Só Xerêm, por Cris Aflalo | Fabio Silvestre Cardoso | Digestivo Cultural

busca | avançada
74965 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Hospital Geral do Grajaú recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
>>> Beto Marden estreia solo de teatro musical inspirado em Renato Russo
>>> Tendal da Lapa recebe show de lançamento de 'Tanto', de Laylah Arruda
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> Escritor resgata a história da Cultura Popular
>>> Arte Urbana ganha guia prático na Amazon
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Planeta de macacos
>>> As religiões do Rio e do Brasil
>>> A Esfinge do Rock
>>> Carona na Rede
>>> De cima da goiabeira
>>> Jimi Hendrix encontra o Deep Purple
>>> Internet & Ensino, de Júlio César Araújo
>>> Laymert politizando novas tecnologias
>>> Quem sabe eu ainda sou uma garotinha
>>> Gabeira sobre os protestos
Mais Recentes
>>> Todos os Nomes de José Saramago pela Companhia das Letras (1997)
>>> O Bandido De Um Mundo Vermelho de Carlos Heitor Cony, Anna Lee pela Galera Record (2013)
>>> Memorial do Convento de José Saramago pela Bertrand Brasil (1998)
>>> Todos os Nomes de José Saramago pela Planeta de Agostini (2003)
>>> Todos os Nomes de José Saramago pela Planeta de Agostini (2003)
>>> Sonhos. A Primeira Mediunidade de Márcio De Carvalho pela Best Seller (2006)
>>> Cabocla do Oriente - Os Mistérios da Cura de Cissa Neves pela Madras (2018)
>>> Harry Potter 7 Volumes de J. K. Rowling pela Rocco (2000)
>>> Harry Potter e a Ordem da Fênix de J. K. Rowling pela Rocco (2003)
>>> Harry Potter e o Enigma do Príncipe de J. K. Rowling pela Rocco (2005)
>>> O Tempo Da Memória de Norberto Bobbio pela Campus (1997)
>>> Harry Potter e as Relíquias da Morte de J. K. Rowling pela Rocco (2007)
>>> Harry Potter e as Relíquias da Morte de J. K. Rowling pela Rocco (2007)
>>> Harry Potter e as Relíquias da Morte de J. K. Rowling pela Rocco (2007)
>>> Operação Cavalo de Tróia 6 - Hermon de J. J. Benítez pela Mercuryo (2000)
>>> Antologia do Teatro Anarquista de Maria Thereza Vargas pela Martins Fontes (2009)
>>> O Cortiço de Aluísio Azevedo pela Atica (1996)
>>> A Roda da Vida de Elisabeth Kubler Ross pela Sextante (1998)
>>> Intervenções - uma Vida de Guerra e Paz de Kofi Annan pela Companhia das Letras (2013)
>>> Os Pilares da Terra Volume único de Ken Follett pela Rocco (2012)
>>> Xamã de Noah Gordon pela Rocco (1993)
>>> Manifesto Donnada na Terra do Nunca de Lobão pela Harper Collins Br (2013)
>>> Spotlight de The Boston Globe pela Autêntica (2016)
>>> Invencível de Laura Hillenbrand pela Objetiva2 (2014)
>>> 50 Anos a Mil de Lobão e Claudio Tognolli pela Nova Fronteira (2010)
COLUNAS

Terça-feira, 28/9/2004
Só Xerêm, por Cris Aflalo
Fabio Silvestre Cardoso
+ de 5600 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Em seu disco de estréia, Só Xerêm (Tratore, 2004), a cantora Cris Aflalo apresenta o espólio musical de seu avô, o compositor e multiartista Xerêm. Para quem não conhece, Xerêm foi um dos músicos e compositores mais profícuos que o Brasil já teve. Durante a era de ouro do rádio no País, ele era atração certa nas emissoras mais famosas e populares da época, como a Tupi, a Mayrink Veiga e a Rádio Nacional. Conforme conta a intérprete, o artista deixou para a posteridade, além de 45 discos 78 rpm gravados pela RCA Victor e pela Odeon, um vasto acervo de fitas, partituras, letras e memorabilia que compõem um rico panorama da cultura nacional, sem populismos, de 1930 a 1970. Esse rico material, contudo, estava até agora fora do alcance do público. Foi preciso que Cris Aflalo resgatasse este verdadeiro tesouro da música brasileira. Nesse caso, este trabalho está para além do resgate: é o redescobrimento de um artista que tem (ou deveria ter) um lugar cativo na evolução da música popular brasileira do século XX.

Cris Aflalo confessa que o principal motivo que a levou gravar o disco é o sentimento que Xerêm deixou em sua música. No programa Ensaio, da TV Cultura, a intérprete até se emocionou ao falar do assunto. A afirmação e a atitude, no entanto, não podem ofuscar os detalhes mais importantes do álbum: a música de Xerêm e a interpretação de Cris Aflalo. Juntos, são pontos que norteiam o ouvinte ao longo do álbum, que tem 13 canções. Nelas, Cris Aflalo é feliz em agrupar (e respeitar) as qualidades mais elementares de cada uma, de modo a produzir uma estrutura que não dá as costas à tradição regional tampouco sucumbe aos ritmos da moda - como o forró - pelos quais algumas músicas esbarram.

Um bom exemplo é a primeira faixa do disco, "Pisa no Pilão". Passado e presente estão misturados nesta releitura. De um lado, o xote, estilo que é muito comentado, mas pouco conhecido. De outro, a participação de Xerêm, direto de uma gravação aproveitada num sampler. O resultado, por incrível que pareça, é original. Em "Ainda me lembro", se a canção não é tão peculiar quanto a anterior, é justo dizer que o estilo é genuíno. Isso porque até mesmo as estrofes exalam sonoridade: "Ai, ai, ui, ui/ Me socorra quelemente/ Ai, ai, ui ui/ Já tô de cabeça quente."

Com efeito, a musicalidade das canções não se deve unicamente às performances dos instrumentistas. As letras de Xerêm possuem esse detalhe inato, como ocorre com "Obalalá". "Quero que te quero/ Peneirando esse baião/ Obalalá de pé no chão". O mesmo ocorre em "Soca Passoca", quando rima e ritmo fazem as vezes de um metrônomo: "Soca passoca/ A maneira do sertão/ Eu para cá, você para lá/ Na batida do pilão." No refrão seguinte, a impressão é que Cris Aflalo convida os ouvintes a participarem da dança: "Num passinho sensação/ Gingando assim/ Bate o pé/ Pisca pra mim/ Eu suspiro então, aí, aí... Na batida do pilão". Nota-se, ainda, a presença de instrumentos que concordam com o estilo das músicas. Assim, a presença de sanfona, triângulo e reco-reco, dando a impressão que cada detalhe foi minuciosamente trabalhado antes da gravação.

Em meio a alegria incensada pela dança e pela cultura popular, as canções mais introspectivas aparecem como um contraponto precioso, uma vez que há um "mito" de que, na música popular do nordeste, não há espaço para o lamento e para a reflexão. É o caso de "Só farta você": "Comprei toca e maracá/ Alfazema pra queimar/ E também é bom saber/ Quinté já tenho pensado/ No nome pra batizado/ Só farta você querê". A mesma melancolia encontra-se no "Lamento do sabiá", faixa que tem a participação de Hermeto Paschoal.

No (quase) choro "No automóvel não", a versatilidade de Xerêm é mais do que comprovada. Na melhor faixa do disco, Cris Aflalo também atinge o ponto mais alto de sua interpretação, possibilitando que o ouvinte "veja" o abrir e fechar de olhos, bem como todos os gestos da cantora. Cabe destacar, aqui, os violões (sete cordas e nylon) e a flauta transversal, tão bem executada por Simone Julian. A letra, por sua vez, é parte da rica tradição de humor que remonta um Rio de Janeiro, decerto ingênuo, pré-bossa nova, mas com suas peculiaridades: "Eu prometo um dia com você dar umas voltas/ Conhecer de perto a tal Barra da Tijuca/ Estrada do Leblon é uma coisa maluca/ Muita coisa eu prometo/ Mas no automóvel não".

De fato, essa ingenuidade permeia todas as letras de Xerêm, como se lê a seguir: "A giranda girou/ Giranda anda gira/ Gira anda girandou". A semelhança com um poema concreto é fascinante. No entanto, a rima simples pertence a um imaginário cujo significado é mais profundo que um mero jogo de palavras de estilo: "A giranda girou/ Vamos logo abandonar/ A tristeza maldita/ Pra ela não mais voltar".

Em certa medida, Só Xerêm possui uma inclinação ao folclore e ao regional, principalmente porque a obra musical do artista é um autêntico retrato cultural de uma época. Em seu álbum, Cris Aflalo consegue representar essa tendência não só porque possui elos afetivos com Xerêm, mas também porque realiza um trabalho musical, que inclui pesquisa e interpretação, com fidelidade absoluta aos diversos gêneros existentes. Nesse sentido, deve-se afirmar a qualidade do álbum de Cris Aflalo tanto pelo seu talento como musicista quanto pela sua notável homenagem à cultura brasileira.

Para ir além



Fabio Silvestre Cardoso
São Paulo, 28/9/2004

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A falta que Tom Wolfe fará de Rafael Lima
02. Diário da Guerra do Corpo de Vicente Escudero
03. Maníacos do bem de Ana Elisa Ribeiro
04. Adolescente lê, sim, senhor! de Ana Elisa Ribeiro
05. Sombras Persas (VI) de Arcano9


Mais Fabio Silvestre Cardoso
Mais Acessadas de Fabio Silvestre Cardoso em 2004
01. Desonra, por J.M. Coetzee - 21/12/2004
02. Eleições Americanas – fatos e versões - 9/11/2004
03. Cem anos de música do cinema - 8/6/2004
04. Teoria da Conspiração - 10/2/2004
05. Música instrumental brasileira - 12/10/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
4/4/2005
14h29min
Lindooo, isso mesmo, ela é encantadora, otima interprete, de uma voz delicada, suave, maravilhosa... Bom é isso, mto bem definido... sucesso a essa maravilhosa revelação!
[Leia outros Comentários de stella]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Química - Química Geral - 1
Carlos Alberto Mattoso Ciscato e Outros
Moderna
(2015)



Marilena Chaui Manifestações Ideológicas do Autoritarismo Brasileiro
Organizador André Rocha
Autentica
(2014)



Livro Infanto Juvenis Anjos e Abacates Coleção Fora do Palco
Eid Ribeiro
Dimensão
(2009)



Guia Místico do Tarô Ano 1 Nº 1
Ana Vasconcelos
Eclipse
(2007)



Melhor Que Sexo!
Luiz Cláudio Siqueira
Autografia
(2017)



Conecte Bio Volume Unico Primeira Parte
Sônia Lopessergio Rosso
Saraiva Didatico



Viver vale a pena
Lucília Junqueira de Almeida Prado
Moderna
(1987)



A Bola da Paixão
Ronald Claver
Formato
(1998)



Implantação de Indústrias
Valle Cyro Eyer
Livros Técnicos e Cientificos
(1975)



Gestão Eficaz. Sugestões Para a Renovação Paroquial
José Carlos Pereira
Paulus
(2014)





busca | avançada
74965 visitas/dia
1,9 milhão/mês