COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
3/2/2006 | | |
18h22min | |
| Daniela, muito interessante seu argumento, também acho que a atitude nonchalante é a única saída. Aparentemente, sempre vai haver algum fenômeno nos meios digitais que dará às pessoas uma sensação de euforia, e promessas de realização dos desejos. Se no Brasil esse fenômeno agora aparece no formato do Orkut, na América do Norte a euforia se dá pelo jogo World of Warcraft, onde 40 milhões de pessoas participam todos os dias. Um teórico chamado Arthur Kroker chama esse tipo de fenômeno de "tédio tecnológico": essas euforias se constituem a partir do tédio e da insignificância do cotidiano.
| | |
|
5/2/2006 | | |
12h42min | |
| Dani... não é por acaso que a gente se conheceu e que eu gosto tanto de você. Você escreve lindo! Sabe sobre o que escreve e sabe como colocar isso às pessoas e pessoas (certo?). Em se falando de orkut, concordo que funciona bem mal, mas para mim que somente tenho amigos e conhecidos reais em minha lista de amigos, é mais interessante ainda do que o msn. As mensagens ficam lá (a não ser que eu as apague)! Fotos, recados, testemunhos, acho tão interessante... Mas como tem gente ruim nesse mundo, ham? Que vem com papos sexuais ou surreais, como você mesma disse. E dá-lhes DELET. Ainda bem que temos essa opção... mas deveria ter também o botão de bloqueio, não é? Assim como para você, linda Dani... a internet me encanta! Descobri muita coisa través dela... cursos que realizei, workshop, filmes, peças teatrais, exposições... e muita pesquisa. Enfim... tem seus lados negativos sim, mas se os positivos não tivessem a força que tem, o que estaria eu fazendo se não digitando tudo isso?
| | [Leia outros Comentários de Lilian] |
|
6/2/2006 | | |
21h44min | |
| Você deixou passar muito bem o seu ceticismo e até um pouco de mau humor em relação ao orkut, aos usuários deste, bem como a internet. Eu pergunto: Vc não acha que a diversão também é válida? Ou vc acha que as coisas devem sempre ser levadas a ferro e fogo nos grupos. Vc tem mais de 300 amigos no Orkut... para que servem aquelas pessoas? Vc escreve bem, mas acho que não refletiu bem sobre o que falou.
| | |
|
8/2/2006 | | |
08h38min | |
| É óbvio que eu refleti muito antes de escrever. Até parece que alguém escreveria para uma publicação do porte do Digestivo sem pensar. Quer discordar de mim? Encontre um argumento melhor do que me considerar irresponsável ou inconsequente. Aos 39 anos de vida, 364 pessoas é um número pequeno. Incluem meus familiares, amigos, colaboradores de trabalho, alunos. Minha vida toda está no mundo real. É onde deve estar, é onde vivemos. Não existe vida virtual, o virtual é uma extensão do real – ou é ilusão. Enquanto os solitários procuram diversão na frente de computadores – o que não diminui a solidão de ninguém, porque não
substitui abraços, sorrisos, risadas, vozes amigas – a minha diversão sempre esteve e sempre estará no mundo real – cinema, jantares, festas – com pessoas de carne e osso, reais como eu. O Orkut é pobre diversão, só vale a pena com pessoas reais por trás das "figurinhas" adicionadas à lista de "meus amigos". Caso contrário é um mero "ghost in the shell"...
| | |
|
8/2/2006 | | |
14h43min | |
| Pois eu nao considero uma das minhas melhores amigas um "ghost". Inclusive, no Orkut, eu encontrei pessoas que tem muito mais a ver comigo do que muitos dos meus amigos de carne e osso. E, nao, eles nao sao irreais, eles sao bem verdadeiros. As comunidades me auxiliaram a achar pessoas que compartilham dos mesmos pensamentos que eu. E, assim, eu pude crescer em areas que sempre tive muito interesse mas 'as quais nao tinha acesso... Como grupos contra o racismo e organizoes contra a guerra. Todas as discussoes nessas comunidades me trouxeram um conhecimento enorme, me fizeram crescer e descobrir mais do mundo e de mim propria. Talvez, para voce, tudo que o Orkut poderia trazer de bom, ja' trouxe. Isso, porem, eh somente o seu ponto de vista. Se voce escolher achar que todo mundo que frequenta o Orkut so quer fazer propaganda de seus negocios ou arrumar uma fodinha para o final de semana, isso eh so' o seu mundo. Mas saiba que, pelo Orkut afora, tem gente que encontra muito mais do que isso.
| | |
|
9/2/2006 | | |
00h19min | |
| Como eu disse no meu artigo, existem pessoas boas e bem intencionadas pela internet também. E eu disse também que existem pessoas reais por trás dos nomes. A questão é diferenciar o joio do trigo mesmo. Fiz muitos amigos e contatos através da internet, mas não resumo o meu mundo à internet. E isso é que é importante, porque só a virtualidade não é o suficiente. O tempo irá dizer. Eu acredito que o Orkut, como muitos outros locais on-line, acabará tomado pelo lixo virtual – como já está sendo tomado mesmo.
| | |
|
10/2/2006 | | |
08h17min | |
| Compreensível seu pessimismo ante o Orkut, Dani. Não tenho a mesma experiência internética que vc, mas posso afirmar
que já pude presenciar dias melhores naquele site. Já houve debates interessantes, que além de nos trazerem informação, divertiam. Ainda existem, mas são microscópicos em relação a maciça quantidade de comunidades e fóruns absolutamente inúteis que só servem de palco para intrigas fúteis. Mantenho uma comunidade sobre a área automotiva que até hoje tem conseguido manter um bom nível de troca de informações e reunido pessoas sérias em torno do assunto. Embora pequena, é a minha
"menina dos olhos". Pois certa vez uma criatura atreveu-se a criar um daqueles infames joguinhos orkutianos e imediatamente foi rechaçada pelos demais membros. Isso evidencia a seriedade que nos une, ali. Ainda existe esperança. E esperança, também, de que um dia as crianças – tanto as menores quanto as maiores de 18 anos – enjoem-se do "brinquedo" e deixem o Orkut.
| | |
|
16/2/2006 | | |
12h45min | |
| Daniela, fiquei impressionado de forma positiva com sua exposição sóbria a respeito de relações humanas. Os indivíduos não conseguem lidar com suas neuroses, suas idiossincrasias pessoais na vida real, e acreditam que em sites de relacionamento vão encontrar pessoas perfeitas ou a solução de sua solidão. Quanta ilusão. Acesso a internet desde 1996 e já tive a oportunidade de conhecer "todo" tipo de gente e, como foi muito bem posto por você, pessoas são pessoas, só que no caso virtual há o agravante de que "todos são perfeitos". Isso me faz pensar em uma afirmação de que o ser humano adora ser enganado, adora curtir uma ilusão, caso contrário, não conseguirá ser feliz com a sua realidade. Parabéns pela exposição séria do assunto.
| | [Leia outros Comentários de Rogerio] |
|
17/2/2006 | | |
16h58min | |
| Realmente tem que ser muito ingenuo para achar que alguem eh perfeito, imagine soh todo mundo no orkut :) Mas dizer que a internet nao eh um meio real de se conhecer pessoas no mundo atual eh total alienacao... Inclusive, aqui pelos lados da america do norte, se diz que a forma mais segura de se conhecer alguem eh na internet (alem de pratica, afinal vc pode descartar de cara coisas que nao combinam com voce). Por experiencia propria, posso dizer que nunca achei meu marido uma pessoa perfeita e nem ele a eu, mas sim nos nos conhecemos na internet ha' 8 anos e temos um lindo filho de 7 anos. Vale tambem comentar que, morando fora ha' 12 anos, reencontrar meus amigos do Brasil foi uma das coisas mais emocionantes que a vida me trouxe. Deixe o pessimismo pra la'... A vida eh como voce a ve!
| | |
|
19/2/2006 | | |
00h37min | |
| Muito bem, eu a parabenizo, Karen, por teu feliz matrimônio e que isso tenha sido possível graças à Rede Mundial. Mas deixe-me esclarecer que alienação, como tu o disseste, refere-se a alguém obtuso, de visão estreita, que não tenha ponderado a respeito da emissão de uma opinião embasada em experiência pessoal e de observação de algumas dezenas de usuários. Quero chamar-lhe a atençao que expressei minha opinião a respeito do "conteúdo" dos ali presentes, pois, infelizmente, até que, algumas mal avisadas, consigam descobrir se o "Don Juan" é o que diz ser, poderá ter caido no conto do vigário ou ter alguns problemas.
O fato é que a exposição em excesso só satisfaz o ego de indivíduos que sentem a necessidade de serem vistos e, em segundo plano, serem encontrados ou localizados. Quero dizer-te que não ajo de forma pessimista, mas cautelosa e prudente, pois escancarar minha vida, a pessoas que nem imagino, não me agrada. "Sempre pensei que a vida fosse o que fazemos dela..."
| | [Leia outros Comentários de Rogerio] |
|
20/4/2006 | | |
12h06min | |
| Oi... achei bem interessante seu comentário... Eu me excluí do orkut justamente por achar uma coisa não necessária pra mim. Acho que a internet realmente têm coisas mais legais e interessantes para pesquisarmos. Esta febre de orkut está mais para falsidade do que outra coisa... No começo até eu fiquei viciada em ver pessoas do passado e etc. mas já passou e percebi que orkut é coisa de quem não têm mais o que fazer. Vc se expõe demais e á toa.
| | [Leia outros Comentários de Marina] |
|
6/5/2006 | | |
16h34min | |
| ola, eu ja' excluí contas de msn, orkut, e-mail e ja' criei outras nem sem o quanto, justamente por frustrações por causa da internet... entrava no orkut, msn e conversava com pessoas desconhecidas e ate' mesmo conhecidas e me apegava demais a essas pessoas, contava coisas da minha vida pra elas, ja' fiz amizades verdadeiras na internet mas tbm tive muitas decepcões, perdi meu emprego por causa da net, e agora ja' estou mais recuperado dessse vicio da net. um abraço pra vc e parabens pela materia. manda resposta pra mim, ta'?
| | [Leia outros Comentários de Galvan] |
|
2/7/2006 | | |
23h30min | |
| Maravilhoso esse texto! Como alguem consegue escrever algo tão bom de ser digerido pelos olhos? Encontrar textos como esse é bem difícil ultimamente! Parabéns, realmente! =D
| | |
|
28/8/2006 | | |
12h50min | |
| Interessante o texto, apesar de chover no molhado. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento já sabe que a internet nem sempre é o que parece. Logicamente, como "moça antenada" que é (e como fez questão de deixar claro em vosso texto), vc "ficou" no Orkut durante o "tempo necessário". Só acho que você se esqueceu de dar a devida importância justamente àquele encontro com o velho colega de escola, ou com aquele amigo que desapareceu há tempos. Isso pode ser secundário para você, garota antenada e atualizada que é, mas significa muito para uma boa parcela da população. Quando seu texto começa a cair no lugar comum da crônica (e da postura) brasileira, que é justamente criticar tudo sem propor "solução" alguma, aí desanimei. Infelizmente, sempre haverá divergências, assim o meu passatempo é e sempre será muito melhor do que o seu (e vice-versa). Vc não é blasé. É muito moderna. Abraço!
| | [Leia outros Comentários de harley] |
|
13/9/2006 | | |
09h42min | |
| Seu texto está ótimo. Concordo 100% com você: Orkut é para que não tem o que fazer. Para mim é para pessoas vazias... pessoas que poderiam fazer outras coisas mais úteis, como ajudar o próximo e não tentar "ver o passado" ou preocupar-se em criar laços amorosos, dicussões inúteis etc. Aliás vc foi perfeita nesta parte do texto. Parabéns por se mostrar uma pessoa esclarecida quanto à internet e ao Orkut. Um abraço sincero!
| | [Leia outros Comentários de alex] |
|
15/9/2006 | | |
15h14min | |
| Daniela, depois de ler as críticas negativas que alguns escreveram aqui, concluo: eles não compreenderam sua reflexão. Parabéns pelo texto!
| | [Leia outros Comentários de Aline] |
|
17/9/2006 | | |
20h28min | |
| Gostei muito do que tu escreveu. É verdade, tudo isso. Eu estava no Orkut e saí, por causa das pessoas. Vou entrar no Orkut de novo pois, agora, terei com quem falar: pessoas que conheço estão lá. No Orkut, as pessoas te ignoram por tu não ter foto ou não estar lá atrás de homem... Nunca era adicionada nas comunidades em que entrava. Vou passar a freqüentar este site.
| | |
|
19/9/2006 | | |
16h14min | |
| Como eu sou usuário do Orkut, uso-o para comunicação com alunos e amigos, não me importo em receber novos amigos que ainda não conheço, porque pessoalmente não estou em todos os lugares, mas tenho certeza de que meu caráter e conhecimento tornaria aquela pessoa um novo amigo. Também uso o Orkut para trabalho pois tenho uma comunidade de Excel para a troca de ideias. E foi pelo Orkut que descobri amigos virtuais, há meses mantendo contado, o que os torna da família, e sua falta me faria sofrer muito. Estou há 5 anos com um site que era do tempo do HPG, e que o mantenho apenas porque gosto de ervas medicinais. Sou contra condenar a tecnologia da Internet em todos os sentidos, visto que algum fruto ela propicia; alguém sempre terá satisfação e algum desejo realizado. Parabéns pelo teu ponto de vista, mas pelo meu, espero que o Orkut nunca mais acabe porque ainda tem pessoas de coração...
| | |
|
19/9/2006 | | |
16h53min | |
| Concordo quando diz que perdeu a graça! Eu, como a maioria das pessoas, já fui viciada no tal do Orkut... Fiz o meu cadastro e não parava de encontrar pessoas da minha infância, familiares que estão longe e até reatei amizades distantes pelo site. Até hoje encontro, porém... O que acho muito mal no orkut são as mulheres/homens vulgares, que ficam mandando scrap maldoso para seu namorado(a) querendo acabar com a sua vida amorosa. Fora as pessoas invejosas que ficam xingando através de scraps... Isso é muito ruim! Outra coisa muito ruim são os inumeros vírus e clonagens... Como não temos como banir essas coisas, acabamos abandonando nosso perfil, pois, o Orkut virou, de certa forma, baixaria... Fez perder a graça!
| | [Leia outros Comentários de Mariana] |
|
5/10/2006 | | |
13h41min | |
| É engraçado!
No início era até legal... Era "cool"... Quase ninguém tinha e isso era que dava realmente a graça, saber que estávamos em um grupo restrito. Que, aliás, não passa também de pura infantilidade de nossa parte... rsrs
Mas de qualquer forma, essa exposição e vulgarização das informações, se tornou algo tão popular como piercing no umbigo na praia, clichê.
Fechei meu perfil e abri no Myspace porque não aguentava mais aquele ciclo de "amigos" sempre mandando mensagens inúteis, das quais, estou sobrevivendo muito bem.
Acho que é necessária a exclusão do perfil. Você ficar do lado de fora e avaliar a real necessidade e utilidade dessa comunidade virtual.
Putz... Você começa vendo um fulaninho que não via há anos e aquele outro e a outra que está casado e tal tal tal... Pô, meu intuito nunca foi - nem é - ficar bisbilhotando nem ser bisbilhotada. O intuito era apenas compartilhar cultura, informação e sentimento. E, sinceramente, o Orkut se tornou uma central de fofoca.
| | |
|
20/10/2006 | | |
13h27min | |
| Daniela, você está com a razão. O Orkut não passa de uma ferramenta passageira que pode trazer alguns auxilios, mas tende a ser um mero reflexo do mundo real, incapaz de satisfazer os nossos desejos mais preementes e verdadeiros. Se quisermos participar de debates interessantes, que sirvam para ampliar nosso conhecimento e tornar a nossa vida mais rica, dificilmente será no Orkut que encontraremos isso. Se não estiver ancorado no mundo real, como você bem coloca, o Orkut não passará de uma sombra, caverna de Platão, onde muitos internautas tendem a perder tempo e difundir para milhares de pessoas suas indiossicrasias. Sintetizando: o orkut é uma ferramenta um pouco vantajosa para aqueles que sabem filtrar seus contatos e buscam reencontrar velhos amigos e um grande lixo virtual, palco de fofocas e de desocupados, para aqueles que nas horas de solidão preferem perder tempo na internet ao invés de ler um bom livro ou fazer qualquer coisa mais útil.
| | [Leia outros Comentários de Diogo] |
|
29/11/2006 | | |
12h30min | |
| Daniela, é preciso realmente se aportar ao Conhecimento para dominar a Vida dentro ou fora do Real. Adorei ler o seu artigo. Texto leve, sério e bem abrangente. Até outubro de 2006, não tinha "profile" no orkut. Hoje tenho satisfações "pastiche" nas relações humanas, em todos os meios e canais de comunicação existentes no universo on-line e nas ruas da minha cidade. Uso a tecnologia somente no sentido prático, sobrevivendo da pesquisa diária. Afinal, vivemos na era pós-moderna. Guardo ainda uma enorme repugnação a este tédio tecnológico, gerador de "lixo virtual", bem como de todo o lixo cultural presente às nossas lentes...
Portanto, discernir e digerir é muito mais importante do que consumir em tempos de internet!
Um Forte Abraço
| | |
|
26/8/2008 | | |
08h36min | |
| Dani, como tudo no mundo, a internet tem seu lado bom e seu lado ruim, depende do ponto de vista. Depois que entrei no Orkut encontrei muitas pessoas com quem eu jamais teria contato novamente, e isso foi muito bom pra mim, assim como para as outras pessoas que também me encontraram lá. Respeito a sua opnião, mas, para mim, o Orkut é perfeito!
| | |
|
7/5/2009 | | |
10h16min | |
| Já estamos em 2009 e desde que escrevi aqui sobre o assunto o Orkut continua bombando. Cada vez mais útil, no meu ponto de vista, porque agora temos comunidades de Corel, Photoshop e tanto material educativo. Sem contar naquelas comunidades onde você vai pedir dicas de Windows e outros que ajudam a resolver problemas... Uma coisa é certa, tecnologia do computador é para quem gosta de pensar e tem paciência. É como estudar para o resto da vida, sempre tem novidade e você sempre tem que pensar e sempre tem desafio... Nenhum lugar tem isso de forma dinâmica e animada como nesta tecnologia. Orkut é so mais uma entre tantas ideias que permitem a pessoas comuns (se) expor sem pagar muita taxa... Parabéns ao Google por ser genial em tudo que faz. Se você não curte Orkut, compre um BIP e aguarde os recados!
| | |