COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
15/12/2005 | | |
01h22min | |
| A Ana Eliza é uma pessoa maravilhosa que eu ainda não tive o prazer de conhecer (pessoalmente) mas que eu pretendo conhecer o mais breve possível, só me falta tempo ($) apesar de morarmos até que perto... desejo a ela tudo de melhor que a vida puder dar, e o que ela não puder dar que ela conquiste com sua força e perseverança!
| | |
|
15/12/2005 | | |
02h30min | |
| Tamanho o colosso desse mundinho azul, esse discurso já me é lugar-comum. Torço pra que você, ao contrário de muitos, lembre da serventia de telefone e MSN. Mas qualquer dia o Orkut será verde como o monstro do Loch Ness. As batatas transgênicas Pringles até adotarão seu nome. O Google comprará o eBay, que por sua vez já é dono do Skype, unificando os três serviços.
E de certo haverá contas públicas com micro-câmeras instaladas nas bolas da Copa do Mundo – quem sabe assim as ninfomaníacas vejam o dote do Ronaldo-urina-fenômeno.
As passarelas serão dominadas pela grife Orkucci, e os moradores da Barra da Tijuca e Alphaville, alheios à internet em seu "umbiguismo" secular, pensarão tratar-se de mais um italiano, talvez primo do Gucci.
| | |
|
15/12/2005 | | |
09h28min | |
| Lamentável o comentário. Me cheira a uma tentativa nem pseudo-abstrata, nem pseudo-concreta. Tentativa de quem esteticamente deve parecer a uma nuvem daquelas amorfas onde se busca às vezes encontrar algum formato já conhecido, o que só acontece ás custas de muito adubo imaginativo. Incolocável, por assim dizer, pra subverter de vez a existencia das palavras de uma vez por todas. Lugar-comum, por assim dizer.
| | [Leia outros Comentários de Nessie] |
|
15/12/2005 | | |
19h10min | |
| Me falta coragem para deletar meu perfil do Orkut, lá estão guardadas coisas que me aquecem. Conheci pessoas maravilhosas, mas como tudo em excesso acaba sendo prejudicial, eu já experimentei o lado amargo do Orkut. Então resolvi que aquela superexposição era desnecessária, as comunidades e os "amigos" tinham virado nada mais do que "selos" na minha página e comecei a deletar tudo: amigos que só faziam volume, comunidades inúteis, recados lidos e informações sobre mim. Eu enxergo o Orkut como um meio de comunicação, ninguém precisa saber do que eu gosto ou deixo de gostar, mas podem me deixar recados – eles serão lidos, respondidos e apagados.
| | |
|
15/12/2005 | | |
19h14min | |
| Eu já tive várias contas no Orkut também e agora tenho poucos amigos, não coloco foto e apago recados que podem me comprometer. É uma faca de dois legumes, né?! Porque assim como eu já tive decepções, eu encontrei amigos especiais e pessoas inesquecíveis!
| | |
|
15/12/2005 | | |
19h15min | |
| Eu ainda tenho minha conta lá, sabe? h0h0h0h0h0. Te amo, Aninha!
| | [Leia outros Comentários de Clem] |
|
15/12/2005 | | |
23h01min | |
| Ana, muito interessante seu comentário. Vc foi bastante realista e colocou as situações de uma forma coloquial e muito boa de assimilar. Parabéns! Pepe Chaves
| | [Leia outros Comentários de Pepe] |
|
16/12/2005 | | |
10h22min | |
| Ana, fico feliz de perceber que as pessoas já estão percebendo que ficar se divertindo na internet por muito tempo não está com nada. Eu fiquei sabendo do Orkut desde sua criação, mas consegui segurar a tentação e a pressão dos amigos para entrar. Não sinto falta, e se você quiser falar com alguém peça para um amigo fazer por você! O Orkut tira o fator surpresa e mágico que a vida pode nos oferecer, fora a privacidade e a segurança, claro. E não posso deixar de comentar que sempre foi um grande modismo. A prova é esse debate instalado aqui! Um beijo e boas festas!
| | |
|
16/12/2005 | | |
12h18min | |
| Nossa, quanto exagero. O Orkut, assim como qualquer coisa na vida, pode ter o lado bom e o ruim. Teu comportamento obsessivo-compulsivo é inato, e poderia ter sido despertado com qualquer outra coisa, qualquer outro "gatilho". Não há como culpar o site! E cuidado, como advogado, essa "anti-propaganda" pode gerar um processo de indenização ou ao menos pedido de resposta – e não me venha falar em liberdade de expressão: o Orkut é uma "empresa" da mesma forma que é o "digestivo", e você o está atacando diretamente e não o gênero "internet".
| | [Leia outros Comentários de Carlos] |
|
16/12/2005 | | |
13h50min | |
| Tudo na vida deve ter um equilibrio. Pelo que notei a Ana ultrapassou seu limite, mas tudo isso que revelou sobre o orkut foi válido e irá ajudar, orientar e alertar muita gente. No entanto, concordo 100% com a opinião do Carlos quando diz ser EXAGERO. Exagero mesmo: para pessoas como nós, que sabem equilibrar e avaliar o que pode ou não nos prejudicar. Bem... parabéns mesmo assim e muito cuidado ao se adentrar em "outros lugares".
| | [Leia outros Comentários de Célia] |
|
16/12/2005 | | |
14h13min | |
| Em momento algum eu fiz "propaganda" contra o Orkut, apenas relatei as minhas experiências pessoais no site e o motivo da minha saída. A proposito, você Carlos, é o advogado do Google no Brasil?! Se for, dê uma busca pelos blogs e publicações de internet sobre o tema privacidade no orkut que verá que o que eu relatei no texto é bem recorrente. No inicio do teu comentário, você diz que como tudo na vida o orkut tem um lado bom e um lado ruim e é exatamente esse o tom do meu texto. Interpretação textual e lógica, deveriam ser pré-requisitos para todo advogado :) Agradeço pelo diagnóstico de TOC ou paranóia, quem sabe esquizofrenia, mas serei obrigada a recusa'-lo e procurar outra opinião profissional, de um médico psiquiatra, já que como eu disse no texto: "Antes que pensem que sou neurótica, só fiz tudo isso porque realmente a invasão de privacidade foi absurda, encontrei com um desses psicóticos soltos pela Web e quase enlouqueci com isso".
| | |
|
16/12/2005 | | |
14h14min | |
| Entenda, Carlos: eu fui prejudicada de fato, até poderia te contar o que houve, mas não vale a pena. Por favor, antes de falar em anti-propaganda ou coisa do tipo, me diga onde eu induzo alguém a deletar sua conta ou digo que o orkut é um cancro para a sadia e bela internet?! Nunca fiz isso, nem mesmo em conversas informais, quanto mais nesse texto. Quem quiser, que continue lá, eu saí, cansei, encerrei um ciclo. Eu falo num mal que ASSOLA o site, que é a falta de privacidade e ela é gerada pelos membros e não pela empresa, ou seja, eu reclamo da inabilidade dos usuários, inclusive da minha. Vamos por analogia, se eu digo que "o mal que assola o planeta terra é a poluição", estou afirmando que o Planeta Terra é um mal ou que a Poluição é o mal?!. Foi isso, só isso! Enfim, obrigada por ter lido e comentado, que é o que realmente vale nisso tudo!
| | |
|
18/12/2005 | | |
22h18min | |
| Concordo que no Orkut tem muita coisa ruim e outras tantas boas. Não levo tão a sério. Conheci meu ex-namorado lá. O que começou pelo Orkut, por ele terminou. A demanda é grande, há um deslumbre, tem o crush list que facilita tudo, por isso enquanto não me fizer mal continuo, o dia que fizer, saio numa boa. Nunca fui viciada e agora menos ainda. Agora só uma pergunta, o seu namorado se suicidou com vc ou ficou por lá? É só curiosidade, tá? Se achar que não deve responder sem problemas ;) Abrs, Andrea
| | |
|
20/12/2005 | | |
10h57min | |
| Olá. Tenho que dizer que acho o Orkut maravilhoso, uma grande invenção. Não, eu não sou um novato no Orkut que estou deslumbrado com a novidade, eu ja' tenho o Orkut faz tempo (ao contrario de vc, não lembro a data exata em que fiz meu perfil), e o fato é que reecontro de amigos do passado, é uma jóia rara e, convenhamos, o Orkut permitiu isso. O Orkut guarda idéias e politicas interressantissimas, temos la' comunidades sobre tudo, onde podemos verificar os mais diversos tipos de pensamento por esse Brasil e mundo afora... Quanto aos defeitos citados por vc... me desculpe a sinceridade, mas achei ridiculo. Basta omitir o q não quer q saibam, e pronto.
| | [Leia outros Comentários de K k] |
|
24/12/2005 | | |
01h56min | |
| Muito bom seu artigo, Ana Elisa. Passei apenas uma semana no Orkut. Não aguentei ficar na vitrine nem encontrar tantas pessoas "maravilhosas", "lindas", "raras", "irmãs do coração"... Enfim, uma afetividade tão melosa, com um sabor de inconsistência que só mesmo a proximidade "virtual" é capaz de produzir. Na vida chamada "real", face à face as pessoas são mais parcimoniosas em seus elogios. Por que será?
| | [Leia outros Comentários de cecile] |
|
28/12/2005 | | |
22h57min | |
| Acho o tal "orkut" uma invenção totalmente sem sentido. Encontrar amigos do passado? Sinceramente, se fossem amigos de verdade não seria preciso usar um localizador para encontrá-los. Amigos de verdade já fazem parte dos nossos contatos e nos acompanham durante a vida. Não precisam ser "caçados". Acho que amizades forçadas pelo orkut não têm sentido. Inventar amigos no orkut para ficar na moda é ridículo. A privacidade é indispensável ao ser humano. Além disso, é um incentivo ao ócio (muito diferente do ócio criativo).
| | [Leia outros Comentários de Paula] |
|
30/12/2005 | | |
13h10min | |
| ...também sou um suicida orkutiana; durante cerca de 12 meses, participei dessa maluquice q tenta -e consegue- imitar a vida real, só que amizades de mentirinha podem tanto causar prazer quanto cíume, insegurança etc.
| | |
|
1/1/2006 | | |
17h54min | |
| triste do país que necessita de heróis e salvadores... triste da pessoa que se alimenta da superficilidade do orkut. A proposito, tenho perfil mas nao me incomoda o que escrevem, quem escreve e SE escreve ou nao. Nao sou dono da verdade mas acredito em mim e isto me basta... lá é um mero passatempo, nada alem disso.
É necessario que estejamos bem com nossa auto-estima; caso voce estivesse nessa condição, poderiam ter escrito o que fosse sobre seu namorado e isto não te afetaria; eis meus dois centavos. A virtude está no equilibrio!
| | [Leia outros Comentários de eduardo ] |
|
5/1/2006 | | |
12h01min | |
| Ans, há uma significativa frase que diz "Ser casto é conhecer todas as possibilidades e não se perder em nenhuma delas". Decerto que os sites de relacionamento, como toda a Rede, nos dão muitas... possibilidades, mas cabe a nós sucumbir ou não. Assumir nossas fraquezas frente às tentações é um caminho, mas não o único. Abs, Bernardo Carvalho, Goiânia-GO
| | |
|
7/1/2006 | | |
20h03min | |
| Também já estive 'a mercê da amabilidade repentina e da afeição instantânea que acabamos tendo pelos indivíduos da esfera virtual. Sinceramente, cheguei 'a conclusão de que confiar em amigos reais já é difícil, imagine nos virtuais. Eu acho que o orkut é um veículo complicado como gerador de relações... Mas já vi algumas comunidades com temática mais acadêmica que fornecem conhecimentos valiosos e um intercambio de idéias, especialmente, com relação a assuntos que, ainda, são pouco estudados.
| | |
|
8/1/2006 | | |
10h40min | |
| Estou impressionada. Parece que fui eu quem escreveu esse texto!
Fiquei 1 ano e 2 meses e acabo de terminar um casamento (com filho) em dezembro, entre outros motivos, por causa do ciúme do Orkut. Antes do "suicídio", também deletei todas as postagens, mas nada adianta contra a exposição que se tem ali. Encontrei meia dúzia de amigos "do passado" e as outras centenas me adicionavam pela imagem. Os floods cansaram, enfim, adeus.
| | [Leia outros Comentários de Solange] |
|
13/1/2006 | | |
23h36min | |
| Parece muito com o que eu penso: tb me sinto exposta, e tenho varias crises de ciume por culpa do orkut (ciume sem fundamento), mas não tenho coragem de me desfazer dele, tenho muitas recordações por causa dele. Só me falta coragem!
| | [Leia outros Comentários de bartira] |
|
15/1/2006 | | |
01h54min | |
| Acho que tudo que é exagerado é prejudicial. E o Orkut também. Mas, penso que só se expõe no Orkut quem quer, só coloca foto quem quer e só dá detalhes da sua vida pessoal quem quer. E cada um que arque com as consequências de seus atos, afinal o Orkut foi feito para maiores de 18 anos!
| | |
|
18/1/2006 | | |
00h09min | |
| Tive alguns desentendimentos por causa de scraps pro meu amor tb. Sem contar no antigo relacionamento que estava balançando e realmente acabou por isso. O que me fará mta falta se eu sair é a divulgação dos eventos de rock aqui de Campinas, bem como as discussões em cima de um tema que curto, pois frequento bastante as comunidades. Em algum momento passa a ser meio que utilidade pública, uma vez que tive crise de amidalite e me confortava na opinião de outras pessoas também. Resumindo... às vezes dá vontade de sair, outras não... Mas não adianta, é só ter aquilo pra dar a famosa coceirinha de fuçar no profile alheio. Admiro sua atitude e espero um dia fazer o mesmo. E juro que nunca mais brigo por causa de scrap de seja quem for pro meu amor. Ele tá comigo, é o que importa.
| | |
|
25/1/2006 | | |
22h50min | |
| Carlos: Advogado? Não seria melhor, data venia, se colocar como é: um censor frustrado? Acontece, meu caro, que vivemos numa democracia, tá sabendo? Ou vc é um daqueles saudosistas da ditadura militar? Parece que sim... E tem a ousadia de tentar coagir alguém que escreve sobre os problemas que encontrou por se envolver em sites, ou que nome tenha, onde a privacidade é prejudicada. Creio que vc desconhece o que seja liberdade de expressão. E, quando diz "cuidado", claramente ameaçando a colunista, mostra seu lado truculento e policialesco. Como psiquiatra, dou um conselho: faça uma terapia. Isso pode diminuir sua agressividade e torná-lo mais humano.
PS: não conheço, não sei quem é, e nem tenho procuração da Sra.Ana Eliza para defendê-la. Sua postagem, "advogado", foi quem me motivou a escrever esta mensagem.
| | |
|
9/3/2006 | | |
12h18min | |
| Estou procurando coragem pra deletar o Orkut! A vontade é grande, mas fico com receio de pensar que posso querer fazer outro perfil daqui a um dia, como vc da 1a vez, ou, quem sabe, em um mês... e tb penso nas pessoas q reencontraria...
| | [Leia outros Comentários de Gabi] |
|
27/4/2006 | | |
11h48min | |
| devo considerar todos os comentarios acima como válidos, no sentido de que expressam opinioes, entretanto, possuem o mesmo teor que possuem os comentarios do orkut. la’ se encontram pessoas sensatas e loucos obstinados que perdem tempo pra buscar sei la' o que com ofenças... acontece que o texto da ana reflete sua sinceridade e uma afliçao, a qual muitos dos participantes do orkut compartilham. o site é bom naquilo a que se propoe... juntar gente de todo tipo espelhando uma sociedade que vai desde o neonazismo, passando pela pedofilia e prostituiçao, ate' religiao e comunidades suicidas e científicas... participei de uma dessas comunidades nazistas com uma intençao, digamos, cientifica, pois desenvolvo pesquisa na área... sai’ antes da reportagem do fantastico... e depois de perceber que brigava com amigos pq ñ me deixavam scraps... conclui’ que minha vida possuia um “intermediario”... o sr. orkut... com o cumulo de deixar um recado para a pessoa q estava na mesa ao lado, dizendo que ela era importate...
| | [Leia outros Comentários de adriano] |
|
2/5/2006 | | |
15h26min | |
| O Orkut já tirou "do sério" inúmeras pessoas que conheço. É bem verdade que, vendo-me na condição de amigo (nem um pouco virtual), fiz-me presente da maneira que achei cabível para ajudar na superação de tal "problema". Decepcionante é o observar de pessoas naturalmente felizes sofrendo pelas acusações, agressões e mentiras que esse "mundo virtual" nos é capaz de mostrar. Para quem estudou e trabalha com Informática desde os 13 anos e observou alguns dos importantes "passos" dados pela WEB, ver-se diante do utilizar desta ferramenta sem escrúpulos e qualquer valor moral é uma experiência um tanto quanto frustrante. Lamentável tudo isto.
| | [Leia outros Comentários de Marcos] |
|
20/9/2006 | | |
20h56min | |
| O Orkut é uma ótima forma de fazer amigos e de reencontrar os antigos! Mas as últimas noticias sobre ele não são muito boas! Como muitos já falaram, o fato de o Orkut ser público acaba com a privacidade! Você se vê diante de um "programa" cheio de fraudes. Há pouco tempo atrás, escrevia depoimentos para as minhas amigas distantes, para contar problemas, decepções, segredos. Hoje, descobri que todos os depoimentos podem ser lidos, mesmo depois de apagados! Tirando, também, os vários comentários que surgem sobre você e as muitas vezes que isso acaba interferindo nos seus relacionamentos. Mesmo com tantos pesares, não consigo deletá-lo por receio de perder contato com muita gente, mas já agi tirando fotos e detalhes da minha vida!
| | [Leia outros Comentários de Aline] |
|
31/10/2006 | | |
14h07min | |
| olha, posso ateh ñ te conhecer, mas o que vc fez foi mt bom p/ vc e sua familia tb.
| | |
|
29/12/2006 | | |
10h39min | |
| Realmente, o Orkut acaba com relacionamentos.
Conheci a minha namorada através de bate-papo, peguei o MSN dela (que é outro que acaba com relacionamentos, mas não é o caso falar aqui) e estamos hoje, juntos.
Meu namoro está passando por uma turbulência, ela e eu brigamos quase todos os dias, na maioria das vezes, por causa do Orkut. Recados que deixam pra ela que eu não gosto, me expondo ao ridículo e vice-versa. Já conversei com ela, tentando convencê-la de que nós dois devemos apagar nossa conta do Orkut, mas é a mesma coisa de dizer: “Continue com o Orkut, isso vai ajudar nosso namoro.” Certo que reencontrei muita gente que eu nunca mais tinha visto nem falado. Pra ela é ainda mais fácil apagar o Orkut, que fez a pouco tempo, eu já tenho desde 2004, sei que perderei muitos contatos se eu apagar minha conta, mas estou disposto a fazer isso para salvar meu namoro. Resumindo tudo: Orkut é para aqueles que está solteiro, que esteja procurando alguém, encontrou, exclui a conta.
| | |
|
29/12/2006 | | |
14h32min | |
| O Orkut é realmente um livro aberto. Poucos meses atrás deletei todas as fotos dos meus filhos.
Agora entro uma vez por mês ou a cada dois meses. Somente para deletar mensagens...
Realmente ficou tudo sem graça.
Ivo Samel
| | |
|
22/4/2007 | | |
03h16min | |
| Estou fazendo uma pesquisa de quantas pessoas ja' tiveram problemas ou foram prejudicadas pelo orkut, quem puder me mandar um e-mail contando o acontecido... Por causa do orkut eu quase perdi a noiva, o emprego, a minha familia e meus amigos, foi a pior coisa que aconteceu na minha vida. Depois eu conto mais detalhes... OBS: Ana, que bom que vc conseguiu se livrar desse vicio e dessa fantasia maldita que é o orkut!
| | [Leia outros Comentários de Isaque] |
|
22/8/2007 | | |
10h28min | |
| Ás vezes é dífícil falar as coisas que nos magoam, mas desabafar purifica. Conheci uma pessoa há três anos. Um ano e meio de namoro, outro ano e meio de noivado. Ela com orkut, eu sem perfil, mas entrando de vez em quando. Primeiro pela curiosidade, depois por ciúme. Qualquer briga ou desentendimento, a fuga dela era ali, passando os dias no mundo virtual e, através de comunidades, passando para o real. Muito fácil inflar seu ego, muito fácil seduzir e ser seduzido, tudo muito rápido, muito simples, pessoas disponíveis numa vitrine, só pegar. Fim da história, fim de noivado. Ela continua no orkut, eu acordei para a vida.
| | [Leia outros Comentários de Marcus] |
|
15/2/2008 | | |
08h29min | |
| Concordo que as pessoas utilizem o orkut pra "fuçar" na vida dos outros, mas é plenamente aceitável q vc tenha um perfil debilmente cadastrado, principalmente pra poder se comunicar com o mundo, e assim conhecer pessoas que estão distantes de vc, ampliando horizontes, e conhecendo o desconhecido. Ingênuo é aquele que entra no orkut achando que vai ficar no anonimato. Ninguém disse que os sites de relacionamentos são privados... não que eu me lembre. Se quer privacidade, leve seus amigos pra casa e feche as portas. O que as pessoas vêem no meu orkut é o que qualquer pessoa pode saber. Não sou viciado em Orkut e já o tenho há mais de 3 anos. Entro lá, vejo os recados dos amigos, respondo, deleto... e, depois, a vida continua. Se não consegue dominar a si mesmo... aí qualquer coisa que vc fizer será um problema. Abraço a todos
| | [Leia outros Comentários de Benicio] |
|
22/2/2008 | | |
16h58min | |
| Estou passando por um sentimento parecido, estou saturada do Orkut, já tentei sair diversas vezes, mas sempre acabo criando um perfil só para "fuçar". Quero me livrar para sempre desse vício. Quantas horas perdemos nesse site? Espero que um dia esse site perca a popularidade. É um antro de fofoca, falta de privacidade, guerra de egos e crimes. Claro que não 100%, "só" 90%!
| | [Leia outros Comentários de Kiki] |
|
2/10/2008 | | |
21h59min | |
| Uma vez Renato Russo disse, com uma sabedoria ímpar: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão". Pretensiosamente digo que assino embaixo, sem dúvida alguma. É muito fácil colocar a culpa nos sites e nos outros quando as pessoas apresentam dificuldades de se relacionarem com os namorados, noivos, maridos. Ninguém nunca olha para si mesmo e tem a coragem para refletir: pq meu namorado(a) fica tanto no Orkut, Myspace e não me dá atenção? Não tenho uma parcela de culpa nisso? Pq não se faz isso? Pq não gostamos de ver que tb pisamos na bola, e que às vezes sentimos um amor primitivo do tipo dominador, possessivo e obssessivo; queremos controlar nosso suposto amado e não vemos as reais necessidades deles. Entao... continuem colocando culpa na internet e cuidado com seus celulares, hehehehe
| | |
|
17/10/2008 | | |
20h20min | |
| Pow! Já tava muito acostumada com o orkut! Vai ser muito dificil deixar o orkut! É uma pagina que reencontramos os velhos amigos! Tô muito triste!
| | |
|
4/12/2009 | | |
14h43min | |
| Ana Elisa, parabéns pelo texto. Basta ir em qualquer lan house que podemos verificar praticamente 90% do jovens acessando o Orkut. São milhões de horas/dia jogadas no lixo. Horas que poderiam ser aplicadas em consultas, estudos etc. Abro o meu 1 ou 2 vezes por semana, por alguns segundos, somente para ver e cumprimentar os aniversariantes. Ivo Samel
| | |
|
25/8/2011 | | |
16h47min | |
| Quem tem amigos não precisa ser magico, tudo a seu tempo é tudo que vc precisa imaginar e a resposta vc já sabe, pois a sintonia é algo interessante sem segredo, vai logo expondo seus assuntos e pedindo opinião por achar que é importante para os amigos...
| | |