COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
20/9/2007 | | |
00h44min | |
| Diogo, espero que nenhum atendente de telemarketing venha estar lendo a sua coluna. Se isso acontecer, eles com certeza vão estar procurando seu telefone, para estar te ligando e estar reclamando de todas as verdades que você disse! hahaha Abraço!
| | |
|
20/9/2007 | | |
12h49min | |
| Muito bom o texto, Diogo! Eu também já criei asco desse pessoal de telem[arggh!]eting, que me liga pelo menos 1X por semana pra encherem o saco.
Por outro lado, eles me oferecem a única oportunidade de ser estúpido sem sentir remorso...
Eles que liguem heheheh...
| | [Leia outros Comentários de Werner] |
|
20/9/2007 | | |
14h53min | |
| Concordo com sua posição: a melhor saída é ser mais mal educado do que os que te atendem. Tratá-los com a mesma ironia estúpida, algo como: "estou há cinco dias sem sinal da TV a cabo, por falta do cabo, você acha isso coerente?".
"Provavelmente a pessoa responderia: "não sei lhe responder senhor, não sou da área técnica".
E eu retrucaria: "também não técnico senhorita, mas consigo contar cinco dias, se você não consegue começo a ficar preocupado com o futuro de sua empresa".
O telemarketing é o efeito colateral da agilidade da informação.
| | |
|
20/9/2007 | | |
18h41min | |
| Diogo descreveu com absoluta clareza esse drama do nosso dia-a-dia. Parecia a biografia da minha vida! rs
Quantas pessoas não passaram por essa situação patética? Desligaram na cara do meu pai uma vez, quando ele estava certíssimo, eu liguei de novo, falei um monte, xinguei, aí resolveram meu problema finalmente e com toda a simpatia. A palavra mágica para essa gente limitada é: CANCELAR. Eles ficam loucos, querem o suicídio, mas não querem ouvir essa palavra. Fazem de tudo, são simpáticos, até que se cai no velho golpe. Eu não caio mais!
Parabén Diogo pelo belo texto e clareza!
Abração,
Tatiana Cavalcanti
| | |
|
21/9/2007 | | |
12h00min | |
| Tentei colocar em palavras o sentimento que temos ao receber uma ligação de telemarketing. Acreditem ou não, eu recebi várias ligações de telemarketing enquanto escrevia esta coluna. E eu deixava o operador falar sem parar para ver se eu conseguia algo novo para o texto, para que eles me dessem ainda mais munição. O resultado desta "pesquisa" é que alguns trechos desta coluna foram salpicados com o teor destas ligações, que me faziam lembrar dos tristes "Josefa Days". Mesmo assim, enquanto o telemarketeiro falava que eu receberia "uma série de vantagens e serviços", eu não podia esconder que estava achando graça da ironia daquela situação. Eles estavam avalizando tudo o que eu escrevia. Obrigado pelos comentários.
| | |
|
21/9/2007 | | |
18h01min | |
| Belo texto. Concordo plenamente. Tem um outro agravante: diversas vezes eles dizem que a ligação será gravada por motivos de segurança. Só que, quando o problema é da empresa e você já está ligando na central pela enésima vez, eles não recorrem ao que já foi gravado, somente quando é do interesse da S.A. E não tem muito o que fazer. Sites, rótulos de produtos - seja lá o que for - apenas informam os telefones do SAC. Ou seja, ou passamos ou passamos pela bateria de telefonistas maltreinados. E, do jeito que as coisas vão, só vai piorar. Vejo um capitalismo futuro com empresas que dá pra contar nas mãos. 2 ou 3 grupos por segmento - no máximo. Me dá desespero ver uma Unilever entrando EM TODOS OS SEGMENTOS DE NEGÓCIOS: limpeza, sorvetes, comidinhas, doces, etc... Com a telefonia fixa também é assim (dane-se que um dia foi uma única estatal). A Telefonica faz o que quer. Te cobra errado, te põe no pau porque vc. não pagou a conta que nem deveria ter recebido... Enfim, será a ditadura.
| | |
|
22/9/2007 | | |
11h07min | |
| Recitem o poema "No meio do caminho" do nosso querido Drummond em latim! Eles ficam apavorados, talvez pensando que é um canto de orixá ou uma manobra para que eles desliguem mesmo. O bom é que sempre resolve, não precisa de pronúncia perfeita, é curtinho e eles devem ficar furiosos por não conseguirem falar.
| | [Leia outros Comentários de Pablo] |
|
22/9/2007 | | |
23h38min | |
| Diogo,
Parabéns! Muito bom mesmo o seu texto. Você desabafou o que muita gente sente. Felizmente não precisamos passar por esa tortura todos os dias. Mas o pior ainda é o efeito desse gerundismo que saiu do telemarketing e se espalhou como água. Até nas universidades ouvimos esta praga o tempo todo: dos professores aos faxineiros e até em trabalhos acadêmicos escritos! Será que isso tem salvação?
| | |
|
23/9/2007 | | |
13h19min | |
| Legal o seu texto, você abordou os vários lados da questão. Às vezes tenho a impressão de que eles tem um contador de tempo atrelado ao telefone. Fazem mais questão de te segurar do que vender o próprio peixe.
Agora, experimente precisar deles!
| | |
|
24/9/2007 | | |
09h20min | |
| Tenho um colega que saiu com uma muito boa: assim que percebeu se tratar de uma ligação de um telemarketing, ele disse para a moça, com uma voz bem sacana, que está ocupado no momento, mas pede para ela dar o telefone da casa dela que, mais tarde, quando ela estiver relaxada e mais à vontade, ele ligará de volta, quando então poderão “conversar mais”... (eu fiz isso e funciona!). As atendentes, por óbvia proibição (monitorada) de se relacionarem com clientes pelo telefone (ou por real e legítimo pudor, vai saber...), se indignam e dizem que aquilo ali é o trabalho delas, que ele não precisa agir "daquela forma" (como um cafajeste, porco e safado. Não são explícitas assim, mas é o que estão querendo dizer) etc. Então o cara simplesmente diz: "Ah! Tá legal então... Quer dizer que você também não gosta que um estranho te ligue em casa, de papo-furado, na hora em que você está relaxando, após um dia de trabalho?". Geralmente não há resposta. Fim de papo!
| | |
|
1/10/2007 | | |
10h57min | |
| Spam. Telemarketing é spam via telefone. Alguns países já têm uma legislação que condena essa atividade e mmuitos multam essas empresas. A gente devia pressionar o Congresso para que se vote uma lei assim. Aprendi a ser mal educada ao telefone com os atendentes de telemarketing. E jurei para mim mesma jamais comprar qualquer coisa que seja por telefone, nunca, never. Quando alguém me liga e pergunta por Sra Léa, desligo imediatamente. Não vale a pena perder mais tempo do que isso com essas ligações. Quando tenho que ligar para um desses SACs (Serviços de Aporrinhamento do Consumidor) pego sempre um número de protocolo para, se for o caso, ir ao Procom com todos esses números. O gerundismo é uma tristeza, é tudo ruim nessa área!
| | |
|
1/10/2007 | | |
11h23min | |
| Diogo, logo depois que li seu texto conheci um site (willmutt) muito engraçado de trotes com o telmarketing. Me senti vingada. Acho que vale a pena dar uma olhada. Abraços!
| | |
|
1/10/2007 | | |
15h43min | |
| Diogo, dei muitas risadas com teu excelente texto. Tens "muita" razão quando escreves. Uma das maiores anomalias do mundo corporativo é fruto legítimo do casamento entre o despreparo dos operadores com o desrespeito das empresas frente ao consumidor. É de "chorar" a falta de ética, integridade, dignidade, respeito e muito além. Os que não morrem de ódio ou do coração tem como última opção levar na piada, como tudo neste nosso "mundinho doente". Pelo menos rindo nos mantemos "saudáveis" frente a tanta falta de discernimento. Adorei o caso D. Josefa. Parabéns pela maneira alegre de tua indignada expressão... Beijos!
| | |
|
1/10/2007 | | |
15h54min | |
| Nossa, que abordagem verdadeira! Só quem passou pela situação surrealista do engodo da TVA é que sabe dizer! Quando querem te vender atendem logo. Quando você quer resolver um problema ou cancelar a assinatura fica meses telefonando e o departamento responsável está sempre sem sistema. Passei por isso por longos quatros meses, mais de 30 ligações, mais de 10 protocolos e só consegui resolver com "pistolão". Eta Brasil! Até para defender os seus direitos tem que ter pistolão, neste país de administração do tempo do império!
| | |
|
2/10/2007 | | |
10h21min | |
| Cheguei a receber alguns emails pouco amistosos por causa desse texto. Um deles disse que eu tenho que aprender a falar a palavra ALGUNS, porque, segundo ele, apenas ALGUNS serviços de telemarketing são assim. Será mesmo que ele está vivendo no mesmo mundo que nós? Reconheço que ALGUNS serviços de SAC até funcionam (muito poucos, na verdade). Agora telemarketing ativo, podemos dizer com segurança que TODOS são péssimos pois é "junk call" ou, como disse a Léa, SPAM. Gostei também do ótimo link (http://br.youtube.com/watch?v=9AS2t_-9DuM) enviado pela Maira. Abraços a todos.
| | |
|
2/10/2007 | | |
11h50min | |
| Não resisti a comentar esse texto tão fidediganamente escrito! Excelente! Real! Bem escrito. Também não poderia deixar de citar um dos artifícios que uso: "aqui quem fala é a empregada dela, num entendo nada disso não, a patroa não me autorizou a dar o número do celular dela não e ela me põe na rua se souber que converso demias no telefone, té logo!!!". Valeu, abraços.
| | |
|
3/10/2007 | | |
13h29min | |
| O texto foi muito bem ilustrado, Diogo, além de bem-humorado-raivosamente escrito. E que coisa chata que é telemarketing! Não dá mesmo pra ser educado, gentil, pois voltam a ligar tantas vezes quanto as que formos tolerantes com eles. Concordo totalmente com você que os serviços deveriam ser buscados, não oferecidos, mas já que descobriram que é preciso atrair, conquistar, convencer o cliente a não largar de forma alguma esse "osso", que isso não fosse feito a qualquer custo, sem nenhuma noção de limites. Não deveriam ser tão insistentes, aceitar logo se a pessoa diz não, e em hipótese alguma voltar a oferecer o serviço aos que já disseram não. O pior de tudo é ouvir a voz quase idêntica de outra pessoa tentando lhe vender o mesmo "peixe". Talvez o problema tenha sido do vendedor, que não soube fazer o trabalho direito pra conseguir atingir o propósito. Quem sabe sendo mais claro: "Queremos estar convencendo-o a nos permitir estar enviando..."
| | |
|
13/10/2007 | | |
02h17min | |
| Pois é, trabalho com suporte técnico e recentemente a empresa em que trabalho sismou que precisamos ofertar na ligação. Notem: um suporte técnico à priore deveria apenas existir para resolver problemas, mas isto não interessa à empresa. Somos obrigados a ofertar, sob pena de advertência escrita, para cada ligação passiva de abordagem (cliente não reincidente ou "audívelmente" nervoso). Soma-se a isto que o "Call-Center" normalmente é terceirizado pois é óbvio que após o cliente adquirir o produto ele torna-se um estorvo se tiver problemas e quanto mais distante a empresa estiver melhor, isto sem contar que o salário é ridículo.
Quanto à falta de cintura e à rigidez vocês podem culpar às empresas que engessam o atendimento da raiz até a copa tornando o atendimento robotizado a única opção.
Sim, sou um teleoperador, mas concordo com o autor em tudo.
Peço que me desculpem o pseudônimo, mas espero que entendam que não posso me expôr.
| | |
|
11/11/2007 | | |
15h56min | |
| Tetsuo, no seu caso não há problema nenhum em usar pseudônimo. Seu relato é importantíssimo e precisa ser levado a sério. Mudando de assunto (mas nem tanto), leiam esta matéria da Veja, que discorre sobre a polêmica do gerundismo. Bem escrita, bem fundamentada, quase eloqüente, principalmente quando cita "Os Lusíadas" para defender o gerúndio em nossa língua. O que não foi lavado em conta é que problema não é o gerúndio em si e, sim, a forma em que ele é usado, ou seja, precedido do infinitivo (vou ESTAR fazendo). O texto questiona a tese (nada científica, confesso) de que o gerundismo surgiu no telemarketing. Mas se pararmos para pensar, qual foi a primeira vez que cada um de nós ouviu o famigerado "vou estar fazendo"? Sim, foi quando recebemos alguma ligação recheada de "vantagens e serviços".
| | |
|
28/3/2008 | | |
14h59min | |
| Antes de se culpar o operador por um atendimento falho e robótico, vocês deveriam ler mais sobre atendimentos de call center, assim saberiam que todos são obrigados a seguir scripts rigorosamente, ou então são sujeitos a penalidades severas... Tudo bem que não se justifica os erros gramaticais, mas tratar mal e agredir verbalmente... não é a melhor solução. Critiquem as empresas que obrigam a essa robotização, e ao contato insistente, utilizando sistemas falhos, efetuando "recontato" com clientes que já não aceitaram o produto... Etc.
| | [Leia outros Comentários de Danilo] |
|
4/4/2008 | | |
16h04min | |
| Acho que todo brasileiro deveria ter uma experiência numa central de atendimrnto. É muito fácil falar. É fácil criticar, mas quero ver na hora em que você é cobrado, necessita do emprego e se torna alvo de agressões por parte dos clientes. Não digo que todos os operadores são santos, mas com certeza há uma falta de informação por parte da sociedade do tipo de "trabalho escravo e nocivo" que têm os operadores. Mas enfim... falar do outro sem saber o que este vivencia na pele é mole! Vocês não têm noção dos sofrimentos psíquicos que os operadores passam, e de como é crescente os adoecimentos desta classe trabalhadora. Eu sou prova disso. Não vou contar minha história com detalhes, só quero dizer que hoje eu tenho um problema neurológico por conta de uma patologia adquirida no trabalho. E o que vocês têm com isso? Nada, talvez, mas eu acredito que tenham muito, já que se cada um compreendesse a função e o que se passa nela, com certeza não julgariam tanto.
| | |
|
17/5/2008 | | |
18h21min | |
| Caro Danilo, se você reler o texto, verá que fiz ressalvas sobre os operadores no segundo parágrafo. Todo mundo sabe que os operadores apenas reproduzem as políticas internas das empresas que representam. Seria muita ingenuidade achar que os operadores agem por conta própria. E veja também como responsabilizei as empresas no penúltimo parágrafo. Antonio Lima, você levou para o lado pessoal. Não fiz pré-julgamento de ninguém. Apenas, para que a crítica funcionasse, eu precisava ilustrá-la com exemplos genéricos (e mais comuns) nas ligações de telemarketing.
| | |
|
7/8/2008 | | |
01h02min | |
| Sabe, sou uma operadora de telemarketing ativa de uma entidade filantrópica muito antiga, e posso te dizer que amo meu trabalho. Acho que quando trabalhamos com amor, tudo fica mais fácil. É claro que ouço barbaridades, desligam na minha cara, mas encaro isso numa boa, afinal de contas, o colaborador não me pede pra ligar. Nunca faltei com educação, mesmo sendo maltratada, porque sempre encontro pessoas boas, prontas pra ouvir e ajudar, pessoas que conhecem realmente nosso trabalho. Não sou uma vendedora, mas acredito que pedir ajuda não seja tão diferente de vendas, não, passamos pelos mesmos treinamentos, agora quanto a script, isto já vai do coração de cada um. Conheça e vista a camisa de sua empresa, que as palavras saem automaticamente.
| | |
|
25/3/2009 | | |
21h12min | |
| O seu texto/reclamação é típico de um consumidor/cliente que se sente lesado ou na pior das hipóteses um perfeito palhaço quando entra em contato com alguma empresa para cancelar serviços, reclamar etc., mas apresenta ressalvas, e isso é importante. Tenho certeza de que você não desvaloriza o profissional que atua, mas sim as empresas, que possuem várias falhas, desde falta de treinamento adequado para estes colaboradores, até a valorização do seu consumidor/cliente etc. Eu já trabalhei em SAC (porém o setor que eu trabalhava era de e-mails, poucas vezes contatei um consumidor por telefone), e posso afirmar que não é fácil ler 100 e-mails de reclamações e mais reclamações por dia. Nunca li um e-mail que estivesse escrito palavras de baixo nível, mas o consumidor utiliza outras palavras para insultar. Com o tempo me acostumei com as reclamações e, quando lia um elogio, passava despercebido. Você fica tão acostumado a ler somente reclamações, que, ao receber um elogio não o valoriza.
| | |
|
12/2/2011 | | |
20h52min | |
| É fácil falar, olhando só de um lado... Sou Supervisora de Telemarketing Ativo por opção, por gostar de gente e por querer mudar essa ideia de que todo o operador de telemarketing é um robô e que não são capazes de fazer o seu trabalho como deve ser feito. São milhares de trabalhadores em todo Brasil e mais de 80% são mulheres. São pessoas que trabalham sem parar por, no mínimo, 6 horas. Trabalham sob pressão de metas, na maioria das vezes. Mesmo assim, são obrigadas a serem simpáticas com pessoas infelizes e de mal com a vida, por exemplo. Essas pessoas são pais e mães de família, que consomem e que dão um duro danado para pagar suas contas no final do mês. Idiotas? Robôs? Só fala mal quem não conhece ou porque teve uma experiência ruim. Generalizar uma classe inteira?! Por favor, tenha mais informações a respeito. Assinado: Maria Lucia Machado (Supervisora de Telemarketing Ativo). Obs: Tenho muito orgulho do meu trabalho. Ah, eu e minha equipe não somos robôs e nem idiotas.
| | |