Cinema em Atibaia (V) | Digestivo Cultural

busca | avançada
66948 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Obra Social Santa Edwiges e CAT Móvel
>>> As mentiras que contam para você: um convite à reflexão sobre a autoilusão
>>> Iniciativa de Mila Nascimento, clubes literários promovem debate sobre violência doméstica
>>> EBS e Compactor Store promovem oficina de customização de shapes de skate no Shopping Vila Olímpia
>>> Ribeirão Preto recebe o BRAVI.LAB: um encontro de oportunidades no audiovisual
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A vida mais ou menos
>>> Tirando o Cavalinho da Chuva
>>> Um autor novo
>>> Uma questão de ética editorial
>>> Link para todo o resto
>>> Tudo o que os homens não entendem, Dr. Herb Golberg
>>> Quinteto em forma de choros
>>> Fragilidade, teu nome é ser humano!
>>> A Grande Ilusão, com Sean Penn
>>> A derrota do Brasil e as arbitragens na Copa
Mais Recentes
>>> Curso de Álgebra Volume 2 de Sinésio de Farias pela Globo (1694)
>>> Broken Branches: Has the Church Replaced Israel? de Zola Levitt pela Zola Levitt Ministries (1995)
>>> A Canção dos Loureiros de Édouard Dujardin pela Globo (1989)
>>> I Sacramenti Segni del Mistero Di Cristo 1ª Parte de Salvatore Marsili Osb pela Roma (1980)
>>> Grandes Expedições Científicas do Século XX de Charles E. Key pela Companhia Nacional (1963)
>>> Destined For the Throne de Paul E. Billheimer pela Clc (1975)
>>> Pequena Escola De Oração: Sobre A Vida E As Práticas Espirituais de Anselm Grün pela Editora Vozes (2019)
>>> Joseph Haydn o Camponesinho Alegre de Opal Wheeler e Sybil Deucher pela Melhoramentos
>>> Psicologia do Emagrecimento de Maria Marta Ferreira / Marcos Meier pela Revinter (2004)
>>> Livro Corte Ioli Atualizado de Iolanda Resende Noli pela Ioli (1984)
>>> Saddam the Secret Life de Con Coughlin pela Pan Books (2002)
>>> Cultura y Literatura de Antonio Gramsci pela Península (1977)
>>> Carlos Gomes Nhô Tonico de Campinas de Guiomar R. Rinaldi pela Melhoramentos
>>> O Homem Mais Inteligente da História de Augusto Cury pela Sextante (2016)
>>> Revista Víbora 2 de Literatura Loja de Livros pela Offset (1981)
>>> Fai Bei Sogni de Massimo Gramellini pela Longanesi (2013)
>>> Rondonia - Terceira Edição de E. Roquette-pinto pela Companhia Nacional (1935)
>>> O Ensino da Linguagem Escrita de Myriam Nemirovsky pela Artmed (2002)
>>> Matemática para o Ensino Médio - Volume Único de Marcondes - Gentil - Sérgio pela Ática (1998)
>>> Haendel na Côrte de Reis de Opal Wheeler pela Melhoramentos
>>> Livro Coleção A Obra Prima De Cada Autor Dos Deveres de Cicero; Marins pela Martin Claret (2007)
>>> O Conselho dos Ratos Fábula de La Fontaine de Sérgio Caparelli pela Kuarup (1993)
>>> The Cross & Sanctification 50th Anniversary de T. A. Hegre pela Bethany House (1995)
>>> Le Invasioni Barbariche de Claudio Azzara pela Il Mulino (2003)
>>> Leituras Críticas Sobre Boris Fausto de Ângela de Castro Gomes pela Ufmg (2008)
BLOG >>> Posts

Terça-feira, 17/1/2006
Cinema em Atibaia (V)
+ de 3700 Acessos

Pernambuco dominou a premiação do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Na cerimônia de encerramento do evento, no último domingo, o estado nordestino ficou com quatro dos oito prêmios distribuídos por um júri formado pelo diretor Hermano Penna, pelas produtoras Eliane Bandeira e Ruth Albuquerque, pelo crítico Luiz Zanin Oricchio e pelo técnico Pedro Pablo Lazzarini. Outros dois foram para São Paulo, um para o Rio Grande do Sul e outro para Minas Gerais.

O grande vencedor do Troféu Sapuari foi Entre Paredes (PE), de Eric Laurence, premiado nas categorias de melhor filme em 35mm e melhor ator (Servílio de Holanda). Já na direção se sobressaiu o gaúcho Gustavo Spolidoro, com Início do Fim. Em 16mm, O Homem da Mata (PE), de Antônio de Souza Leão, ficou na frente, assim como a animação Bequadro, do mineiro Simon Pedro Brethé, na categoria de vídeo. Nany di Lima foi a melhor atriz pelo papel da senhora de meia-idade em Eu Te Darei o Céu (SP), e Curupira (SP) teve reconhecida a fotografia de Marcelo Durst. Houve ainda o Prêmio Especial do Júri para o documentário Mais um Domingo (PE), de Daniel de Barros.

Início do Fim
Início do Fim: melhor direção para Gustavo Spolidoro

No geral, o júri acertou mais do que errou. A disputa no formato 35mm estava entre A Hora do Galo, Da Janela do Meu Quarto, O Mundo é Uma Cabeça, Vinil Verde e o que acabou levando, Entre Paredes. É um filme excelente, que capta com categoria o crescente enlouquecimento de um homem rural tomado pelo ciúme e pela vontade louca de não "entregar" a mulher ao mundo. Há ressalvas sobre o exagero da montagem, que insiste em cortes rápidos para tentar transmitir o estado mental do protagonista (quando às vezes uma cena mais parada pode soar intensamente mais eficiente), mas ainda assim o diretor Laurence consegue resultado notável. O mesmo vale para Servílio de Holanda, prêmio de ator, perfeito na encarnação do bruto que, acima de qualquer outra coisa, apenas quer conservar perto dele aquilo que mais ama.

Gritante no resultado final em 35mm foi a não premiação do já mítico Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho. Seria algo perdoável para o júri, não fosse o troféu meio que inexplicável para Spolidoro pela direção de Início do Fim. Pode até ser que os jurados quiseram reconhecer o experimento de Spolidoro em colocar um homem parado às voltas com algo parecido com o fim do mundo, mas é difícil achar a produção melhor do que a ironia, o humor negro e o estilo todo particular e autoral do filme de Kleber Mendonça, fábula infantil de horror que assusta e diverte platéias por onde é exibida. Se Entre Paredes iria ficar com o prêmio principal, que a melhor direção fosse para Vinil Verde, fazendo justiça a dois dos trabalhos mais indispensáveis exibidos nesta categoria em Atibaia.

Ao menos em vídeo e 16mm, não havia muito para onde correr. No primeiro caso, Bequadros só disputava para valer com o incrível documentário Bitola Cabeça Super 8 - talvez ainda sobrasse "espaço" na briga para Entretecidas e Mais um Domingo, este que acabou pegando prêmio especial. Já no 16mm, era barbada disparada: não havia concorrente de peso para o delicioso O Homem da Mata, ode assumida à cultura popular e a uma figura do povo (o canavieiro José Borba) fundamental para o sucesso do projeto.

Eu te Darei o Céu
Eu te Darei o Céu: melhor atriz para Nany di Lima


Em quatro dias de exibições de curtas, longas e vídeos, o Festival de Atibaia teve público estimado em seis mil espectadores, com todas as sessões lotadas no Centro de Convenções (capacidade para 450 pessoas) e na Praça da Matriz (público passando de 300). Os ganhadores nas três categorias da Mostra Competitiva levaram, além do troféu, prêmios em dinheiro, aluguel de equipamentos e a oportunidade de exibirem seus trabalhos no Festival de Contis (França), parceiro do evento em Atibaia.

A pequena cidade de 120 mil habitantes e próxima a São Paulo termina seu primeiro festival de cinema com fôlego para uma nova edição em 2007, visto o interesse da população de dentro e fora do município e de vários veículos de comunicação. Se bem trabalhada, a proposta de ser vitrine para "o melhor dos melhores" curtas exibidos no Brasil no ano anterior tem potencial para ir longe.

Mais sobre o assunto, numa coluna em breve, aqui mesmo no Digestivo.

Para ir além

Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV


Postado por Marcelo Miranda
Em 17/1/2006 às 10h10

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Santaolalla em São Paulo de Fábio Scrivano


Mais Marcelo Miranda no Blog
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Cinema e Problema Social
Garcia Escudero
Aster



Livro Indústria, Trabalho e Cotidiano Brasil 1889-1930
Maria Auxiliadora Guzzo De Decca
Atual
(1991)



Com o Cerebro na Mao
Jose Teixeira Coelho Netto
Iluminuras
(2015)



Vilém Flusser
Gustavo Bernardo e Outros
Annablume
(2008)



Revista ÍmÃ
Paulo Leminski - Sandra Medeiros - Liberati
0000
(1986)



Oxford Student s Dictionary of english 486
Oxford Student s Dictionary of english
Oxford University Press
(2002)



Teias
Maria Tereza Maldonado
Lafonte
(2011)



Aica - Py 02 / 03 - Revista de Arte-Cultura - Aica- Paraguay
Vários Autores
Fondec
(2010)



Diante Do Nada
Oscar Niemeyer
Revan
(1999)



Terapia Intensiva Pediátrica - 2ª Edição
Toshio Matsumoto - Werther B. de C. - Mário R. H.
Atheneu
(1997)





busca | avançada
66948 visitas/dia
2,5 milhões/mês