Hoje me parece que a mídia só serve para divulgar os filmes. Um mês antes deste ou daquele blockbuster estrear, os jornais e revistas começam a falar dele, como se fosse a última maravilha do cinema. É um massacre de divulgação - até eu, que tenho mais o que fazer, sou obrigado a tomar conhecimento. Aí o filme estréia - em 5.000 cinemas ao mesmo tempo no mundo - e, no dia seguinte, quando se descobre que ele não é essas coisas, já é tarde demais, porque a promoção maciça já o vendeu para milhões. Dois meses depois, esse mesmo filme sai mediocremente em DVD e nenhum crítico lhe dá bola. No passado, os estúdios já faziam esse trabalho de fornecer material antecipado aos jornais e revistas, mas nenhum filme estreava ao mesmo tempo em todas as cidades do mundo. Os filmes levavam pelo menos um ano para chegar ao Brasil e, quando isto acontecia, os críticos já estavam mais do que avisados sobre as verdadeiras qualidades (ou defeitos) dele.
Existem 2 tipos de filmes em exibições, aqueles dos circuitos "shopcenters" e os "escondidos" nas salas, estações e cinemas especiais.
Os filmes de circuitos são realmente amplamente divulgados e a massa vai assistir, paga 16 + 20 de coca-cola e pipocas. Mastigam o filme inteiro e o cérebro fica desoxigenado. Nada acrescentou. Ficções, efeitos especiais, carros voando, tiros, mortes e socos. No final eles aplaudem!!
Prefiro assistir filmes de baixo custo mas que de alguma forma trouxe um pouco mais de informação para mim.
Abraços,
Ivo Samel
A afirmação de Ruy Castro está correta. Existem sites que são pródigos em bombardear-nos com produtos de cultura pop, como se a genialidade fosse reabilitada de tempos em tempos. Mera peça de propaganda dos estúdios. O nobre colega Ivo Samel, porém, não atentou que mesmo entre os blockbusters possa haver bons filmes, como o circuito alternativo apresenta, vez ou outra, chatices inúteis. Mas em um aspecto eu invoco uma concordância: em circuitos de shoppings há tendência de haver uma parte do público mal educada. Condição menos provável nas salas especiais.