A terra das oportunidades | Marcelo Maroldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Sugestoões para o estudo do Bhagavad-Gitá de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Terceira Margem - Pensando o carnaval na academia de Vários Autores pela Ufrj (2006)
>>> A sabedoria dos Upanixades de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco de Linda Rottemberg pela Hsm (2015)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Paulus (2009)
>>> Reencarnação de Annie Besant pela Pensamento (1991)
>>> Dharma de Annie Besant pela Pensamento
>>> Os mestres de Annie Besant pela Pensamento
>>> Formalismo e Tradição Moderna - o problema da arte na crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Edusp (1974)
>>> Do recinto externo ao santuário interno de Annie Besant pela Pensamento (1990)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Abril (1978)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Ciranda Cultural
>>> Saudades do Carnaval - introução à crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Forense (1972)
>>> Marília de Dirceu de Tomaz Antonio Gonzaga pela Ciranda Cultural
>>> Preparação e trabalho do iniciado de Dion Fortune pela Pensamento
>>> Janelas Da Mente: 12 Historias Sobre Os Transtornos Da Vida Moderna de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Globo Livros (2017)
>>> As ordens esotéricas e seu trabalho de Dion Fortune pela Pensamento (1987)
>>> O Ateneu de Raul Pompéia pela Ciranda Cultural
>>> O Reizinho Da Casa de Gustavo Teixeira pela Best Seller (2023)
>>> Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Ciranda Cultural
>>> A doutrina cósmica de Dion Fortune pela Pensamento (1990)
>>> Brahmavidyã de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Netuno de Patricia Morimando pela Pensamento (1992)
>>> Barron's Regents Exams And Answers - Algebra 2/trigonometry de Meg Clemens, Glenn Clemens pela Barron's Educational Series (2011)
>>> E. A. Wallis Budge de A religião Egípcia pela Cultrix/Pensamento (1983)
COLUNAS

Quinta-feira, 10/8/2006
A terra das oportunidades
Marcelo Maroldi
+ de 12600 Acessos
+ 7 Comentário(s)

A terra das oportunidades. São Paulo é a terra das oportunidades! (Quase) Todo mundo diz isso, não é verdade? Até a televisão diz isso, às vezes. Aliás, ontem mesmo um amigo meu me disse isso. Ele até tinha algo melhor a me dizer, mas optou pelo chavão mesmo, acho que foi mais fácil. Quem diz isso pode nem acreditar nessa afirmação, mas diz. Sempre. E de novo. E mais uma vez. Não está muito bem na metrópole, mas diz. Quer voltar, mas não pode, seria a aceitação da derrota. É aquela sensação inconsciente de que, se eles estão na terra das oportunidades e fracassam (ou não exatamente venceram como gostariam de tê-lo feito), eles jamais deverão passar essa imagem para os outros. É a terra das oportunidades, onde "se vence na vida", portanto, eu também venci. E o que você está esperando que não veio pra cá?

No dia anterior a frase do meu amigo, havia assistido na GNT o programa Me poupe (segunda, 22hs), bastante interessante, aliás. Nele, havia um careca que tinha um excelente emprego em uma multinacional, provavelmente em nível de diretoria, gerência, algo assim, e que decidiu, durante sua lua-de-mel, que não voltaria mais para a empresa. Chega! Lá eu não volto mais. Abriu um café numa região da cidade de que gostava muito e hoje ganha metade do que ganhava na multinacional, mas exibe um sorriso que me deu uma inveja tremenda. Pecaminosamente, invejei aquele careca feliz. O bolso mais vazio, o coração mais cheio. Eu fiquei pensando naquilo, e na bendita terra das oportunidades. Estive pensando em uma coisa que um ex-colunista do Digestivo Cultural certa vez escreveu por aqui, eu lembro. Disse o tal colunista que uma das coisas que ele mais gostava na terra das oportunidades eram os restaurantes, e que ele ia jantar fora de casa pelo menos três vezes por semana. Restaurante chinês, japonês, árabe, coreano, sei lá... Cara de sorte, gasta em jantares o que metade da população não ganha no mês. Terra das oportunidades. É, oportunidades...

Já que eu estava lembrando de todo mundo mesmo e uma coisa puxa a outra, recordei o que me disse neste mesmo dia um outro amigo meu. Disse ele que queria paz, queria uma vida sossegada no interior e que não precisava de dinheiro, não de muito, apenas o suficiente para ter alguns poucos confortos. Terra das oportunidades? Não, obrigado. Eu não preciso de muito, as oportunidades que tenho já me servem.

Que diabos as pessoas entendem por oportunidades? Oportunidade de ter dinheiro?, de ter cultura?, de ir a famosas casas noturnas?, de fazer compras?, de terem maior liberdade sexual sem represália?, de ter o que, afinal? Ou é tudo isso? Ou não é nada disso? Infelizmente, quando falamos de oportunidade nesse país pobre, falamos de uma oportunidade de emprego (e nem precisa ser bom), basicamente. É a isso que se refere a famosa expressão terra das oportunidades. Mas, de modo geral, o que é uma terra de oportunidades? O que se encontra nela? Como ela se torna de oportunidade para uns e para outros não?

Depois disso, descobri que eu não sei o que é uma terra de oportunidades e que todas as oportunidades que apareceram até hoje em minha vida eu mesmo garimpei e sozinho as encontrei, longe de qualquer terra. E que de quase todos os meus amigos que moram na famosa terra das oportunidades, nenhum deles nunca visitou nenhum dos museus da cidade, por exemplo. Creio que eles nem saibam onde eles estão. A terra das oportunidades para eles se tornou o lugar onde se arruma o dinheiro com o qual se compra um bom carro, uma boa casa e te leva pra jantar três vezes por semana. Isso é oportunidade para a grande maioria. Quase que de modo absoluto, a felicidade das pessoas tem uma relação íntima com o dinheiro que elas ganham. É claro que ninguém admite isso, mas assim o é, de fato. Uma pesquisa de uma universidade prestigiada descobriu que, entre uma população pobre, a felicidade tem um fortíssimo relacionamento com o dinheiro, mas que depois que esta população melhora de condição financeira, esta relação começa a ficar estremecida. Isto é, quando se tem pouco dinheiro, tem-se a idéia de que é ele que te trará felicidade, mas quando já se o tem, vê-se que o buraco é mais embaixo.

Uma coisa que todo mundo sempre esquece é da oportunidade de se tornar uma pessoa melhor. Essa é a oportunidade mais desperdiçada em todos os tempos na história humana. A oportunidade de ler mais livros, de assistir mais filmes, de dizer mais obrigados, eu te amo e como vai? A oportunidade de ajudar quem precisa, de se dedicar mais aos estudos, de fazer um trabalho melhor na sua empresa. E para quem acredita em Deus, a oportunidade de se aproximar mais dele. Se São Paulo é o centro econômico do nosso país e que produz riquezas e gera empregos, isso é verdade. Muitos enriquecem aqui? É verdade. Muitos se tornam famosos aqui? É verdade. Muitos adquirem educação e cultura aqui? É verdade... Tudo isso é verdade, senhores. Eu apenas não consigo entender como 90% dos seus habitantes não têm nenhum acesso a nada disso e esta terra ainda continua sendo chamada de a terra das oportunidades.

Marcelo Maroldi
São Carlos, 10/8/2006

Mais Marcelo Maroldi
Mais Acessadas de Marcelo Maroldi em 2006
01. Receita para se esquecer um grande amor - 3/8/2006
02. A crise dos 28 - 30/1/2006
03. Dos amores possíveis - 20/3/2006
04. A educação atual de nossas crianças - 27/2/2006
05. Novos escritores? Onde? - 25/5/2006


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/8/2006
22h35min
Deu na TV: Sampa e Rio são duas das cidades mais caras do mundo pra se viver. Engraçado ler isso sobre um país em que ainda tem uma galera morrendo de fome. O Lula pode ter feito muuuita m..., mas tava certíssimo quando disse ser um absurdo ter que ter como prioridade que todos os cidadãos possam se alimentar três vezes ao dia. Este é o nosso país de oportunidades. A gente se fala. bjin
[Leia outros Comentários de Ana Claudia]
10/8/2006
11h52min
Marcelo, realmente, quando se fala em oportunidade, se pensa logo em emprego. Ou, melhor dizendo, trabalho. Mas é a situação do país que colocou isso no inconsciente da população. E é a pura verdade, também, que poucos são aqueles que vêem os grandes centros econômicos como grandes centros culturais. E essas são as verdadeiras oportunidades. Uma feira de livro, sessões de filmes clássicos a preços populares, sebos, museus, bibliotecas, teatros, enfim, uma infinidade de coisas. É isso que temos de aproveitar.
[Leia outros Comentários de Rafael Rodrigues]
11/8/2006
15h32min
Oi, Marcelo, talvez fosse melhor completar o título da crônica "A Terra de Caras Oportunidades", um ingresso para visitar o MASP custa 15 reais, será que a maioria da população pode dispor desse dinheiro para aprimorar sua cultura pessoal? Ótimo texto: como de costume, retrata muito dos seus valores e da sua sensibilidade.
[Leia outros Comentários de Iza Sconza]
14/8/2006
18h42min
Marcelo, concordo com a Iza. São Paulo é a terra das oportunidades caras. Eu gosto da cidade, tenho bons amigos lá, mas posso lhe adiantar: boa parte dos meus amigos não têm emprego na “terra das oportunidades”, pelo contrário, vivem de trabalho informal e free (leia-se, jornalistas). É uma cidade com muitas opções culturais, sim, mas para quem pode pagar. Tudo é muito caro e, ao compararmos com o Rio, ainda encontraremos preços bem melhores aqui na cidade nem tanto mais maravilhosa... Agora quanto a ir para o interior e ter uma vidinha simples. É a minha cara! Oportunidade para ser uma pessoa melhor; de dizer mais obrigados; eu te amo e como vai ou até de se aproximar de Deus, só mesmo quando a vida lhe apresenta algum infortúnio. Poucos o fazem naturalmente. Beijins... Elaine Paiva
[Leia outros Comentários de Elaine Paiva]
17/8/2006
13h36min
Marcelo, meus parabéns. Adorei ler isso: "Cara de sorte, gasta em jantares o que metade da população não ganha no mês. Terra das oportunidades. É, oportunidades..." lembro de ter lido algo assim tb. Um beijo, Ana Luiza
[Leia outros Comentários de ana luiza]
24/8/2006
14h17min
Oi, Marcelo! De minha parte eu só quero morar em Florianópolis, de frente para o mar (e nem precisa ser em apartamento de luxo, não; pode ser uma casinha mesmo). Um abraço do Daubi
[Leia outros Comentários de Daubi]
24/8/2006
16h56min
Marcelo, lhe dou nota mil pela sua redação. Oportunidade, para mim, significa o dever que um pais tem de prover aos residentes o direito de adequação social. Sim, São Paulo e Rio oferecem estas oportunidades, e por esta razão muitos artistas mudam pra lá. Porém, há muitas formas de se usufruir das oportunidades já geradas pelos prefeitos municipais, que estao ligadas à educação, arte, pintura, e vários cursos que profissionalizam as pessoas na cidade delas. Vá à Prefeitura de sua cidade e pergunte os cursos grátis que eles têm! É importante ser bom em alguma coisa pra poder vencer. A maioria das poessoas que reclamam não levaram a sério ser bom em alguma coisa. Se você for bom, você será importante. Não cortem o caminho - Parem de sonhar. Use os olhos e veja ao seu redor o que falta, crie idéias, fale delas. Se dedique a um aprendizado mais profissionalizante do que "nada". Há mil oportunidades de se aprender algo, e então dar a você mesmo a oportunidade de ser quem você poderá ser.
[Leia outros Comentários de Milton Laene Araujo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aprenda a Escrever Pratique, Apague e Recomece!-i Learn To...
Impala
Impala



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)



Ivone A Menina dos Olhos Escuros
Eunice Serôa da Motta e M. Penalva
Estrela Branca
(1990)



Tributo A Jônio Tavares Ferreira De Salles
Elma Sant'ana
Alcance
(2016)



Aprendizagem Matemática 7 - Atividades
Obra Coletiva
Sm
(2019)



Contabilidade Gerencial
Carl S. Warren
Pioneira
(2001)



Revista Piauí 63
Piauí 63
Companhia Das Letras



Bastiana Vai a Luta
Ivan Jaf
Memorias Futuras
(1987)



Guia de los Pueblos Malditos Españoles
Juan G Atienza
Arín
(1985)



Organização escolar: perspectivas e enfoques
Marcia Andreia Garcia
Ibpex
(2011)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês