Ultimamente, tenho observado quão grande é a blogosfera, e o potencial que ela oferece. Nos meus tempos de adolescente, em que construía inúmeros blogs, isso tudo passava despercebido.
Talvez pela minha ânsia em encontrar respostas para minhas próprias indagações, fazia do blog uma verdadeira terapia de auto-análise. Isso foi bom para aquele tempo, confesso que me surpreendi com o resultado positivo. Auto-crítica sempre é necessário, seja em que quesito for. E o blog, naquele tempo, me ajudou a olhar pra trás e observar (confesso que às vezes [de maneira] um tanto hostil) o quanto eu aprendi e amadureci.
Mas este não é o fato: o fato agora é que as coisas mudaram. Foi-se o tempo em que os blogs pessoais faziam sucesso. Exceto quando se é alguém famoso ou se está na mídia, um blog pessoal fazer sucesso é uma estimativapossibilidade praticamente remota. Entenda-se por "blogs pessoais" aqueles destinados a mostrar o dia-a-dia de seus autores, em forma de diário.
Os leitores estão cada vez mais exigentes quanto ao conteúdo dos blogsos quaisque freqüentam, interageminteragindo junto com o autor. Aliás, esta é a grande diferença entre um post e uma notícia jornalística: a notícia se atém apenas aos fatos; o blog mostra a opinião.(...)