COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
22/9/2006 | | |
06h45min | |
| E como tudo que você escreveu é a mais pura verdade, os jornalistas não lerão este texto. Muito bom, Julio!
| | |
|
22/9/2006 | | |
09h05min | |
| jornalistas podem não ler esse texto, mas estudantes de jornalismo já o leram... (rs) muito bom!
| | |
|
22/9/2006 | | |
14h33min | |
| Eu sou jornalista, já li, adorei e dei muita risada. Primeiro porque sei que tem jornalista que é tudo isso mesmo que o Júlio falou e que se resume a uma casca que sai nas fotos com cara de conteúdo, mas não tem conteúdo algum. Muitos são blogueiros e povoam as redações. E é lógico que, como em toda profissão, tem também os jornalistas com conteúdo, talvez algum tenha blog, mas isso não faz a mínima diferença. O que interessa não é o veículo, é o conteúdo.
| | |
|
22/9/2006 | | |
16h58min | |
| Julio: E o blog do Reinaldo Azevedo? Não funciona???
| | |
|
22/9/2006 | | |
17h25min | |
| Julio, me responda: virou espião de redação? Nunca li tanta realidade num único artigo. Parabéns! (Sorry, mas como uma jornalista, aprendiz na arte de blogar, vou ter que linká-lo no meu blog...)
| | [Leia outros Comentários de Ceila] |
|
22/9/2006 | | |
17h35min | |
| Jornalistas não leram o seu texto, mas quem gosta do bom jornalismo, sim.
| | [Leia outros Comentários de Alan ] |
|
22/9/2006 | | |
17h36min | |
| É principalmente porque jornalistas são ARROGANTES, não são?
| | [Leia outros Comentários de Vitória] |
|
22/9/2006 | | |
18h05min | |
| O veículo não só importa, como determina. O conteúdo é, sim, o mais importante, mas se vier desprovido de citações lincadas, nada feito! Blog que é blog linca abrindo uma nova página... uma questão de autopreservação não é mesmo, Julio?
| | |
|
22/9/2006 | | |
18h28min | |
| Sou radialista, infelizmente não sou jornalista diplomada, mas se não for ofensa, tenho alma de jornalista. Mas, olha, seu texto é muito claro no que diz respeito à hostilidade que tinha o jornalista para com a Web. Vivemos em mundos "real" e "virtual" que, por vezes, se confundem. Lembro-me de uma palestra onde Paulo Henrique Amorim disse que a internet era uma grande ferramenta e que o jornalista deveria conviver, aprender e aceitar e, não, temer... Mas, muitas vezes, os jornalistas são arrogantes e acham que sabem tudo, que sabem demais, e não se abrem para aprender... pois, os blogs estão aí... Um abraço!
| | |
|
22/9/2006 | | |
18h31min | |
| Vanice,
vou ser então mais clara, não devo ter sido, no meu comentário: onde se lê que o veículo não importa, leia-se: qualquer que seja o veículo, o mais importante é o conteúdo que ele veicula. Não entrei na discussão se ele linca ou não linca.
Agora para todos, não só para Vanice, para continuar deixando o comentário claro: o que acho periogoso nessas discussões é que o assunto principal do artigo se desvirtue e que comece uma generalização e uma malhação desta ou daquela classe de profissionais. Do tipo: os jornalistas são arrogantes, os jornalistas lerão e não compreenderão, os jornalistas são feios, sujos e malvados. Há jornalistas analfabetos, ridículos, amarelos, cabeludos, carecas, qualquer adjetivo que queira se dar. Assim como há jornalistas muito bons, bonitos, cheirosos, educados. O mesmo se dá com advogados, engenheiros, pipoqueiros, etc., etc.
| | |
|
22/9/2006 | | |
19h28min | |
| Você tem toda a razão numa coisa: o que tem de jornalista aí que tem blog porque "tem que ter" não é brincadeira... Gosto muito dos colunistas da Folha, p.ex, mas aquilo não tem nada de blog (basta olhar a caixa de comentarios do Josias)... Abraço!
| | [Leia outros Comentários de Celinho] |
|
23/9/2006 | | |
11h35min | |
| Esse lance de linkar a concorrência é verdade. Eu adoto uma regra no meu blog: não falo do que já foi falado com exaustão. Se acho que é importante, vou lá e dou o link onde já tem tudo explicadinho. Falar a mesma coisa de novo é um gasto de energia, no meu ponto de vista. Mas bem interessante o texto. Vou encaminhar prum colega q tá fazendo mono sobre blogs. Abraço.
| | |
|
23/9/2006 | | |
23h13min | |
| Adriana: o que Julio trata em seu artigo é sobre a capacidade do jornalista adaptar-se ao veículo Internet no seu formato Blog ou seja: "O veículo não só importa, como determina. O conteúdo é, sim, o mais importante, mas se vier desprovido de citações lincadas, nada feito!" Sem adjetivos, apenas constatações.
| | |
|
25/9/2006 | | |
12h44min | |
| Julio - perfeito, perfeito! Jornalistas aqui ainda reclamam do Word. Abçs!
| | |
|
25/9/2006 | | |
12h59min | |
| Pior é aquele que monta um blog mas não permite comentários de seus leitores. "O grande problema para os jornalistas é que, na internet, os leitores estão presentes em carne e osso. Quem colocou eles lá? Eles estão atrapalhando! Sai, sai...' Mandam e-mail, 'enchem o saco' nos comentários ('tem de monitorar toda hora...')". Um abraço.
| | |
|
26/9/2006 | | |
02h03min | |
| Vivemos uma realidade dentro de muitas redações em que os jornalistas mal conseguem usar e-mail. É um verdadeiro mistério para muitos a diferença entre site e correio eletrônico. Mesmo nas grandes, como a d'O Globo, alguém confundiu internet com jornal impresso e bolou uma forma impossível de web. O problema não é o blog (ainda), é a base da coisa toda. Sem saber o feijão-com-arroz da rede, fica complicado partir para o jornalismo eletrônico. Seu texto tá ótimo, será distribuído entre alguns colegas. Abraço.
| | |
|
28/9/2006 | | |
19h15min | |
| Ia ganhar dez, nota dez, mas no quesito finalização deu uma escorregada.
"blog por dinheiro, e só por dinheiro, é uma contradição em termos"
Não concordo. Seria certo dez anos atrás, hoje todo grande blog visa dinheiro, ao menos no exterior. No Brasil há poucos ProBloggers (A rigor nenhum) mas isso também está mudando.
De resto a análise está perfeita. Os leitores reais são mesmo muito mais assustadores do que apenas números em um relatório do IVC.
| | [Leia outros Comentários de cardoso] |
|
29/9/2006 | | |
18h14min | |
| É por essas e por outras que estou convencido de que não precisamos mais da "grande imprensa". Eles realemente estão com dificuldades de sair da Era Industrial para a Era da Informação... Gostei do Texto :-)
| | |
|
30/9/2006 | | |
15h14min | |
| Tenho certeza de que os blogs vão acabar roubando o emprego de muito jornalista, ainda que não tenham esse propósito. Chegou a hora de aprender a ceder o controle para manter a credibilidade. E eles ainda acham que informação é poder, só que informação hoje não é mais exclusiva à imprensa. Basta ver que um fulaninho qualquer começa um blog lá no meio do Iraque e tem mais crédito do que a CNN na cobertura de uma guerra. As empresas também precisam começar a mudar o jeito como pensam comunicação. Assim como o jornalista não tem mais controle sobre o que comunica, as assessorias de imprensa não têm mais acesso único aos editores e grandes veículos. É a arte de aprender a falar, a conversar diretamente com o público, com quem consome (notícia ou produto). Parabéns pelo texto!!!
| | [Leia outros Comentários de Thiane] |
|
2/10/2006 | | |
17h43min | |
| Julio, muito bacana o seu artigo. Só discordo das vezes em que você tenta definir os blogs. Eles são indefiníveis, sem regras. Existem blogs igualmente excelentes com propostas absolutamente díspares. De jornalistas e não-jornalistas...
| | [Leia outros Comentários de Cássia] |
|
3/10/2006 | | |
17h04min | |
| Muito bom seu texto, parabéns. Como uma dentista que virou blogueira e que agora faz jornalismo, afirmo que luto todos os dias contra a retórica ultrapassada dos "papas" das escolas de comunicação.
Quem dita as normas é quem consome, e não quem produz.
| | |
|
4/10/2006 | | |
18h32min | |
| Caro Julio, parabéns por mais um texto obrigatório. O que percebo, até como jornalista que sou, é que a notícia, hoje, se tornou uma commodity. Num exercício de futurologia, creio que em breve teremos algumas agências noticiosas que venderão pacotes com relatos dos fatos. O resto, a diferenciação de cada veículo, virá da análise, da interpretação. Claro, há várias formas de ver um fato. Mas existe a verdade factual, não tenho dúvida: e o relato dela, a notícia, será uma commodity. Aliás, você e o Digestivo, juntamente com o BlueBus, foram um dos primeiros a perceber isso, investindo na interpretação própria, no conteúdo diferenciado. Creio que foram os primeiros blogs da web brasileira, ainda que não soubéssemos ainda que isso existia...
| | |
|
5/10/2006 | | |
10h59min | |
| Pior são aqueles que dizem, "dessa água jamais beberei". Terão que engolir o orgulho e entrar na onda.
| | |
|
11/11/2006 | | |
02h06min | |
| Meu amigo, oh, como você tem razão. Sou jornalista e um verdadeiro nabo... Felicito-o pelo conteúdo e pela forma da sua prosa. Vale a pena lê-lo.
| | |
|
25/1/2007 | | |
02h17min | |
| Lindo, real, firme. Viva a onda da internet, com suas múltiplas vozes, as páginas cheias de comentários, os jornalistas perdidos porque não têm a menor noção de surfe.
| | |
|
28/2/2007 | | |
15h54min | |
| ótimo texto, julio. apenas uma correçãozinha: se não me engano, o blogger existe desde 1999, mas com certeza desde antes de 2001. digo isso porque tive um blog lá em 2000, junto com a primeira leva de blogueiros que descobriram a nova ferramenta. e, ah, sou jornalista.
| | |
|
18/6/2007 | | |
16h21min | |
| Jornalistas lêem blogs, lêem este texto, escrevem blogs, etc. Mas jornalistas também estão apegados às estruturas atuais de mercado em termos de distribuição de conteúdo. Também preocupados em melhor servir ao seu público, sim senhor, conquanto muitos ainda estejam apegados aos seus pedestais. Mas quero crer que os leitores do Julio já passaram desta fase e não vão querer perder seu tempo só apedrejando jornalistas. Fato é que a Web só agora começa a chacoalhar as estruturas estabelecidas e, no caso brasileiro, ainda são incipientes os recursos orientados exclusivamente para a Web e, sim ProBloggers são avis rara. Mas só porque uma mudança demora a acontecer, não quer dizer que ela não vá acontecer... e tem gente apostando sério nisso...
| | |
|
2/2/2009 | | |
14h42min | |
| Concordo em inúmeros pontos da coluna. Acho mesmo que o jornalista acredita ser superior a todos os novos conceitos da atualidade. Acontece que, nós, que somos da nova geração de jornalistas, ficamos no meio termo entre os antiweb e os vencidos pela web. Somos aqueles que gostariam de fazer à moda antiga mas sabemos que no formato atual as coisas fluem mais rápido! Obrigada pelos esclarecimentos que você colocou no espaço, foram de grande valia. Abraços, Luciana Meningue
| | |
|
11/10/2010 | | |
00h22min | |
| É uma verdade que jornalistas não conhecem a tecnologia, mas o tecnólogos também não possuem a arte de escrever. De qualquer forma, creio que os jornalistas têm um papel fundamental na nova Web 2.0 e no marketing digital. A habilidade e a técnica serão muito úteis, para ajudar marcas a proverem conteúdo para seus clientes.
| | |
|
28/11/2010 | | |
02h57min | |
| Assino embaixo deste post!!!
| | [Leia outros Comentários de Roberto] |