Dorival Caymmi, por Cláudio Nucci | Fabio Silvestre Cardoso | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Ribeirão Preto recebe a 2ª edição do Festival Planeta Urbano
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quixotes de Bukowski
>>> Cultura do remix
>>> Um Ano Feliz (!)
>>> História do Ganesha
>>> Reinventando clássicos
>>> No reino de Kapilavastu
>>> Menos que um, novo romance de Patrícia Melo
>>> Dois dedos a menos
>>> Cinema futuro: projeções
>>> Princípio ativo
Mais Recentes
>>> Histórias À Brasileira: A Moura Torta E Outras 1 de Ana Maria Machado pela Companhia Das Letrinhas (2015)
>>> Psb - O Socialismo Pragmático de Luiz Dário da Silva pela Ecco (1992)
>>> De Carta Em Carta de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Mending Broken People: The Vision, The Lives, The Blessings: The Miracle Stories de Kay Kuzma pela Pacific Press Publishing Association (2005)
>>> Uma Igreja De Alto Impacto de Linus Morris pela Mundo Cristao (2003)
>>> Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Aleira pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Tibiriçá o boto de Ipanema de MarisaMokarzel pela Ftd (1988)
>>> O herdeiro de aranda de Julio Emílio Braz pela Saraiva (1997)
>>> Aos Trancos e Relâmpagos de Vilma Arêas pela Scipione (1988)
>>> O Quarto Poder de Paulo Henrique Amorim pela Hedra (2015)
>>> O Cortiço de Aluísio Azevedo pela Paulus (2005)
>>> Vidas Secas de Graciliano Ramos pela Record (2001)
>>> Critica Textual Do Novo Testamento de Wilson Paroschi pela Vida Nova (1993)
>>> Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis pela Scipione (2006)
>>> O caçador de Pipas de Khaled Hosseini pela Nova Fronteira (2003)
>>> Um gato entre os pombos de Agatha Chirstie pela Circulo do Livro
>>> Til de José de Alencar pela Escala
>>> O Homem Que Matou Getulio Vargas de Jô Soares pela Companhia das Letras (1998)
>>> Salmos 1 - 72, Introdução E Comentário de Derek Kidner pela Vida Nova (1980)
>>> Etica Pos Moderna (6º reimpressão) de Zygmunt Bauman pela Paulus (2013)
>>> Meninos Em Guerra - História De Amizade E Conflito Na África de Jerry Piasecki pela Ática (2011)
>>> Estudos Biblicos de Charles Gerber pela Ucb (1987)
>>> A Insustentável Leveza Do Ser (capa dura) de Milan Kundera pela Record/ Altaya (1983)
>>> Terramarear: Peripecias De Dois Turistas Culturais de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (2011)
>>> A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um de George R. R. Martin pela Leya (2010)
COLUNAS

Terça-feira, 26/10/2004
Dorival Caymmi, por Cláudio Nucci
Fabio Silvestre Cardoso
+ de 4500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Recentemente, dois dos principais estudiosos da música popular brasileira têm se voltado para a análise da canção. De um lado, o crítico musical José Ramos Tinhorão decreta o fim do gênero. Em entrevista a Pedro Alexandre Sanches, na Folha de S.Paulo, ele afirma que "hoje é tudo coletivo, com recursos eletro-eletrônicos". E ele continua: "Acabou essa canção que nasce contemporânea do individualismo burguês, feita para você cantar e outras pessoas ouvirem se sentindo representadas na letra". Na outra ponta, o professor da USP Luiz Tatit acaba de lançar O século da canção (Ateliê Editorial, 2004), obra que defende a canção como elemento genuíno da identidade cultural brasileira. Em certa medida, as duas "teses" se completam, pois ao mesmo tempo em que não há uma profusão, como no passado, de grandes compositores e intérpretes, o interesse do público está voltado para outras manifestações, como a música eletrônica. Assim, para os amantes da canção, restam as homenagens, como Ao mestre, com carinho (Lua Discos, 2004), álbum que traz a interpretação de Cláudio Nucci das canções de Dorival Caymmi.

Ao longo de 14 faixas, o disco traça um panorama da obra de Dorival Caymmi, desde as canções praieiras até os sambas sacudidos. A interpretação, no entanto, ganha colorido a partir dos novos contornos que Cláudio Nucci dá às canções de Caymmi. E um deles, que se nota logo de início, é o acompanhamento folk, com violões de cordas de aço, executados pelo próprio Nucci. Em "Só louco", por exemplo, é a batida do violão que dá o toque original entre os versos. A seguir, "O Dengo", o samba é tocado e entoado privilegiando o jingado, que se faz presente tanto na voz como na parte instrumental, como no trecho: "Quando se diz que no falar tem dengo/ tem dengo, tem dengo/ tem dengo, tem [...] É dengo, é dengo/ É dengo, meu bem/ É dengo que a nega tem". O mesmo ocorre com "A vizinha do lado". Os instrumentos - contra-baixo, percussão e clarineta - conversam, e não apenas acompanham, com Cláudio Nucci, à medida em que este canta: "A vizinha quando passa/ com seu vestido grená/ todo mundo diz que é boa/ mas como a vizinha não há". Numa sintonia fina, a percussão entra no refrão "Ela mexe com as cadeiras (para cá)/ Ela mexe com as cadeiras (para lá)".

A homenagem fica verossímil em "O bem do mar", faixa curta, mas que Nucci canta com uma malemolência caymmiana, com uma batida leve e num ritmo que sublinha a voz do intérprete. Na também breve "Horas", o mesmo acontece, muito embora o violão dedilhado se faça mais presente. E, embora os melhores perfumes estejam nos menores frascos, segundo preza a sabedoria popular, a melhor versão é uma das mais longas, "Das Rosas". Nela, estão concentradas todos os elementos do disco, como a diversidade instrumental (acordeom, cordas, percussão, violão de aço), assim como o lirismo e a suavidade do canto de Cláudio Nucci dá à canção.

Seria impossível interpretar ou homenagear Dorival Caymmi sem fazer referências aos símbolos e ao folclore que o envolve. Soaria não apenas ruim, como também falso. É o ouvinte percebe essas referências em "Cala a boca, menino". A letra possui um regionalismo que necessita ser posto em evidência, o que é feito graças ao ritmo imposto à canção. O folclore e o misticismo estão presentes em "Quem vem pra beira do mar". Nesse caso, no entanto, Cláudio Nucci faz a releitura mais sem "novidade" de todo o disco, desejando, talvez, que a letra fale por si só.

Em "Maracangalha", novamente os instrumentos são coadjuvantes participativos no suporte à interpretação de Cláudio Nucci. Trombone, percussão e violão de sete cordas dão um contraponto interessante à voz do cantor. Ao final, a canção alcança um tom mais alto, como conseqüência natural de um ritmo que dificilmente Dorival Caymmi cantaria. Esse ritmo é quebrado na canção seguinte, "João Valentão", que tem uma levada mais tranqüila e, por extensão, mais afeita ao estilo do homenageado. Afora isso, fica clara a ênfase que o cantor dá às aliterações, como a que segue "João Valentão é brigão/ pra dar bofetão/ nem presta atenção/ a todos João intimida/ faz coisas que até Deus duvida". Ao realçar com esmero as rimas mais simples, Cláudio Nucci mostra o tamanho de sua admiração por Dorival Caymmi, que já é denunciada desde o título: "Ao mestre, com carinho".

Cabe ressaltar, porém, que a homenagem de Cláudio Nucci não traz apenas admiração de um intérprete para um grande compositor. Para além do tributo, o álbum está recheado de variações que, se não tornam as composições mais belas, mostram a apreciação do músico por um gênero que se consolida tanto em verso e prosa, a canção.

Diálogos Impertinentes

São Paulo, 16 de outubro de 2004. Durante um passeio despretensioso pelas ruas da Vila Buarque, mais precisamente entre a Santa Casa de Misericórdia e a rua Maria Antônia, este colunista encontrou o supracitado jornalista e crítico musical José Ramos Tinhorão. O local? A livraria "Metido a Sebo", cujo proprietário, "seu" Marciano, mantém estreitos laços de amizade com o jornalista. O encontro foi seguido por uma animada conversa, sem tom professoral ou áspero, em que aprendi e ouvi como em poucas ocasiões.

Ao contrário do que se pode imaginar, Tinhorão não é a cobra que é cantada por Elis Regina em "O Brasil não conhece o Brasil" (de autoria de Aldir Blanc). Não se deve duvidar de seu rigor analítico tampouco de sua afeição pela música brasileira - quem ouve o crítico falar de Cartola e Wilson Batista, por exemplo, logo quer comprar os discos para ter a mesma sensação prazerosa que ele descreve. Assim, antes de ser o demolidor da Bossa Nova e do Tropicalismo, Tinhorão precisa ser lido (e entendido) como um amante da música brasileira, mas que tem critérios muito elevados.

Para ir além



Fabio Silvestre Cardoso
São Paulo, 26/10/2004

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Aluga-se um escritório de Ricardo de Mattos
02. Gatos em contos mínimos de Jardel Dias Cavalcanti
03. Uma proposta radical de Vicente Tardin


Mais Fabio Silvestre Cardoso
Mais Acessadas de Fabio Silvestre Cardoso em 2004
01. Desonra, por J.M. Coetzee - 21/12/2004
02. Eleições Americanas – fatos e versões - 9/11/2004
03. Cem anos de música do cinema - 8/6/2004
04. Teoria da Conspiração - 10/2/2004
05. Música instrumental brasileira - 12/10/2004


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
16/11/2004
14h49min
Fabio, que ótima surpresa ler a sua coluna, tão bem escrita e rica em informações. Sou esposa do Claudio Nucci e trabalho com ele nas produções, guarde nosso contato e fique à vontade. Parabéns e obrigada, Dri Gonaçalves e Claudio Nucci
[Leia outros Comentários de Adriana Gonçalves]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Amélia de Orleães A rainha mal-amada
Margarida Durães
Temas e Debates
(2019)



Talento Executivo - Como Identificar e Desenvolver os Melhores
Tom Potts; Arnold Sykes
Pioneira
(1994)



Médico das Almas - Nossa Verdadeira Cura
Thiago Brito
Lar do Frei Luiz
(2019)



Babbit
Sinclair Lewis
Eb



Último Tango Em Paris
Robert Alley
Civilização Brasileira
(1973)



Não conta lá em casa
André Fran
Record
(2013)



Gente Que é Nome de Rua Volume 1
Waldir P. Carvalho
Do Autor
(1985)



Curso Cavallieri de Violão e Guitarra - Caderno Pautado Tablatura
Inácio Cavallieri
Bruno Quaino
(2005)



Troia Canudos
Jorge da Cunha Lima
Laranja Original
(2017)



El Queres el Poder . . . Livro A Libro 2
Ballestero-Alvarez e Balbás
Ftd
(1999)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês