BLOG
>>> Posts
Terça-feira,
3/4/2007
O riso em destaque – e debate
+ de 4400 Acessos
O grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões confirma a vocação de sua casa, o Espaço Parlapatões, e não deixa dúvida de que ali o riso é levado a sério. Uma intensa programação visa discutir o humor para romper preconceitos para com o gênero e refletir sobre o sentido da comédia.
No ano passado já aconteceu a série de debates "Encontros Caldo de Humor!", que reuniu nomes como Luiz Fuganti, Guto Lacaz, Laerte e palhaços históricos como Picolino e Xuxu. A Biblioteca do Riso, com mais de 300 volumes, deve ser aberta ao público em breve no novo espaço.
Em março ocorreu o "I Festival de Cenas Cômicas", reunindo 27 cenas (de 56 inscritas), inspirado em uma mostra similar feita pelo Grupo Galpão, em Belo Horizonte, há alguns anos. Além de premiar e dar visibilidade aos grupos, o festival permitiu que o público assistisse a um verdadeiro panorama de diferentes linguagens - do circo a um humor psicológico, corrosivo. "Eram 27 trabalhos bem diferentes em si, o que é importante para mostrar que comicidade não é linguagem", diz o ator e diretor Hugo Possolo, coordenador geral do projeto.
Possolo também se disse surpreso com a mistura de grupos novatos com outros que já têm estrada. "Isso proporcionou um encontro muito bom, o que era um dos objetivos principais do festival." O júri era formado por Alessandro Azevedo, Alexandre Mate, Angela Dip e Sérgio Roveri. O total de prêmios foi de R$ 2.100 (angariados via Lei do Fomento), divididos entre quatro categorias. Da final, no dia 25, saíram premiados:
1º lugar - Pelo Cano, com o Jogando no Quintal
2º lugar - As Gêmeas, com a Cia. Dasduas (que também arrebatou o Prêmio Júri Popular)
3º lugar - É Nóis na Xita!, com a Na Makaca
Outro projeto em andamento é a série de leituras e debates "Avesso da Comédia / Comédia do Avesso", que acontece quinzenalmente às segundas-feiras (a próxima é dia 9/04). Dez dramaturgos, como Aimar Labaki, Mario Viana, Juca de Oliveira e Naum Alves de Souza foram convocados a escrever pequenas peças. A leitura dramática serve de pretexto para a discussão sobre os sentidos do humor.
E não pára por aí: hoje, às 20h30, começa a "Palhaçada Geral", com uma "abertura quase solene", homenageando palhaços históricos como Picolino e Pururuca. A mostra vai até sábado e traz montagens, shows, homenagens e debates. É um grande encontro de palhaços, que pretende tanto reverenciar os mestres do passado como refletir sobre os avanços do humor. Entre as atrações, a palhaça carioca Ana Luísa Cardoso com o espetáculo Margarita Vai à Luta, o grupo Jogando no Quintal e a Cia. La Mínima. Promessa de boas risadas (e boas discussões).
Para ir além
Espaço Parlapatões - Praça Roosevelt, 158 - Tel. (11) 3258-4449 - Centro.
Postado por Guilherme Conte
Em
3/4/2007 às 17h31
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|