|
BLOG
>>> Posts
Sexta-feira,
24/8/2007
13 musas da literatura
+ de 7800 Acessos
+ 1 Comentário(s)
A Sofia (1), de Quincas Borba; porque Machado nos ensina a olhar os braços.
Diadorim (2) - porque ela é a nossa Molly Bloom (3). (E o Grande Sertão, o nosso monólogo.)
Aurélia (4), de Senhora, de José de Alencar; porque, ajoelhando (e implorando por amor), ela me fez chorar.
As mulheres do detetive Mandrake (5), do Rubem Fonseca. (Qualquer uma, porque ele tem bom gosto.)
A Escrava Branca (6), do Daniel Galera. Pela originalidade da idéia; e porque ela lê Tchekhov...
Madame Chauchat (7), a russa que falava francês, na Montanha Mágica, de Mann.
Ana Karenina (8) - que Paulo Francis tresleu; porque ela é a verdadeira Madame Bovary (9).
A musa dos Irmãos Karamasov (10); porque só pode ser uma mulher extraordinária.
Lou Andreas-Salomé (11), com quem Nietzsche quis se casar, e que foi amiga de Freud.
Todas as mulheres de Nélson Rodrigues (12), é óbvio.
A amada de Jules et Jim (livro de Henri-Pierre Roché) (13) - que, no cinema, gerou todas as mulheres do Truffaut.
(Dando continuidade ao meme do Polzonoff, cujos comentários são os mais literários dos últimos tempos...)
Postado por Julio Daio Borges
Em
24/8/2007 às 16h14
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
A biblioteca do Umberto Eco de Julio Daio Borges
02.
Experiência e reflexão de Julio Daio Borges
03.
Preciso de todos de Julio Daio Borges
04.
6 de Setembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
05.
Financiando projetos criativos de Yuri Vieira
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
| 1/10/2007 | | | 09h12min | | | Senti falta de Capitu e Madame Bovary!
| | [Leia outros Comentários de Rodolfo] |
*
o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar
Comentários que se utilizem de linguagem chula,
difamatória ou ilegal;
** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação
ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente
descartadas;
*** tampouco serão admitidos os
10 tipos de Comentador de Forum.
|
|
|
|