COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
|
|
17/4/2008 | | |
12h06min | |
| Rafael, tem uma coisa crucial que vc trouxe no rodapé do seu artigo: leitores. Acho que, na atual dispersão da informação, não há mais os "top" da vida, os "melhores", os "grandes campeões", porque, justamente, esses julgamentos estão caindo por terra. O que é bom para jornalista pode ser péssimo para blogueiro, e vice-versa. O que é perfeito para um escritor pode ser incompreensível para uma dona-de-casa. Acho que a vida é um aprendizado, mas não sei se, no futuro, teremos os mesmos MELHORES para todos... Porém, haverá melhores para seus respectivos públicos.
| | |
|
17/4/2008 | | |
13h56min | |
| Rafael, qdo vc diz que grande parte dos blogueiros não "corre atrás" da notícia, me sinto forçada a concordar com vc. Eu mesma, qdo comento algum fato noticioso em meu blog, costuma garimpá-los no Weblog, do Pedro Dória, e no blog da revista Época, O Filtro.
Apenas discordo qdo vc diz que os blogs de entretenimento não são relevantes, um pouco de risada sempre faz bem, senão o que seria das revistas em quadrinhos, por exemplo?
| | |
|
17/4/2008 | | |
14h26min | |
| O blog em si pode veicular o conteúdo que quiser, é só uma ferramenta. Não se pode julgar a ferramenta em relação aos produtos que ela propicia. Existem hoje blogs altamente profissionalizados, e de conteúdo de qualidade, blogs pessoais de conteúdo relevante somente para pequenos grupos e também blogs oportunistas que se entopem de lixo pra ganhar alguns trocados com Adsense (talvez esse tenha sido o propósito do seu artigo). A ferramenta blog é revolucionária, fica e ganha respeito quem faz bom uso da mesma.
| | |
|
17/4/2008 | | |
19h35min | |
| Xará, larga mão de ser trouxa. Agora conteúdo relevante é aquele que você JULGA? Complicado isso, hein?
Existem diversos blogs por aí, conhecidos e desconhecidos, que para mim são muito relevantes. Mas nem por isso saio dizendo que só eles têm relevância.
Daqui a pouco volta aquela discussão de "blog de qualidade", sendo que qualidade é subjetivo. Mas tenho certeza que para mudar um pouco o pessoal vai usar palavras como Efetivo, Eficaz e Eficiente.
De qualquer forma, todo ano faço aniversário. Nem precisava pedir para envelhecer.
| | |
|
18/4/2008 | | |
11h31min | |
| Muito bem colocada a questão dos posts vazios, porque é o que mais existe, hoje. O interesse maior, sempre, será o sobre a vida privada. O post mais visitado é pessoal e, não, "patrocinado", na maior parte dos blogs que necessitam de mais de 5 segundos para serem lidos...
| | |
|
18/4/2008 | | |
14h10min | |
| Bem, não deixa de ser polêmico. Só posso dizer que o blog é do autor e lê quem quer. É uma questão de opção. Bj
| | |
|
18/4/2008 | | |
14h48min | |
| "Blogueiros brasileiros não fazem notícia, não apuram dados. (...) Trocando em miúdos: o que há de conteúdo relevante nos blogs brasileiros é produzido, em grande parte, por jornalistas." Para escrever ou ter um blog é preciso ser jornalista? É preciso ter fontes? Conteúdo relevante para quem? Para um júri de jornalistas? Respeito sua opinião e tenho a minha. Sendo assim, prefiro permanecer jovem para sempre a escrever da forma chata e cansativa de um Reinaldo Azevedo... O interessante dos blogs é o fato de eles serem tão diferentes, essa diversidade é que dá vida, e não aqueles textos formatados e até cansativos. A Adriana Godoy disse o certo: "lê quem quer".
| | |
|
18/4/2008 | | |
20h06min | |
| Concordo com seu texto. E sou muito sincero em dizer que meu blog é bem fraquinho. Acho que importante é reconhecer isso. Mas como a Internet democratizou a informação, tenho todo o direito de expor algumas idéias como quaisquer outros blogueiros. Mas nada que uma boa dose de treino, estudo e vontade ajude melhorar. Outro ponto é: se o blog é ruim, ninguém acessa, e pronto. Ele some por si só (que é o meu caso!!). Mas continuo a fazer meus posts, sem pretensão, e assim vou treinando. Não quero brigar com jornalistas ou blogueiros, apenas ter meu espacinho para digitar algumas idéias, exercitar minha escrita e, quem sabe, melhorar a ponto de fazer algum sucesso. Se der certo, ótimo. Sinceramente, toda essa briga que vem surgindo me parece mais o ego afetado do que qualquer outro motivo racional. Se todos ficassem "na sua" e ajudassem em vez de criticar, talvez tivéssemos conteúdos bem melhores.
| | [Leia outros Comentários de René] |
|
18/4/2008 | | |
20h55min | |
| Concordo com você. Muitos blogs não se preocupam com a informação publicada. Ao fazer o meu blog preocupei-me justamente com essa questão, apurar os dados, ir às ruas atrás de mais informações, procurar respostas de especialistas nos fatos etc. Geralmente, quando há atenção a esse caso, os blogs são gerenciados por jornalistas. O que está acontecendo hoje é justamente uma nova geração de blogs, feitos por jornalistas.
| | |
|
18/4/2008 | | |
23h14min | |
| Concordo fortemente com você, Rafael. Sou jornalista e blogueiro e fico impressionado com a falta de qualidade da grande maioria dos blogs. Só discordo quando menospreza os blogs de humor. Eu não sou o público desse tipo de proposta e acredito que nem você o seja, mas acho que tem seu mérito quem tem talento para o humor, escrachado, fino, inglês, seja qual for sua vertente. Não podemos esquecer o papel inquestionável que o humor teve na história da imprensa brasileira.
Quanto à associação entre envelhecer e ganhar qualidade, não sei se é uma questão de idade. A idade nem sempre traz qualidade ou credibilidade aos textos, vide o próprio Reinaldo Azevedo, da Veja. Existem casos e casos. Conheço muitos blogs feitos por gente nova que dá banho em blogs de muitos marmanjos.
A tempo: se puderem, leitores do Digestivo Cultural, visitem o meu blog, pois gostaria da opinião de todos.
| | |
|
19/4/2008 | | |
08h24min | |
| Você disse que sua "crítica é dirigida àqueles blogs com uma série de posts vazios, que não provocam nenhum tipo de reflexão". Não gosta? Não entra, amigão. É simples. Vai e procura algum outro blog que a linha seja de publicação de textos. Existem muitos bons, tenha fé. Muitos que escrevem até melhor que jornalistas. E já adianto, não tenho nada contra jornalista, estou estudando para ser um. E o que você me diz daquelas revistas e sites de fofoca. O que acrescentam? Aquilo tem credibilidade? Pelo que eu julgo, nenhuma. Então posso dizer que uma boa parte dos jornalistas não merecem atenção, pois publicam coisas irrelevantes... Acho que não perceber o potencial de certas coisas é coisa de velho. Não que envelhecer seja ruim, mas só estou analisando um fato corriqueiro. Tudo bem, acontece. Pelo menos eu vou saber envelhecer já sabendo, de antemão, o potencial de certas coisas e a hipocrisia que há em outras...
| | [Leia outros Comentários de Jovas] |
|
19/4/2008 | | |
13h44min | |
| Pois eh, como disse q faria, voltei (agora vou marcar a opção d publicar o comentário; soh reparei q tinha q ter feito isso qd apareceu a msgm do Julio Daio Borges -eh isso?-.). Am... Pois eh, os "top" (um milhão, q seja) nunca satisfazem. Fui ao seu blog e visitei 2 dos blogs do seu "blog roll" e parei por aih: realmente eh mt difícil achar algum blog relevante, "ngm pode negar"... Mas eles são tds relevantes p/ os seus autores (putz, isso eu realmente espero q sim!!!!!!!!!!) e isso dah mérito a eles;acho q eh isso.
| | |
|
19/4/2008 | | |
14h56min | |
| Sugeriram que eu me juntasse a essa mesa redonda bloguista. Vai ver e' porque eu nao entendo do assunto. Surrealista isso, quer dizer que entre blogueiros e jornalistas existe rixa, pe' de guerra e similares? Achei que blogosferas eram espacos diversos, onde 90% dos bloguistas escrevem para se expressar e relatar vivencias diarias, e 10% fazendo outra coisa. Isso de ser balde de opinioes eu achava ja' ha' muito tempo que era identidade do jornalismo brasileiro. Vai ver que e' porisso que eu nao estou entendendo essa historia de briga. Talvez eu esteja ficando uma velharia e deva me rejuvenescer. Ah dei uma olhada na lista dos 100 blogs brasileiros e entendo a sua frustracao, mas desde quando maior popularidade significa mais interessante e/ou relevante? Sobre os blogs que encontram coisas no youtube, eles estao apenas, e tao somente, cumprindo o esquema de marketing viral do youtube. Sao blogs bastante obedientes, sao um "buscador" alternativo para navegar o youtube e fazer o youtube ficar (mais) rico...
| | [Leia outros Comentários de tati] |
|
19/4/2008 | | |
22h05min | |
| Optar entre a reta e a curva? Escrever coisas relevantes ou não, fomentar uma possível crise de egos ou não, todas são escolhas. Prefiro a curva à reta, e a diversidade à classificação do que é melhor ou pior. Prefiro o erro à estandardização e entendo que o processo de criação, não raro, é melhor que a própria coisa criada. Que cada qual crie em seu espaço o que entender. Os leitores, mais ou menos qualificados, dirão de suas preferências. Muito presos a esquemas cartesianos, a estéticas normativas e normalizadoras, nos esquecemos de como é imensamente construtivo simplesmente vagar. Somos irrelevantes ou somos relevantes? A que nos obrigamos para sermos uma ou outra coisa? A que renunciamos para escrever deste ou daquele modo, para termos uma ou outra etiqueta de referência em nós mesmos? E, ao fim e ao cabo, valerá a pena?
| | |
|
20/4/2008 | | |
02h40min | |
| Se eu não conseguir ser imortal até o fim da vida, prefiro não morrer! O que seria do marrom, não fossem os daltônicos? Em terra de cego quem "diz" que tem um olho é o rei... Por outro lado, usar óculos significa enxergar mais? Dê-me um link e te direi quem és... Alguém tem um conteúdo pra emprestar???
| | |
|
20/4/2008 | | |
11h40min | |
| Bons blogs é coisa pra velhos, prefiro continuar jovem!
| | |
|
23/9/2008 | | |
10h51min | |
| agora vc falou besteira. jornalistas devem ir para jornais. texto de jornalista É CHATO PRA CACETE. o blog tem que ser livre mesmo. se existir 1 em um milhão que valha a pena, já tá valendo, pois os blogs são o único meio de expressão realmente livre. enfim, rafael, defenda o jornalista no jornal. na internerd, o jornalista é só mais um profissional corporativo chato.
| | |
|
3/3/2010 | | |
18h50min | |
| Rafael, temos duas verdades inexoráveis. O formato de blog vai se multiplicar cada vez mais, até mesmo para ser utilizado como recurso jornalístico. E o palco irá permanecer aceso, gigante, louco por plateias. Cabe a cada um de nós utilizá-lo como janela para apreciações mais profundas, mais pautadas em conteúdo.
Se há nos homens a consciência do Espetáculo, fica muito mais fácil avaliar quando estamos sendo engolidos pelo jogo narcísico das vitrines. E não se pode agir com pessimismo, neste caso - devemos iluminar o lado bom. Quantos músicos, quantos escritores, quantos pintores nossos olhos poderão conhecer, com a democracia virtual? A ideia de que a nossa sociedade é a primeira capaz de superar a ditadura dos meios artísticos é maravilhosa. Eu também sonhei um dia em ser um livro. E utilizei o blog como ferramenta para me levar ao encontro dos meus leitores. Deu certo!
| | |