Ao leitor cabe resolver se lê ou não a lâmina exibida ali, bem à sua frente, enquanto não chega ao destino. É interessante conhecer o projeto, uma fórmula simples, que depende de vontades várias, inclusive a política, já que depende, em alguma medida, de acordos com as empresas de trânsito das cidades. Leitura Para Todos não é só isso. É também objeto de pesquisa, inclusive sobre as impressões e os feedbacks dos usuários dos ônibus. Há diferença de comportamento entre os freqüentadores das linhas, diferentes níveis de depredação, etc. Bacana mesmo é a alegria da coordenadora do projeto ao saber que um passageiro de ônibus achou um poema tão bonito que "roubou" a lâmina e deu para a esposa. Pois é. Parabéns aos mineiros que comem quietos e ainda ajudam a encher a barriga dos outros.

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Postado por Ana Elisa Ribeiro
31/10/2007 às 18h42

 
Adoradora de Clichês

Sou o que como, o que bebo, o que ouço, o que leio e o que não gosto de ler, o que visto, o que compro, o que falo, o que assisto. Sou rock'n'roll, os amigos que tenho e os que ainda terei, sou rosa e lilás, mas principalmente verde, todos os tons de verde. Sou minhas decisões (mesmo as não acertadas ou principalmente essas) e o que faço com elas. Existencialismo e algumas futilidades, cultura pop. Sou saudade mas de fato sou momento, sou elefante e borboleta, sou o que falam de mim e o que pensam, e se estiverem errados, ajudam a me definir também.

Kiara Guedes, no seu blog, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
31/10/2007 à 00h01

 
Não fosse isso

hoje meu avô completaria 92 anos. outro dia mesmo estávamos todos empolgados organizando a festa de noventa anos do maia. todos sabíamos que era já uma data digna de comemoração, mas duvido que alguém olhasse pra ele e sequer imaginasse que em dois anos ele não estaria mais aqui. ele próprio sugeriu, quando estávamos decidindo o destino da bebida que sobrou: "guarda pra festa dos cem!" (...)

Clarice, no seu blog, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
30/10/2007 à 00h51

 
O pago e o gratuito

A partir de dezembro, mais de 160 anos de artigos do The Economist estarão disponíveis on-line. Testes para uma clientela seleta já estão em andamento. O arquivo cobrirá o período de 1843 a 2003, mas o acesso ao material será por assinatura. Os preços ainda não foram divulgados.

Por outro lado, a partir de 15 de novembro, estarão disponíveis on-line os 31 anos da hemeroteca do El País e os seus usuários terão livre acesso a buscas no arquivo. Também estará livremente disponível todo o material publicado na edição impressa do jornal.

Marcos Palacios, no Blog do GJOL, que linca pra nós.

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Postado por Julio Daio Borges
29/10/2007 à 00h54

 
Fórum das Letras 2007

De 01 a 04 de novembro, Ouro Preto sediará a 3ª edição do Fórum das Letras. Desta vez, o evento coordenado por Fábio Faversani e a talentosa Guiomar de Grammont tem como tema as escritas híbridas.

Música, cinema, filosofia, matemática, história e jornalismo são alguns dos campos que dialogam com a literatura nas mesas do Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Entre os convidados, estão: Marina Colasanti, Luis Fernando Verissimo e Mariana Verissimo, Ignácio Coqueiro, Christiane Torloni, Affonso Romano de Sant'Anna, Agualusa (Angola), Cristóvão Tezza, Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho, Rui Tavares (Portugal), Sérgio Sant'Anna, José Luís Peixoto (Portugal), Eucanaã Ferraz, Ignácio de Loyola Brandão, Betty Milan, Lélia Coelho Frota, Laure Adler (França), Eduardo Jardim, Ondjaki (Angola), Miguel Gullander (Suécia - Portugal), Ricardo Lísias, Patrícia Reis (Portugal), Tony Bellotto, Marçal Aquino, Newton Cannito, Francisco José Viegas (Portugal), Fernando Brant, Paulo Vilara, Tavinho Moura e Claufe Rodrigues.



Além das mesas de discussão, apresentações de teatro, música, lançamentos de livros e saraus compõem a Via-sacra Poética.

O evento conta ainda com a realização da segunda e última etapa do Laboratório CINEPORT de roteiros, iniciada em maio. Desta vez, os seis roteiristas mineiros selecionados pela Persona Filmes apresentarão os roteiros realizados ao longo do ano a partir da adaptação de livros da Editora Língua Geral. Confira.

E para quem pensa que acabou, ainda tem mais. A coordenação do Fórum não se esqueceu das crianças. Em Ouro Preto, elas terão um espaço privilegiado com a programação paralela do Fórum das Letrinhas. É Ignácio de Loyola Brandão quem abre as atividades no primeiro dia, lançando o seu O menino que vendia palavras. Em seguida, haverá contação de histórias do livro Bichos, bichinhos e bichões, da autora e precursora educacional Maria Magdalena Lana Gastelois que, aliás, deverá lançar seus livros por lá. Vale muito a pena tê-los todos, seja o leitor criança ou não. Agarrem os seus porque eu já tenho os meus.

O Fórum das Letrinhas ainda terá apresença da autora e ilustradora Ângela Lago, Marina Colasanti e Tony Bellotto, dentre outros.

É programa cultural de boa qualidade e para todos os gostos e idades. Portanto, mexam-se! Saiam da frente da tevê e do computador e aproveitem o feriado. Levantem-se da cadeira, façam as malas, encham o tanque da Belina 86 e tragam as crianças e os avós para deitarem e rolarem nas ladeiras da cidade histórica, em meio a livros e outras manifestações híbridas.

Nos vemos lá.

Inté.

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Postado por Pilar Fazito
28/10/2007 às 12h59

 
Palavra na Tela – Crítica

Julio Daio Borges, Sérgio Rodrigues, Paulo Polzonoff Jr. e Jonas Lopes em foto de Tais Laporta

A crítica literária, no Brasil, está em cima do muro. Não elogia, nem escracha. E não toma a dianteira sobre o mercado editorial. Convictos desta carência de valoração (na imprensa tradicional, pelo menos), os jornalistas Sérgio Rodrigues, Paulo Polzonoff e Jonas Lopes, íntimos do meio, reuniram-se na Casa Mário de Andrade, para a discussão que fecha a série A Palavra na Tela: Jornalismo, Literatura e Crítica depois da Internet, a convite de Julio Daio Borges, pelo Digestivo Cultural.

Com a internet, a própria definição de "crítica" ficou diluída. Os três convidados, já militantes da Rede, descartaram mitos e trouxeram novas questões: o que é crítica, enfim? É necessário diferenciá-la da resenha, do ensaio? O "achismo" típico do texto opinativo, que menospreza argumentos objetivos, é válido na era virtual? Ou ainda importa a técnica, a profissionalização, o embasamento cultural? A crítica na internet toma o lugar da imprensa convencional?

Ouça o áudio do encontro e confira, abaixo, as principais questões levantadas pelos profissionais na última noite da série - encerrada com quatro encontros; quatro temas distintos (interligados pela Web); doze participantes; e um saldo de informações que repercutiu na blogosfera e aqui mesmo, no Digestivo.

Os três jornalistas
Egresso do Jornal do Brasil, ex-colunista do NoMínimo e editor do Todoprosa, Sérgio Rodrigues não se considera "interneteiro". Apenas um "jornalista que usa a internet". Cobriu das editorias de esportes a cidades - até chegar à cultural. Até se tornar um jornalista autoral, sempre fez críticas literárias, esporadicamente. Também é escritor, autor de O homem que matou o escritor (Objetiva, 2000), What língua is esta? (Ediouro, 2005) e As sementes de Flowerville (Objetiva, 2006) - que comenta em entrevista ao Digestivo. Paulo Polzonoff, por sua vez, começou a escrever em jornal e logo entrou na internet. Embora publique resenhas em seu site, não se considera um crítico. "Sou um bom leitor, gosto de dividir o que leio", define-se. Em entrevista ao Digestivo, Polzonoff conta sua trajetória. Jonas Lopes também nunca se considerou um blogueiro, embora, desde a faculdade, já treinasse na blogosfera. Para escrever com segurança sobre literatura, leu por dois anos. Os resultados vieram: Bravo!, Digestivo Cultural, Rascunho. Lopes não toma partido do meio impresso ou do virtual, mas confessa que deixou de subestimar a Rede ao conhecê-la melhor.

Processo crítico
O olhar do crítico ao ler um livro: Polzonoff assume que, se escreve, lê de forma diferente. E não perde tempo com livros que não lhe interessam. Rodrigues concorda. Lê o que gosta, até porque é impossível consumir tantos títulos. "Gosto de convencer os outros sobre a minha opinião", conta. O ex-colunista do NoMínimo, no entanto, também não se considera um crítico. Ele separa a crítica aprofundada (próxima ao ensaio) da resenha, feita pela maioria. "Não tenho problema com a palavra resenha. É esta que gosto de fazer".

Escritores medíocres
Aos estreantes que não lhe agradam, Rodrigues dedica o silêncio. "Se ninguém diz que o cara é bom, para que dizer que é ruim?". Para o jornalista, é o feedback mais justo. "Não há nada pior para um escritor do que ser ignorado pela imprensa", acredita.

Crítica neutra
Rodrigues assegura que, além de o brasileiro ser mal orientado na escolha de livros, o debate literário é muito fraco por aqui. Enquanto na internet impera uma guerra de egos - como lastima Polzonoff - no meio impresso é o contrário, segundo Rodrigues. "A imprensa está anódina. Todos os livros são 'mais ou menos' bons", queixa-se.

Rascunho e Bravo!
Polzonoff reconhece que escrevia para o Rascunho já pautado a criticar. "Era irresponsável", diz. Lopes, contudo, acha que essa irresponsabilidade tinha uma função. Ainda assim, acredita, ao tomar uma postura mais comportada, o Rascunho sobrevive sem levantar polêmicas, mas também não traz grandes questões. Já a Bravo!, segundo seu colaborador, se compromete a ser um guia, e, portanto, rejeita uma postura crítica. "Por isso é Bravo!, e não 'Vaia'", brinca Lopes. E acrescenta: quem escreve para a revista tem o leitor como mais leigo possível. Não pode abrir mão de explicações enciclopédicas, por mais óbvias que pareçam.

Rabo entre as pernas
Para Rodrigues, a imprensa não se posiciona porque é insegura. "O papel dela é dar perspectivas, ao contrário do que se vê", considera. O que, de fato, interessa (se o autor é bom ou ruim) não aparece na crítica. Na visão de Polzonoff, contudo, não é fácil assumir uma posição contundente. Corre-se o risco de sofrer sérias retaliações. "Essa responsabilidade tem um preço", desanima. Preço que, segundo ele, é alto demais.

Escritores que resenham?
Em sites como o Paralelos, é comum que autores resenhem autores. Lopes lembra que, em uma edição da EntreLivros, Daniel Galera recomendou um ex-sócio como leitura. "É apadrinhamento. Não há como dar credibilidade". Já Rodrigues - sempre ponderando as opiniões - não vê a prática com maus olhos. "Só estão ocupando um vácuo deixado pela imprensa tradicional", acredita. Mas na visão de Lopes, escritor é escritor e crítico é crítico. "Não se pode misturar os papéis", opina.

Função da FLIP
A Festa Literária de Parati teria criado um mercado inexistente - uma vitrine ao escritor - em detrimento da obra? Polzonoff acha que sim: a literatura tem seu lado pop no mundo todo. O jornalista cita o escritor JT LeRoy, cujo sucesso foi criado em cima de suas falsas memórias - abusos sexuais, drogas. De volta à FLIP, Rodrigues acrescenta que é saudável à literatura, ainda que o público freqüente as palestras para pegar autógrafos, e não para comprar o livro do autor.

Subsídios
Grupos como o Movimento Literatura Urgente querem a criação de políticas públicas para a literatura. Subsídios nessa área, na visão de Lopes, não são prioritários. "É uma arte que ocupa um espaço muito pequeno na vida das pessoas", acredita. Por outro lado, Rodrigues acha defensável que pequenos grupos, como uma companhia de dança, sejam beneficiados pelo Estado - em favor da diversidade cultural. Mas considera que a literatura não se encaixa neste caso. "Ela deve se auto-sustentar, senão, que morra".

Amores Expressos
Foi forte a polêmica em torno dos incentivos estatais que levaram 16 escritores a 16 cidades do mundo, de onde devem sair livros sobre o amor. Sobre escrever por encomenda, Rodrigues acredita que pode funcionar, embora considere um risco. "Provavelmente, os melhores livros do mundo não foram feitos dessa forma", reflete.

Crítica na internet
Espaço ilimitado e links são vantagens inexistentes nos textos impressos. É o que defende Lopes, apesar de enumerar, também, os contras do meio virtual. "Não existe um editor para te cobrar o tempo todo. E ainda há muito conteúdo disperso, sem um filtro crítico", acredita. Além disso, o jornalista defende que, apesar das deficiências da imprensa, as opiniões formadas ainda estão ali. O próprio Digestivo reproduz Daniel Piza, Sérgio Augusto, Luís Antônio Giron - nomes fortes do papel. "Os bons não vão querer escrever de graça na internet. E pouco se investe nessa parte, exceto pelos blogs da Folha e do Estadão, onde há uma estrutura por trás".

"A internet vai salvar a literatura"
É no que acredita Rodrigues, para quem o meio virtual tem condições de ocupar espaços onde a imprensa jamais esteve, mesmo no seu ápice. "O Long Tail é a melhor notícia para a literatura nos últimos 100 anos", acredita. No esquema tradicional, seria impossível uma troca tão grande de informações. "Acho que a tendência é a internet se profissionalizar em detrimento do 'dandismo', uma questão de amadurecimento". Já Polzonoff não é tão otimista. Acredita que o fluxo de informações deixa a desejar em relação aos estrangeiros e tem a impressão de que as pessoas lêem sempre as mesmas coisas na internet. "Talvez estejam se formando como leitores", cogita.

Amadorismo
Na velha imprensa, poucos escreviam como se escreve, hoje, na Rede. Como ficam, então, os critérios para uma boa crítica? O amadorismo é preocupante? Lopes questiona a existência da própria crítica profissional. "Seria muito chato ler resenhas só de profissionais", diz. E complementa que, se os que se julgam mais gabaritados soubessem tanto quanto afirmam, não escreveriam textos tão ilegíveis. Rodrigues concorda que os amadores devem botar lenha na fogueira. Funcionaria como uma seleção natural. "Quem se destacar, ficará menos amador", defende.

Bagagem cultural
Adiante, Marconi Leal, presente no debate, lamentou a falta de embasamento da crítica brasileira. Careceria de base cultural para criticar, segundo ele. Mas, para Rodrigues, as deficiências da crítica e a literatura se eqüivalem. "Livros são feitos em cima de livros, cada vez mais pobres e vazios", cutuca, especialmente os repletos de maneirismos, sempre com falsas novidades. Sentado à frente de um retrato com os protagonistas da Semana de Arte Moderna, o jornalista responsabiliza a "herança do modernismo" por esse vazio literário.

Ficção versus não-ficção
Para que um livro de ficção "aconteça" no Brasil, é preciso que seu autor seja uma celebridade ou, pelo menos, esteja envolvido em algum escândalo de peso, como comenta Rodrigues. Motivo disso, segundo Polzonoff, é a iniciação deficiente do brasileiro. "As pessoas têm trauma da literatura na escola". Talvez, daí, venha a crescente preferência por histórias reais. "Soube, por uma agente literária, que, na última Feira de Frankfurt, só queriam comprar memórias, autobiografias ou romances inspirados em histórias reais", lamenta o editor do Todoprosa, para quem é ingenuidade preferir o gênero à literatura. "Ficção não é o falso. E a não-ficção não é mais edificante só por ser real", considera. Lopes resume em outras palavras. "Resistir para que a literatura não expresse a realidade é um erro. Ela pode exprimir o real sem ser realista".

Jornalismo literário
Lopes aprecia os autores de romances de não-ficção (John Hersey, Truman Capote), mas não gosta de misturar o gênero com o jornalismo convencional. Já Rodrigues sente que as pessoas encaram o jornalismo literário como um recurso para espetacularizar o texto. "Não é por aí. Um texto pode ser seco e bom", comenta, certo de que florear o jornalismo não é uma contribuição à literatura. Lembra, também, que figuras de estilo como a elipse não podem existir no jornalismo, embora sejam um recurso freqüente na literatura.

Literatura brasileira no exterior
"A presença de nossos autores no exterior é muito fraca", lembra Rodrigues. Cita Machado de Assis como um nome importante, mas ainda desconhecido. Leituras daqui se restringem a Paulo Coelho, que embora um nome forte, não tem conexão com a produção brasileira. "É um self made man, mas pertence a um filão popular, sem qualidade, do time de Richard Bach e outros", conclui.

Para ir além
"A Palavra na Tela"

[2 Comentário(s)]

Postado por Tais Laporta
27/10/2007 às 14h51

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