Ao passo em que vamos chegando perto do final deste ano, pouco a pouco ouviremos falar mais e mais sobre os Anéis. Que raio de Anéis são esses? Quem é esse Senhor dos Anéis? Qual a razão de existirem alguns fanáticos por esses tais Anéis e outros que nunca ouviram falar deles?
O fato é que no final do ano será lançado o primeiro filme da trilogia de "O Senhor dos Anéis". Bom, e daí? E daí que esses três livros do escritor sul-africano J.R.R. Tolkien formaram uma legião de seguidores como nunca se viu no mundo da literatura.
Os livros, junto com seu predecessor "O Hobbit", narram histórias de um mundo em tempo e espaço diferentes do nosso. É uma espécie de mundo medieval, muito semelhante às posteriores histórias que vieram com o passar dos anos nos jogos de RPG e videogames que seguem essa linha.
Com isso quero dizer que nos livros você encontrará cavernas, florestas e planícies infestadas de seres estranhos como os hobbits, os elfos, os orcs e os humanos. Todas essas sociedades possuem membros e "profissões" distintas, como magos, guerreiros e (quase todos) bardos. Uma cantoria é muito bem-vinda na "Terra Média", pelo que parece...
A partir desse cenário, surge sempre uma missão. Na saga, ela ganha vários nomes, mas é sempre aquele tipo de missão em que o fracasso vence no final (para as raças, através do controle de todas pela força negra de Mordor).
Então, a Demanda está iniciada. O futuro de um "simples" anel decidirá o futuro de todo um mundo.
"One Ring to rule them all...."
Como é possível se ver nos livros, Tolkien cria um mundo completo. Parece até exagerar um pouco nos detalhes, com apêndices e mais apêndices explicando os diversos alfabetos, as letras, como pronunciar as palavras, árvores genealógicas dos personagens, histórias folclóricas e muito, muito mais. Mas é tudo isso que faz você mergulhar no mundo da "Terra Média", que criou tamanha legião de fanáticos doidos pela obra.
Com o lançamento do filme, as esperanças estão prontas para explodir em reclamações e vaias. Mas parece que o resultado será bom. Pela primeira vez na história, uma série foi rodada de uma vez só. Explico: o diretor neozelandês Peter Jackson já filmou e está montando todos os três filmes da série, que foram filmados "de uma só vez", durante dois anos seguidos na Nova Zelândia.
Isso quer dizer que ele não terá problemas de continuidade se algum ator morrer, ficar mais velho, engordar ou resolver aumentar seu cachê. Ao mesmo tempo, se o primeiro filme da série for um fiasco, a produtora New Line estará próxima da falência, pois investiu quase um bilhão de dólares nas três filmagens, mais a verba que gastará com o marketing.
O quadro de atores parece ser respeitável: o hobbit principal, Frodo, é Elijah Wood, o melhor "ator-mirim" já crescido atualmente. Com ele, temos o bom Sean Astin de Goonies e Rudy como o fiel Sam, e também os meio-desconhecidos Billy Boyd e Dominic Monaghan como Pippin e Merry. O genial Ian McKellen será o impagável Gandalf e Viggo Mortensen fará o querido Aragorn. Saruman será feito pelo "Drácula" Christopher Lee. Liv Tyler de Armageddon será Arwen Undomiel, Cate Blanchett será Galadriel e John Rhys-Davies de Indiana Jones será o anão Gimli.
Com isso, temos o primeiro filme, The Fellowship of the Ring em 2001, depois The Two Towers em 2002 e The Return of the King em 2003. Sem atrasos, pois todos já estão prontos.
Se você já leu "O Senhor Dos Anéis", escreva-nos contando o que achou.
Juliano, não só li O Senhor, mas quase todos os outros. Ficou de fora apenas o "As Aventuras de Tom Bombadil". Uma pena, mas vou ler, um dia. Li tudo isso quando ainda era muito difícil encontrar a obra do Tolkien em livrarias, achava só mesmo na Martins Fontes ou na Cultura. Mas sempre valeu o esforço. O Silmarilion é um dos livros mais lindos que já li em toda a minha vida, é a gênese da Terra Média e de tudo o mais que existe. Maravilhoso!