Risco, o filme | Marcelo Maroldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Comum como uma tela perfeita
>>> Entrevista com Cardoso
>>> Ensino Inferior
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Samba da benção
>>> O novo GPT-4o
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> Entrevista com Guilherme Fiuza
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> A Associated Press contra a internet
Mais Recentes
>>> Um Ano Judaico de Congregação Mekor Haim pela Revista Nascente
>>> Propaganda: Teoria, Tecnica e Pratica de Armando Santanna; Ismael R. Júnior; et All pela Cengage (2009)
>>> O Fiel e a Pedra/ os Meninos do Brasil/regatem o Titanic de Varios pela Circulo do Livro
>>> Quando Cristo Voltar de Max Lucado pela Cpad Sp (2003)
>>> Das Trevas para a Maravilhosa Luz de Carmem Pereira pela Carmem Pereira (2013)
>>> Macunaíma de Mário de Andrade pela Villa Rica (2001)
>>> No Rumo da Felicidade: Espirito - Joanna de Angelis de Divaldo Franco; Joanna de Angelis pela Ebm (2000)
>>> Era no tempo do Rei : Um Romance da Chegada do Corte de Ruy Castro pela Alfaguara (2007)
>>> Morfossintaxe 422 de Flávia de Barros Carone pela Ática (1988)
>>> A Firma de John Grisham pela Arqueiros (2019)
>>> Grandes Vidas Grandes Obras de Selecçoes do Readers Digest pela Selecçoes do Readers Digest (1980)
>>> Crônicas de Propaganda de Humberto Mendes pela Nversos (2016)
>>> Savoir Rediger - les Indispensables Larousse de Collectif pela Larousse France (2009)
>>> The Universal Story de Clive Hirschhorn pela Octopus Books (1983)
>>> Galvez Imperador do Acre de Marcio Souza pela Record (1973)
>>> A Máquina de Adriana Falcão pela Objetiva (2001)
>>> Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco de Peter L. Bernstein pela Campus (1997)
>>> 15 Minutos Francês de Caroline Lemoine pela Publifolha (2006)
>>> Direito Penal Esquematizado Parte Geral - 2ª de Cleber Masson pela Metodo (2009)
>>> Erinnerungen An Mein Ziemlich Ereignisreiches Leben de Varios pela Erinnerungen
>>> A Edução sua natureza e seu propósito 422 de M. V. C. Jeffreys pela Cultrix (1975)
>>> Os Degraus de Ipanema de Carlos Leonam pela Record
>>> Escola sem Conflitos Parceria Com os Pais de Tania Zagury pela Record
>>> Livro Desencontros de Fernando A. Pires pela Sesi-sp (2017)
>>> Os Exilados da Capela - 25ª de Edgard Armond pela Aliança (1990)
COLUNAS >>> Especial Melhores de 2004

Quinta-feira, 16/12/2004
Risco, o filme
Marcelo Maroldi
+ de 4500 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Ultimamente tenho assistido a vários curtas-metragens nacionais. Alguns são bons, outros, nem tanto. Dia desses, vi Risco (Bernardo Gebara, 14'56'', RJ/Brasil, 2004), um filme interessantíssimo que vale a pena destacar. Pouco antes da apresentação, seu produtor dava algumas explicações sobre a sua obra. Atraiu-me o fato de procurar uma visão poética expressa através de um filme. Acredito que ele tenha ficado aquém do seu objetivo, e o filme, que é no seu conjunto muito bom, fica distante da extração lírica que o tema lhe permitia explorar, limitando-se a contar a história e manter-se de certa forma imparcial as imagens exibidas.

O filme gira em torno de um morador de rua, Mauro, que vive a riscar a cidade do Rio de Janeiro com uma pedrinha. É difícil transmitir exatamente a imagem através de palavras, mas, basicamente, Mauro risca os muros, pontos de ônibus, praças, etc., com a pequena pedra, ora construindo figuras simplórias e misteriosas, ora simplesmente riscando o muro ao meio, de um lado a outro. E, pelas imagens, vê-se claramente que faz isso há anos (no final do documentário, informam que faz isso desde 2001), o tempo todo.

Talvez não pareça um bom tema para um documentário, mas, a força das imagens, dos riscos e em especial de Mauro, incitam reflexões diversas envolvidas no tema e garantem a beleza do vídeo. Entre as imagens em que Mauro risca a cidade, alguns depoimentos são exibidos. Pessoas que, de certo modo, convivem com o rapaz no seu dia-a-dia de riscador. Temos o atendente da padaria, a caixa da padaria, o porteiro do prédio onde ele passa diariamente, etc. Dois dos depoimentos dizem algo similar: que um rapaz como ele, bonito, não merecia aquilo. Curioso isso, a beleza do rapaz chama a atenção dessas pessoas. Talvez não se autoquestionem sobre o que o leva a fazer aquilo, sobre quem é, ou algo assim. Simplesmente lamentam por um jovem bem apessoado morar na rua. A caixa da padaria chega a frisar que ele é um rapaz educado, destacando mais uma qualidade que deveria impedi-lo de ser morador de rua. Em um outro depoimento, o rapaz diz que Mauro passa toda à noite a riscar uma mesma parede, de um lado a outro, indo e vindo, todos os dias. Um senhor diz que não precisa ser médico ou psicólogo para saber que Mauro vive em outra realidade. O depoimento mais significativo, na minha opinião, é dado pelo atendente da padaria, que diz que ele faz isso para mostrar que ele está ali, para que o encontrem.

Em momento algum Mauro é abordado. Não sei se foi uma escolha dos produtores ou uma recusa (ou dificuldade) em conseguir falar com o ele. Mas, seja o que for, creio ter sido melhor dessa maneira, sem perguntas, sem questionamentos e sem respostas, permitindo-nos investigar a alma desta intrigante figura segundo nossos métodos particulares e refletir sobre o se passa com o rapaz.

Obviamente, Mauro vive em uma realidade distinta da maioria das pessoas. É certo que essa realidade é muito particular e seria absolutamente impossível adentrarmos nela, saber o que ele pensa. Ainda que ele nos dissesse, jamais saberíamos o que é ser um riscador como ele. Nunca teremos a noção vital que para Mauro assume o ato de riscar os muros, tampouco o que pretende dizer com aquilo, se é que pretende dizer algo. É possível que seja uma necessidade individual e não uma forma de comunicação com o mundo exterior, o nosso mundo. O que impressiona é a extrema importância que os riscos parecem assumir na vida dele, monopolizando todas os passos de sua vida marginal e paralela, direcionando todos seus atos, permitindo-lhe apenas alguns atos básicos além do risco, como comprar três ou quatro pãezinhos na padaria e dormir na grama da praça. Esses atos, obrigatórios, parecem atrapalhá-lo na sua missão, na sua principal ocupação, afastam-no dos riscos. Por isso, há tanto isolamento do personagem. Ele não parece ter colegas de rua, ter pessoas a conversar, ter coisas a se preocupar. Sua preocupação é única, qualquer outra coisa é secundária e um estorvo.

Ele parece não querer alterar o rumo das coisas. Tem-se a impressão de que a vida deve seguir rigorosamente como está. Não há sinais de que se incomoda em viver a rua, de que se incomoda em não ter casa, roupas, filhos a quem abraçar ao retornar do escritório sufocante. Tudo isso é descartável, o importante é riscar, marcar a cidade com sua pedrinha, imprimindo-lhe os seus sinais evidentes da diferença e da incompreensão. Não há necessidade de ser como os outros, de ser alguém, de ser mais um. Ele não quer - ou pelo menos não parece querer - fazer parte do todo, desse todo que dita as regras e impõe limites a subjetividade. É um caso extremo, é verdade, mas simboliza bem a não adequação de alguém ao mundo e as outras pessoas.

Finalmente, a TV Cultura diz que "Esse filme causa uma sensação de solidão e loucura que leva a pensar sobre todos os riscos de uma cidade." Confesso que não consegui vincular o vídeo a essa idéia (os riscos de uma cidade grande). A história é muito maior que isso. Trata-se de pessoas, de arte, de realidade e da falta dela. Melhor concentrar-se apenas nessa idéia.

Ainda segundo a TV Cultura, "Risco é o resultado de uma busca constante do diretor em entender a alma humana". Bom filme, feito por alguém que tem algo a dizer e se preocupa com o que diz aos outros.

Nota do Editor
Marcelo Maroldi assina também o blog que leva o seu nome.


Marcelo Maroldi
São Carlos, 16/12/2004

Mais Marcelo Maroldi
Mais Acessadas de Marcelo Maroldi
01. Receita para se esquecer um grande amor - 3/8/2006
02. Como escrever bem — parte 1 - 13/6/2005
03. Como escrever bem – parte 3 - 11/7/2005
04. Como escrever bem — parte 2 - 27/6/2005
05. A ousadia de mudar de profissão - 28/11/2005


Mais Especial Melhores de 2004
* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
8/4/2005
23h15min
...e estou feliz de ver meu filme tocar os corações pelo Brasil afora. Infelizmente não assisti nenhuma das entrevistas que dei na tv cultura, tve e globo. Mas seu texto mostra que voce tambem tem habilidade retorica e poética e por isso tambem ficou tocado com o filme. Tive dificuldade de rotula-lo, mas categorizei-o de documentario, mas o filme é puramente um ensaio poetico e espero poder continuar este trabalho, ligando cinema a área da saude. Obrigado por suas palavras sobre o filme. Abraço, Bernardo Gebara
[Leia outros Comentários de Bernardo Gebara]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




O Poder dos sete 392
Perry Rhodan
Ediouro



Antologia Talento Delas
Org. Joyce Cavalccante
Rebra
(2007)



Livro Capa Dura Literatura Estrangeira Longa e Fatal Caçada Amorosa
Louisa May Alcott
Círculo do Livro



Economia internacional teoria e politica
Krugman*obstfeld
Pearson
(2005)



Guia de Aprovação em Concursos
Carlos Roberto Douglas
Campus
(2007)



Livro Literatura Estrangeira Amor em Tempos Sombrios
Colm Toibín
Arx
(2004)



Quando Eu Era Menino
Nelson Albissú
Paulinas
(1999)



Construindo o PCB 1922 1924 407
Astrojildo Pereira
Livraria Ciências Humanas
(1980)



O Mago - A Incrivel Historia De Paulo Coelho
Fernando Morais
Planeta
(2008)



Arthur Miller Encadernado
Leonard Moss
Cia. Fabril
(1971)





busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês