Voltam os Clones | Juliano Maesano | Digestivo Cultural

busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Aluna da Alma vence festival nacional de violoncelistas
>>> Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia no Teatro A Barca Coração
>>> Evento: escritora Flavia Camargo lança livro 'Enquanto Vocês Crescem' no dia 4 de maio
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Solidariedade na colméia
>>> Entredentes, peça de Gerald Thomas
>>> O ponto final da escrita cursiva
>>> Preconceitos
>>> Millôr Fernandes, o gênio do caos
>>> Superficiais
>>> Superficiais
>>> A moral da dúvida em Paulo Leminski
>>> Coisa Mais Linda
>>> Uma Receita de Bolo de Mel
Mais Recentes
>>> Testemunha Do Passado de Francisco Martins pela Panorama (2001)
>>> Escola De Almas de Roberto de Carvalho pela Aliança (2009)
>>> Hitler de Joachim Fest pela Nova Fronteira (1991)
>>> O Livro De Ouro Dos Heróis Da História de Will Durant pela Ediouro (2002)
>>> Comédias de Plauto pela Cultrix (1978)
>>> Um Estudo Crítico Da História 2 volumes de Hélio Jaguaribe pela Paz E Terra (2001)
>>> Esboço de psicanálise de Sigmund Freud pela Imago (2001)
>>> Princípios básicos da música para a juventude 1º volume de Maria Luisa de Mattos Priolli pela Casa Oliveira de músicas (2009)
>>> Dictionnaire Du Xxie Siècle de Jacques Attali pela Fayard (1998)
>>> Napoleão E Josefina de Evangeline Bruce pela Record (1997)
>>> 100 Maiores Lideres Militares Da História de Nigel Cawthorne pela Difel (2010)
>>> Churchill de Paul Johnson pela Nova Fronteira (2010)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 4 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Curso de Direito do Trabalho - 14ª ed. de Carlos Henrique Bezerra Leite pela Saraiva (2022)
>>> Bernoulli Ciências da Natureza e Matemática 2ª série volume 3 de George Campos de Oliveira pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Nação Dopamina: Por Que O Excesso De Prazer Está Nos Deixando Infelizes E O Que Podemos Fazer Para Mudar de Anna Lembke pela Vestígio (2023)
>>> Deixe-me Apresentar Você! Descubra Sua Verdadeira Identidade de Talitha Pereira pela Vida (2019)
>>> Bernoulli - Língua Inglesa 2ª série volume 1 de Sérgio d'Assumpção pela Bernoulli Sistema de Ensino (2024)
>>> Jacu Rabudo de Hein Leonard pela Todapalavra (2015)
>>> KiT C/5 Livros: As Melhores Receitas De Lanches E Aperitivos + Arroz Massas e Risotos + Carnes + Frango e peixes + Bolos Sobremesas e Doces de Culturama pela Culturama
>>> Tex Edição De Ouro V.90 - Os Irmãos Donegan de G. L. Bonelli; A. Galleppini pela Mythos (2017)
>>> A Origem dos Continentes e Oceanos de Alfred Wegener pela Datum (2021)
>>> História dos Hebreus - obra completa de Flávio Josefo pela Casa Publicadora da Assembléia de Deus (1990)
>>> Em Nome De Deus de David Yallop pela Record (1984)
>>> Física Conceitual de Paul G. Hewitt pela Bookman (2011)
COLUNAS

Quinta-feira, 16/8/2001
Voltam os Clones
Juliano Maesano
+ de 2600 Acessos

Yara Mitsuishi

Nessa semana a clonagem voltou a ser o assunto em questão. Capas de revista, matérias de jornais e pseudo-especialistas em programas diurnos de TV.

Se você já ligou a televisão em dia de semana à tarde, sabe do que estou falando. Programas que deveriam ser voltados às mulheres parecem ser voltados a idiotas. Além de que o número de mulheres que ficam em casa hoje em dia não é mais o mesmo que antes. Mas tudo isso é assunto para outra coluna, hoje falaremos de clonagem.

Faz anos que criaram uma ovelha, e o óbvio é que todos percebessem que clonar um humano seria um dos próximos passos. Da ovelha iriam para um bezerro, depois para um macaco e finalmente um bebezinho gorducho. Talvez com três rins e um pulmão, no início; mas ainda assim seria um bebê lindo. Afinal, parece que todo bebê é lindo, aos olhos da maioria. (Eu não, tem uns bebês e crianças que são de doer, mas ninguém concorda quando eu falo isso)

Então, com a largada da corrida na criação da ovelha Dolly, diversos malucos começaram a preparar seus projetos para o primeiro ser humano clonado. E agora parece que dois "xaropes" estão finalmente a um passo do início de sua pesquisa, com patrocinadores e reconhecimento por sua causa. Duzentas mulheres estão à disposição para o teste, chamadas de voluntárias. Devem ser voluntárias que imagino estarem com o bolso cheio, pois ninguém ia entrar nessa de graça.

Sabemos que vai levar uns anos, mas vamos acabar vendo um moleque por aí que dirão ter sido clonado. Assim como a ovelha, muitos outros moleques serão sacrificados, pois o próprio "pai" da Dolly assumiu que, durante o processo, muitas e muitas ovelhinhas surgiram com problemas muito sérios. Algumas eram verdadeiras aberrações, e outras que pareciam ao primeiro olhar serem sadias, mostraram má formação de órgãos e outros probleminhas fatais.

Mas é óbvio que nada disso vai impedir ninguém de clonar alguém, não é? Com o tempo eles aprendem a fazer o negócio direito e não erram mais. Ou não erram tanto. E daí teremos, em uns vinte anos, a clonagem disponível no mercado. Com certeza não será barato ainda, mas já vai ser aceita. Afinal, todo esse preconceito se encerrará quando os primeiros clones crescerem e entrarem ativamente na sociedade. Vamos ver que são caras legais, que estudam e trabalham normalmente, entre uma ou outra aparição no Fantástico.

Também teremos programas como o do Ratinho, ou o próprio, que poderão pagar aos mais pobres uma clonagem, realizando seus sonhos em público. Ratinho terá mesmo que fazer isso, já que seu maior filão irá desaparecer com o tempo: os exames de DNA. Já, já, teremos alguns clones e o exame de DNA pode trazer dois suspeitos de paternidade, já que o DNA do clone será igual ao de seu doador. Hahahaha, imagine só. Os exames de DNA que a polícia usa podem ser ineficientes, já que um sangue ou fio de cabelo encontrado no corpo da mãe assassinada pode ser do pai ou do filho, o clone.

As mudanças terão que ser aceitas, mesmo assim. Ou a igreja que tanto condena vai proibir um menino ou menina clonado de ser batizado, fazer primeira comunhão ou rezar a missa? Será que eles não aceitarão um clonado entre seus fiéis? Acho que se ele pagar o dízimo, eles aceitam sim.

Se você acha que a clonagem de humanos é um absurdo ou se você não vê nenhum problema, mande também seus comentários.


Juliano Maesano
São Paulo, 16/8/2001

Mais Juliano Maesano
Mais Acessadas de Juliano Maesano em 2001
01. Anos Incríveis - 21/6/2001
02. Harry, Rony e Hermione - 22/11/2001
03. Filmes de Natal - 13/12/2001
04. O Papel do Produtor - 5/2/2001
05. Diário - 6/12/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Assinado, Malraux
Jean-françois Lyotard
Record
(1998)



Fragmentos
Caio Fernando Abreu
L&pm Pocket
(2008)



Chalaça o Amigo do Imperador
André Diniz - Antônio Eder
Conrad
(2005)



Como Os Pobres Podem Salvar O Capitalismo
John Hope Bryant
Citadel
(2016)



Títeres de Ninguém - Autografado
Valdir Rocha
Letras Contemporâneas



Original Heidelberg
Schnellpressenfabrik Ag Heidelberg
Heidelberg



La Cathédrale
Jacques Martin
Casterman
(1993)



Diamond Baratta Design
Dan Shaw
Bulfinch Press
(2006)



Psicologia Hospitalar: A Atuação Do Psicólogo No Contexto Hospitalar
Vários Autores
Traço
(1984)



A Inovação Em Discursos Publicitários
Joao Batista Simon Ciaco
Estaçao das Letras
(2013)





busca | avançada
53307 visitas/dia
2,5 milhões/mês