BLOG
>>> Posts
Segunda-feira,
15/10/2007
Primeiro e único?
+ de 1400 Acessos
Hoje, como tive um compromisso no centro da cidade, aproveitei para esticar as pernas e dar uma boa caminhada. Adoro fazer isso, descer a Augusta, olhando o movimento. E aproveito para pensar nos meus assuntos.
Com a anunciada mudança de ares na minha vida, com a publicação do meu primeiro livro e com minha vontade de me asilar permanentemente na avenidas das correntes, fico pensando se Acaricia meu Sonho (o nome do meu romance, para quem não sabe) será meu primeiro e único livro.
Os poucos que me conhecem sabem minha opinião sobre os problemas gerais do mercado editorial e da literatura brasileira: temos problemas e graves. Não vou entrar em detalhes, mas acho que existe uma base, um pano de fundo para sermos tão ignorados: a língua portuguesa.
Somos, na prática, o único país do mundo em que se fala efetivamente português (podem xingar mas é verdade). Uma língua que vai perdendo sua importância no mundo, se é que já teve. E que impede que nossa literatura seja universalmente conhecida. Essa é a triste realidade. E essa situação influencia nossa literatura, muito voltada "para dentro", se é que alguém me entende.
Por isso, minha sensação é que, mais do que mudar de país, vou mudar de pátria (pensando que as pátrias são a línguas), porque me parece a forma de romper com o auto-isolamento que as condições e nossas decisões nos impõem. Não estarei sozinho, Cioran e Conrad já fizeram isso.
Quem sabe meu próximo livro não terá que ser traduzido?
O mesmo Barbão, que você conhece daqui (porque o Polzonoff, também, está escrevendo em inglês...)
Postado por Julio Daio Borges
Em
15/10/2007 à 00h58
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Think Different, por Jobs de Julio Daio Borges
02.
22 de Novembro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
03.
Aprendendo com a crise de Julio Daio Borges
04.
O Pai dos burros de Rafael Rodrigues
05.
Rodrigo de Souza Leão de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|