Animazing | Tais Laporta | Digestivo Cultural

busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês
Mais Recentes
>>> Pimp My Carroça realiza bazar de economia circular e mudança de Galpão
>>> Circuito Contemporâneo de Juliana Mônaco
>>> Tamanini | São Paulo, meu amor | Galeria Jacques Ardies
>>> Primeiro Palco-Revelando Talentos das Ruas, projeto levará artistas de rua a palco consagrado
>>> É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
Colunistas
Últimos Posts
>>> Lisboa, Mendes e Pessôa (2024)
>>> Michael Sandel sobre a vitória de Trump (2024)
>>> All-In sobre a vitória de Trump (2024)
>>> Henrique Meirelles conta sua história (2024)
>>> Mustafa Suleyman e Reid Hoffman sobre A.I. (2024)
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
Últimos Posts
>>> E-books para driblar a ansiedade e a solidão
>>> Livro mostra o poder e a beleza do Sagrado
>>> Conheça os mistérios que envolvem a arte tumular
>>> Ideias em Ação: guia impulsiona potencial criativo
>>> Arteterapia: livro inédito inspira autocuidado
>>> Conheça as principais teorias sociológicas
>>> "Fanzine: A Voz do Underground" chega na Amazon
>>> E-books trazem uso das IAs no teatro e na educação
>>> E-book: Inteligência Artificial nas Artes Cênicas
>>> Publicação aborda como driblar a ansiedade
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A história do bom velhinho
>>> Ele é carioca
>>> Hoje a festa é nossa
>>> A Bienal e a Linguagem Contemporânea
>>> Comum como uma tela perfeita
>>> Entrevista com Cardoso
>>> Ensino Inferior
>>> Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
>>> Samba da benção
>>> O novo GPT-4o
Mais Recentes
>>> Matematica - 2º grau - volume unico (4º edição - 2º impressão) de Manoel Jairo Bezerra pela Scipione (1997)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha (3º edição - 1º impressão) de Pedro Bandeira pela Moderna (2015)
>>> Poder E Desaparecimento de Pilar Calveiro pela Boitempo (2013)
>>> Poder E Desaparecimento de Pilar Calveiro pela Boitempo (2013)
>>> Sobre A Questao Da Moradia de Friedrich Engels pela Boitempo (2015)
>>> Ninguem Precisa Acreditar Em Mim de Juan Pablo Villalobos pela Companhia Das Letras (2018)
>>> Lutas De Classes Na Alemanha de Karl Marx pela Boitempo (2010)
>>> Lutas De Classes Na Alemanha de Karl Marx pela Boitempo (2010)
>>> Lutas De Classes Na Alemanha de Karl Marx pela Boitempo (2010)
>>> Marx, Manual De Instruções de Daniel Bensaïd pela Boitempo (2013)
>>> Marx, Manual De Instruções de Daniel Bensaïd pela Boitempo (2013)
>>> Lutas De Classe Na Franca de Karl Marx pela Boitempo (2012)
>>> Lutas De Classe Na Franca de Karl Marx pela Boitempo (2012)
>>> Lutas De Classe Na Franca de Karl Marx pela Boitempo (2012)
>>> Decor Year Book Brasil - Volume 6 de Varios pela G&a Editorial
>>> Coleção Grandes Poetas do Brasil Poesias Completas Alvares de Azevedo de Zelio Valverde pela Zelio Valverde
>>> Tools and Methods For the Improvement of Quality de Gitlow; Giltow pela Crc Press (1989)
>>> Complete First For Schools Sb Wo Answer W Cd-rom de Guy Brook Hart; Helen Tiliouine pela Cambridge do Brasil (2014)
>>> O General Dutra e a Redemocratizão de 45 de Osvaldo Trigueiro do Vale pela Brasileira (1978)
>>> Lingua Portuguesa Marcha Criança 3 Ano de Maria Tersa/ Maria Elisabete pela Scipione (2015)
>>> American Headway 3 - Second Edition - Teachers Pa de Liz Soars; John Soars pela Oxford do Brasil (2010)
>>> Curso de Execução Penal de Renato Marcao pela Saraiva (2010)
>>> Dialog Beruf 1 Kursbuch de Joerg Braunert pela Hueber (2000)
>>> Shopper Marketing de Matheus Alberto Cônsoli pela Atlas (2011)
>>> Ziel B2 Lehrerhandbuch Band 1 Lektion 1-8 de Anônimo pela Hueber (2008)
COLUNAS

Sexta-feira, 15/2/2008
Animazing
Tais Laporta
+ de 4300 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Os interessados pela história da animação podem ter acesso a um material inédito no mercado: chegou em DVD uma coleção com as obras dos maiores mestres do gênero no século XX. Os seis volumes da série Animazing, lançamento da Magnus Opus, estão disponíveis desde o ano passado, e trazem mais de 50 anos de produções, conjunto que reconta a evolução desta arte. O norte-americano Winsor McCay (1867-1934), pioneiro do desenho animado, aparece no primeiro volume da série com filmes datados de 1911 a 1921, ainda na fase do cinema mudo.

Apesar de o desenhista não ter sido o primeiro a trabalhar com animação (o mágico George Méliès já havia estreado na arte e surpreendido com o curta em stop motion, Viagem à lua, em 1902), McCay considerava-se, em relação à técnica do desenho animado, "criador e inventor" ― de forma que fazia questão de assinar a abertura de todos os seus desenhos para o cinema com este título. Ele pode ser considerado um dos pais da animação, de todo modo, pode ser considerado pioneiro, por ter sido a primeira pessoa a vê-la como uma arte nova, independente das outras.

McCay levava tão a sério o interesse pelo desenho animado que passou a dedicar quase toda sua carreira ao experimentalismo do gênero. Dono de uma paciência inabalável, fazia questão de produzir sozinho todo o seu trabalho, que na primeira década do século XX era ainda 100% manual e exigia o redesenho das imagens, página por página. Para cada curta-metragem, sempre com duração de poucos minutos, McCay precisava riscar uma média de quatro mil desenhos.

Exaustivo, o trabalho não foi em vão. Suas primeiras animações foram uma resposta aos companheiros de McCay, que não acreditavam que o artista fosse capaz de dar vida aos seres imóveis que desenhava no papel. Um deles era Little Nemo (1911), personagem de uma tira em quadrinhos que o artista publicava semanalmente no jornal New York Herald, entre 1905 e 1913. O sucesso por conseguir animar Little Nemo foi tão significativo que McCay criou uma adaptação, em película, do dia em que apresentou o trabalho aos colegas, com o próprio desenhista encenando seu feito junto a outros atores.

Obscuridade
Ainda que os traços de McCay sejam graciosos e remetam à fantasia da infância, seus roteiros são, aos olhos contemporâneos, pesados, grosseiros e até mesmo agressivos. Temáticas que a geração do século XXI repeliria por considerá-las "politicamente incorretas" ou inaceitáveis, estavam plenamente de acordo com a cultura da época, ainda muito distante da noção atual. No desenho Flip's Circus, um palhaço aparece espancando um filhote de animal circense, num tom pretensamente humorístico, mas que pode soar chocante.

As próprias histórias infantis dos tempos de Winsor McCay desconheciam a leveza e ingenuidade com que a arte (cinema e literatura) de hoje dirige-se às crianças. Era comum que os autores, por meio de suas histórias, colocassem o mundo infantil em contato com o medo, a morte e a violência. Um universo bem mais ameno só seria conhecido na época da ascensão de Walt Disney, quase vinte anos mais tarde. Disney, aliás, incorporaria aos seus estúdios um importante legado da animação lúdica criada por McCay, repleta de dinossauros, insetos e animais cujas acrobacias e contorcionismos continuam a ser um recurso padrão no gênero.

Tragédia em desenho
Somente um dos desenhos animados de McCay não foi ficcional. O curta The sinking of the Luisitania (1918), também presente na série Animazing, tentou reconstituir o naufrágio de uma navio carregado de dois mil turistas, em 1915. O Luisitania viajava dos EUA para a Inglaterra quando foi atingido por um torpedo lançado pelo submarino alemão U-39, ataque que provocou a morte de 1150 pessoas. Acidentes com navios eram as maiores causas de fatalidades nas primeiras décadas do século XX, quando a tragédia do Titanic não passava de mais uma ocorrência nas estatísticas. McCay levou 22 meses para retratar a tragédia do Luisiania, em uma animação que exigiu do artista 25 mil desenhos feitos à mão, em papel celulóide.

Ao recriar os detalhes do ataque, mesmo com todas as limitações técnicas da época, McCay passou uma grande carga de dramaticidade ao naufrágio, inflamada pelo espírito da Primeira Guerra Mundial, que trazia a marca da rivalidade entre os países da Tríplice Entente (Inglaterra, França, URSS e EUA) e da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália). A intenção do desenho era não apenas provocar um sentimento de piedade pelas vítimas, como também clamar abertamente por vingança contra os alemães. "A Alemanha, que já havia paralisado o mundo com seus assassinatos indiscriminados, enviou seu instrumento de crime para executar seu ataque mais traiçoeiro e covarde", narrava um dos trechos da animação.

Mais mestres
Os próximos volumes da série Animazing trazem outros trabalhos raríssimos, desde os criados nos tempos de McCay até as vanguardas artísticas do leste europeu, na década de 60, quando surgiram os maiores animadores de todos os tempos, entre eles Jiri Trnka e Jan Svankmajer. A coleção abrange as diferentes técnicas da animação (stop motion, cartoon, desenho na película), desenvolvidas por mestres consagrados pelo estilo inovador: David Fleischer, Ladislaw Starewicz, Norman McLaren, George Pal, Ray Harryhausen, além do recém-descoberto Charles Bowers.


Tais Laporta
São Paulo, 15/2/2008

Mais Tais Laporta
Mais Acessadas de Tais Laporta
01. 10 livros de jornalismo - 20/6/2007
02. O engano do homem que matou Lennon - 16/11/2007
03. Guimarães Rosa no Museu da Língua Portuguesa - 1/11/2006
04. Qual é O Segredo? - 18/7/2007
05. O que aprender com Ian McEwan - 4/1/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
21/2/2008
23h50min
Pois é... sempre gostei de Little Nemo e seu surrealismo, suas histórias, às vezes apavorantes, como numa em que Nemo começa a brincar de escorrega no corrimão de uma escada em caracol com seus amigos, descendo em velocidade vertiginosa. Seus amigos vão caindo pela jornada até que o próprio Nemo chega no fim da escada sozinho e, para seu desespero, vê que ela dá para o nada, no meio do espaço sideral... uma relação com a morte, talvez... Acho que só encontrei a mesma sinceridade diante da vida nos desenhos japoneses que não escondem o que somos: humanos.
[Leia outros Comentários de Eurandi]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Ciências Exatas Fantasía y Lógica En La Matemática
Luigi Campadelli
Labor
(1969)



Para Gostar de Ler 23 - Gol de Padre
Stanislaw Ponte Preta
Atica
(2003)



Livro Manual Do Espaço Do Astronauta
Mauricio de Sousa
Globo
(2003)



Livro Capa Dura Auto Ajuda Você Nunca Esta Só Um Sutil Lembrete Para Momentos Especiais
Antoinette Sampson
Libertas
(2002)



Science Fun
Diane Badden
Cindy K. Daust



Só Sonetos
João Barbosa
João Barbosa
(2009)



177 Maneiras de Enlouquecer Uma Mulher Na Cama
Margot Saint-Loup
Ediouro
(2008)



Sindicato e Estado
Azis Simão
Dominus
(1966)



Quietinho Feito Um Sapo: Exercícios de Meditação para Crianças
Eline Snel
Bicicleta amarela
(2016)



Direitos Humanos e Diversidade
Jorge Arruda
Diâspora
(2009)





busca | avançada
52329 visitas/dia
1,9 milhão/mês