| Mais Recentes >>> Livro Pride And Prejudice de Jane Austen pela Harper (2009) >>> Livro Como Trabalhar Nossos Problemas de Miguel Lucas pela Editora (1995) >>> Box Conecte Live Matemática 1 de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo, Nilze de Almeida pela Saraiva (2018) >>> Livro Ensaios 104 A Tentação Do Ambíguo de João a Frayze Pereira pela Atica (1984) >>> Livro A Chave Do Tamanho de Monteiro Lobato pela Globo (2008) >>> Livro Gossip Girl Não Me Esqueça Volume 11 de Cecily Von Ziegesar pela Galera Record (2008) >>> Livro Herança Genética Da Personalidade de Almeida pela Do Autor >>> Livro Peça E Será Atendido de Esther Hicks, Jerry Hicks pela Sextante (2016) >>> E Agora? Meu Irmão Não Está Querendo Nada - coleção vertentes de Luiz Antonio Aguiar pela Quinteto Editorial (1997) >>> Gestão De Produto Para Leigos de Brian Lawley pela Al (2019) >>> Como se Realiza a Aprendizagem 1ª edição. de Robert M Gagné pela Livros Técnicos e Científicos (1974) >>> Mitologia Grega Volume 1 de Junito De Souza Brandão pela Vozes (1997) >>> Meditação Em Ação Para Crianças: Como Ajudar Seu Filho A Lidar Com O Estresse E A Ser Mais Feliz, Gentil E Compassivo de Susan Kaiser Greenland pela Lucida Letra (2018) >>> As Drogas e Suas Consequências: enfoques médico-psiquiátrico, biomédico, pedagógico e espírita de Celso Martins; Pastana; Formiga; Andrade; Silveira pela Fonte Viva (1995) >>> Uma Prova Do Ceu - Proof Of Heaven de Eben Alexander Iii pela Sextante (2013) >>> O Karaíba de Daniel Munduruku pela Melhoramentos (2018) >>> Poesia Fora Da Estante de Vera Aguiar, Simone Assumpção e Sissa Jacoby pela Projeto (2000) >>> Sonho Grande de Cristiane Correa pela Sextante (2013) >>> Nada A Perder de Edir Macedo pela Planeta Do Brasil (2014) >>> A Garota Do Lago de Charlie Donlea pela Faro (2017) >>> Tudo Depende De Como Você Vê As Coisas de Norton Juster pela Companhia Das Letras (1999) >>> Branca De Neve de Vários Autores pela Ciranda Cultural (2011) >>> Amiga Lata, Amigo Rio de Thiago Cascabulho pela Caraminholas (2017) >>> Querido Mundo, Como Vai Voce? de Toby Little pela Fontanar (2017) >>> O Menino Da Cidade de Sonia Meirelles A. Coutinho pela Rettec (2013)
|
|
BLOG
>>> Posts
Segunda-feira,
21/7/2008
Oficina de conto na AIC
+ de 6800 Acessos
As oficinas de conto com Marcelino Freire no curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema poderiam ser comparadas a uma tarde no cabeleireiro: cortar, cortar e cortar. Ok, clichê demais essa comparação: simplesmente corte. "Simplesmente" também não é bom usar... Corte e ponto final! Os textos, depois de passarem por sua caneta, voltavam para os autores bem mais leves e enxutos. As aulas eram verdadeiras caças aos elementos que comprometem a leitura, como advérbios que terminam em "mente", lugares-comuns, redundâncias, palavras "enfeitadas" (sofisticadas), obviedades, entre outros.
Mas sua interferência foi além da linguagem. Marcelino também opinou nos enredos das histórias, despertando nos alunos uma fissura em revelar um final ou um segredo surpreendente no conto. Isso porque o primeiro exercício que deu foi o personagem secreto: distribuiu papeizinhos para cada um, contendo o nome de alguma personalidade histórica ou famosa. O desafio era escrever um microconto (50 letras) sobre o nome sorteado, sem que se revelasse diretamente a identidade do personagem. Depois, tivemos que fazer um miniconto (30 linhas) com um tema secreto, que foi bem variado para cada um, entre eles pedofilia, bissexualidade, suicídio, terremoto e mal de Alzheimer.
O objetivo era treinar nossa capacidade de escrever uma história com "sombras", ou seja, envolta de mistério e metáforas e que, com a revelação do tema (que pode estar no título ou em uma forte referência no final), o texto ganhe mais força. "É o que não está escrito, é o que se revela depois. Um conto se conta mais pelo que não está escrito", diz o escritor. E também deixou bem claro que miniconto, apesar de ter ambigüidades e humor, não é piada ou trocadilho. "Um grande conto pode ter duas linhas, contanto que o autor consiga elaborar uma narrativa que instaure algum tipo de conflito", explica Marcelino que, com base nesse princípio, organizou o livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século.
O segundo exercício foi um desafio para os mais tímidos: conto erótico. Foi interessante observar as diferentes abordagens de cada aluno em torno de um mesmo tema (sexo) e ver quantas possibilidades existem para tratar do mesmo assunto. Uns mais escrachados, diretos, outros mais delicados, românticos, poéticos. O último exercício foi uma reconstrução da música "Construção", de Chico Buarque. Tínhamos que escrever a mesma história sob outro ponto de vista. Daí saíram poemas, contos e até piadas.
Diversos alertas foram feitos ao longo da oficina, como dar mais atenção à primeira frase de um conto, afinal, o leitor pode nem prosseguir com a leitura do texto depois de uma frase sem impacto no início. Outro elemento lingüístico que se deve atentar, segundo Marcelino, é o adjetivo. Um exemplo ruim dado por ele é escrever "o homem triste". "Assim, você não precisa criar um ambiente triste, o adjetivo te facilita a vida e ajuda a empobrecer o texto", opina. E uma dica para fugir dos clichês: tentar lembrar de coisas inusitadas para compor uma lembrança, um ambiente. "Me joguem estranhezas. Sem beijo no pescoço, rosas: couve-flor!", brinca.
Mas um dos problemas mais recorrentes nos textos era a burocracia ― ou excesso de explicação. Ao falar de um sentimento, por exemplo, se repetia a mesma sensação descrita com outras palavras, o que engessa o texto, segundo Marcelino. "Tento trazer a voz legítima de vocês. Tem casos em que não reconheço a pessoa no texto. O escrito parece fazer apenas parte de um sistema literário que se estabeleceu como 'o certo', 'o bonito'", interpreta. Dessa forma, nos incentivou a praticar o princípio básico da escrita: a releitura. "O que eu quero dizer com o texto? 'Ah eu escrevi só pra mim e acabou'? Então é isso e acabou. Agora, se você quer dizer alguma coisa, releia para encontrar o sentido", recomenda.
Para ir além
Criação Literária na Academia Internacional de Cinema
Nota do Editor
Leia também "Pequena poética do miniconto" e "Monterroso e a microliteratura".
Postado por Débora Costa e Silva
Em
21/7/2008 às 20h29
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|
|