BLOG
>>> Posts
Quinta-feira,
24/8/2006
Proprietários à moda antiga
+ de 1500 Acessos
A Estação de Teatro Russo Brasil 2006 tem primado por trazer bons espetáculos ao público brasileiro. Começou com um interessante Noite de Reis e um poderoso Boris Godunov, obras do talentoso diretor Declan Donellan.
Os paulistanos têm a chance de ver ainda hoje a terceira peça do ciclo, Proprietários à moda antiga, baseado em conto de Nikolai Gógol. É uma realização do Teatro de Arte de Moscou, dirigida pelo jovem Mindáugas Karbáuskis, apenas seu segundo trabalho como diretor.
Trata-se de um pequeno retrato da velha oligarquia tzarista e de sua relação com a passagem do tempo. A vida tranqüila de um casal idoso - Afanássi Ivánovitch e Pulkhêria Ivánovna - e seus criados, em uma pequena aldeia. Ela dedica-se exclusivamente a cuidar do marido, com todo o tipo de mimos. Comer é o passatempo preferido do casal.
Com a morte de Pulkhêria, os criados subvertem a ordem da casa e Afanássi passa a segundo plano, sendo gradativamente esquecido por eles. O tempo passa cruelmente no lar de Ivánovitch. Até que Pulkhêria volta para buscá-lo.
Uma peça de texto enxuto que tem sua beleza e força extraídas da precisão das imagens criadas por Karbáuskis. Humor e melancolia se alternam em uma sucessão de verdadeiros achados cênicos. As cenas de brincadeiras entre os criados e a do gato são comoventes de tanta graça.
Embora o ator Aleksandr Semtchev se destaque no papel de Afanássi, o elenco prima pela força de conjunto, sob competente direção. Também vale lembrar os belos figurinos de Svetlana Kalinina.
O próximo espetáculo da Estação é O Capote, também de Gógol, com o Teatro "Sovremênnik" e direção de Valéri Fókin. Dias 01 e 02 de setembro, no Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG; e de 05 a 07 de setembro no SESC Pinheiros, em São Paulo.
Fechando o ciclo vem a festejada K. I. do Crime, baseada no romance Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, com o Teatro de Jovens Espectadores de Moscou e direção de Kama Ginkas. Entre 23 e 25 de setembro no Cena Contemporânea, em Brasília, DF; de 29 de setembro a 1º de outubro no SESC Ipiranga, em São Paulo; e de 06 a 08 de outubro no Riocenacontemporânea, Rio de Janeiro, RJ.
Para ir além
Hoje, 24/08, 21h - SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana - Tel. (11) 6971-8900 - R$ 10.
Postado por Guilherme Conte
Em
24/8/2006 às 12h38
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
22 de Fevereiro #digestivo10anos de Julio Daio Borges
02.
Entrevista à revista Capitu de Julio Daio Borges
03.
A Bravo, o luxo e o lixo de Julio Daio Borges
04.
U2 3D de Diogo Salles
05.
artes, cultura e mundo da lua de Julio Daio Borges
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|
|
|