Obrigado, Wander Taffo | Rafael Fernandes | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
>>> Mamãe cata-piolho
>>> A arte da ficção de David Lodge
Mais Recentes
>>> Todos Os Homens Do Xá de Kinzer pela Bertrand Do Brasil (2004)
>>> Matemática Financeira Simplificada Para Concursos de Sérgio Carvalho, Weber Campos pela Elsevier (2007)
>>> As 3 Escolhas Para O Sucesso de Stephen R. Covey pela Vida Melhor (2013)
>>> Fogo Persa de Tom Holland, Luiz Antonio Aguiar pela Record (2008)
>>> As Associacoes Sem Fins Economicos de Rodrigo Xavier Leonardo pela Revista Dos Tribunais (2001)
>>> O Processo Civilizador 2 Formação do Estado e Civilização de Norbert Elias pela Zahar (1993)
>>> Maria Melado Sobremesas Geladas e Quentes de Nenzinha Machado Salles pela Record (1999)
>>> O Processo Civilizador de Norbert Elias pela Jorge Zahar (2011)
>>> Nelly And The Quest For Captain Peabody de Roland Chambers pela Oxford Children's Books (2015)
>>> Simbolismo Do Terceiro Grau - Mestre de Rizzardo da Camino pela Madras (2017)
>>> Um, Nenhum e Cem Mil - Cosacnaify de Luigi Pirandello pela Cosacnaify (2010)
>>> Alquimia Emocional de Tara Bennett-goleman pela Objetiva (2001)
>>> O Poder Transformador Do Esg - Como Alinhar Lucro E Proposito de Paula Harraca pela Planeta Estrategia (2022)
>>> O Protegido - Por Que O Pais Ignora As Terras De Fhc de Alceu Luis Castilho pela Autonomia Literária (2019)
>>> Level 6: I Know Why The Caged Bird Sings (pearson English Graded Readers) de Maya Angelou pela Pearson Elt (2008)
>>> Como Reconhecer a Arte Mesopotâmica de Sabatino Moscati pela Martins Fontes (1985)
>>> O Deus Da Idade Média de Jacques Le Goff pela Civilização Brasileira (2020)
>>> Flecha No Tempo de Luiz Antonio Simas; Luiz Rufino pela Mórula (2019)
>>> A Inquisiçao De Goa de Charles Amiel; Anne Lima pela Phoebus (2014)
>>> Del Gato Félix Al Gato Fritz - Historia de los Comics de Javier Coma pela Gustavo Gili (1979)
>>> O Outono Da Idade Média de Johan Huizinga pela Carego (2021)
>>> Forja de Impérios de Michael Knox Beran pela Record (2013)
>>> Os Antropologos E A Religiao de André Mary pela Ideias & Letras (2015)
>>> Um Dia Minha Alma Se Abriu Por Inteiro de Iyanla Vanzant pela Sextante (2000)
>>> A Volta Ao Mundo Em 80 Dias de Júlio Verne pela Larousse Jovem (2006)
COLUNAS

Quarta-feira, 11/6/2008
Obrigado, Wander Taffo
Rafael Fernandes
+ de 5400 Acessos
+ 2 Comentário(s)

Faleceu no dia 14 de maio de 2008 um grande músico brasileiro: Wander Taffo, um dos fundadores e diretor da EM&T ― Escola de Música e Tecnologia. Guitarrista competentíssimo inspirou muita gente nos anos 80 e começo dos anos 90 com o Rádio Táxi (a música "Eva", sucesso com a Banda Eva, é deles) e Banda Taffo; isso porque apresentava técnicas e abordagens do instrumento não muito conhecidas no Brasil, num momento em que a tecnologia era precária e Internet coisa de ficção científica, ou seja, o acesso a informação era difícil. Foi de uma geração que se formou em bailes e festas, tocando covers. Em São Paulo, eram conhecidos nos anos 70 os eventos no Círculo Militar, entre outros locais, onde tocavam bandas como o Memphis, de Taffo. Numa época em que raros shows internacionais ocorriam no Brasil, tais bandas é que matavam a fome e sede dos fãs de ver ao vivo músicas de Beatles, Led Zepellin e outros grandes nomes do rock. No final dos anos 80 fundou o primeiro IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), que não vingou, com proposta parecida da atual empreitada.

Taffo era daquelas pessoas que se aprende a respeitar por suas realizações e opiniões; quando tocava, eu parava para ouvir. E lia suas entrevistas com atenção: se expressava com clareza e inteligência. Sempre prestigiou e incentivou o estudo a sério da música. E gostava que seus alunos procurassem burilar sua identidade. Dizia preferir ouvir de um garoto um solo de três notas de própria autoria do que mil notas perfeitamente copiadas de músicas de algum instrumentista famoso. Para se ter uma idéia do respeito que os músicos tinham por ele, vai um pequeno "causo": certa vez, após um show num festival do qual Wander Taffo era um dos jurados, Herbert Vianna chamou-o no camarim e disse algo como: "Um guitarrista como você tem que ter uma Gibson Les Paul", e lhe deu de presente uma guitarra desse modelo, que era da coleção particular do líder dos Paralamas.


Ouça "Código Morse"

Em 1997 fundou novamente o IG&T, com apoio de empresários e grandes marcas de instrumentos musicais. Dessa vez a empreitada foi um sucesso e gerou a abertura de outros "institutos" (baixo, bateria etc.), que se tornaram a EM&T ― Escola de Música e Tecnologia, situada numa grande estrutura ao lado da estação de metrô Conceição. As matérias que saíram na época deixavam os garotos aspirantes a guitarristas com água na boca: boa estrutura, salas de apresentações, estudos, e vídeo; videoteca, estúdio, loja, instrumentos da melhor qualidade nas salas de aula, professores de nome. Me lembro até hoje da sensação de entrar, em 1998, naquele sobrado na Avenida Indianópolis, que era um paraíso guitarrístico; de conhecer a escola com aquele frio na barriga de que tudo que eu sonhava estava ali, de sentir o cheiro de coisa nova, de admirar o material didático, instalações e de pensar na chance de trombar casualmente com um ídolo.

Não tive um grande contato com Taffo para uma análise mais profunda de sua personalidade e caráter ― é possível achar depoimentos mais relevantes sobre isso. Mas sempre observei seu comportamento na escola, seja com alunos, professores ou fãs, sempre aberto a bate-papos, com humildade e atenção. Nem por isso deixava o rigor de lado: ouvi histórias de que na avaliação do último módulo do IG&T, ele não pegava leve com os futuros formandos, não: exigia qualidade. Recordo de dois momentos com ele, que, se banais numa visão macro, me marcaram muito e tomo como exemplos da dedicação e entusiasmo com que Taffo se portava na escola. Certa vez, perambulando pelo saguão, avistei-o. Meio nervoso, o abordei para fazer uma pergunta sobre amplificadores. Era uma questão meio simplória, retórica; ele, então, sorriu, disse algo como "não é bem assim" e me pediu para acompanhá-lo até a lanchonete, enquanto começava a falar. Chegando lá, foi simpático o suficiente para me oferecer um café; após minha recusa, calmamente finalizou a explicação, dando sugestões de compra. Para o garoto que eu era à época, parecia inimaginável que um mito como aquele poderia ser tão desprendido com apenas um entre tantos outros alunos da escola.

Outro momento ocorreu uns dois anos antes. Meu professor resolveu que os alunos gravariam, cada um, um solo sobre uma base pré-gravada, numa espécie de estúdio caseiro que havia ao lado da administração, ainda no IG&T da Indianópolis. Fomos todos, felizes, levando uma guitarra apenas média que havíamos escolhido em consenso. Taffo estava no tal estúdio, e acabou ficando para nos ver gravar. Não satisfeito, disse "gravem com essa guitarra aqui". E puxou um case imponente, abrindo-o e mostrando uma maravilhosa Gibson Les Paul preta. Eu, um admirador desse modelo, mal podia me controlar ao gravar ― ao tocar! ― com uma delas. E à época grande fã dos Paralamas do Sucesso, quase não me contive ao descobrir que a guitarra com a qual acabara de tocar era a tal Les Paul presente de Herbert Vianna, da história de alguns parágrafos. Taffo ainda foi simpático e incentivou a todos.

Essas simples histórias mostram que o tratamento que Wander Taffo dava a quem estudava na EM&T não se restringia ao "negócio", ao "serviço". Transbordava isso com uma preocupação genuína de quem quer ver a evolução dos aspirantes a músicos, procurando mostrar que a música não se restringia a um ou outro estilo e que o esforço do aprendizado era recompensado com a excelência. E que a busca a ela deve ser permanente. Wander se vai, mas não só deixa sua marca na música, como também uma gigantesca herança no ensino e divulgação de música: a EM&T, que vale, aos amantes da música, pelo menos uma visita. Então fica aqui: obrigado, Wander Taffo. Por suas realizações e inspirações. Sei que há milhares de músicos por aí que também desejariam te dizer isso.


Rafael Fernandes
São Paulo, 11/6/2008

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Do chão não passa de Luís Fernando Amâncio
02. Tricordiano, o futebol é cardíaco de Luís Fernando Amâncio
03. A culpa é dos escritores, também de Marcelo Barbão
04. O ensaísta Machado de Assis de Celso A. Uequed Pitol


Mais Rafael Fernandes
Mais Acessadas de Rafael Fernandes em 2008
01. High School Musical e os tweens - 9/1/2008
02. Violões do Brasil - 13/8/2008
03. Tritone: 10 anos de um marco da guitarra rock - 10/9/2008
04. Videogame também é cultura - 10/12/2008
05. Blog precisa ser jornalismo? - 9/4/2008


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
9/6/2008
19h54min
Rafael, fiquei muito feliz ao ler sua homenagem ao Taffo. Mais ainda quando li que ele incentivava seus alunos a criar composições próprias (ainda que fossem poucas e desconexas notas combinadas). A refundação do IG&T foi importante para mostrar como ele era um entusiasta e acreditava no projeto, mas são esses pequenos gestos que descrevem como ele tinha verdadeira paixão pelo que fazia. Afinal, tocar guitarra não é só plugar e sair arranhando. Quem quiser ir longe tem que estudar, se dedicar - mas sem esquecer de buscar uma linguagem própria. Onde muitos se acomodariam em ensinar a reproduzir solos famosos, ele mostrou que sua visão ia muito além.
[Leia outros Comentários de Diogo Salles]
11/6/2008
03h04min
Rafael, muito justa a sua homenagem! Acho que não foram tantas quanto o Taffo merecia, excelente guitarrista que era. Acredito que ele ainda merecerá muitos textos relevantes como o seu. Senti-me estimulado a este comentário por uma triste coincidência: eu chegara no dia 14/05, às 18h30, na EM&T, para um Workshop com o Conrado Paulino, e a secretária deu-me a notícia: "O workshop foi cancelado, assim como todas as aulas, por motivo de luto! O Wander morreu hoje de manhã, ligamos pra você mas não tinha ninguém em casa". Fiquei confuso: o Wander Taffo? Sim. Morreu do coração... Foi um choque, pois faria 54 anos no sábado seguinte! É uma pena quando alguém de tanto talento, referência como músico no seu instrumento (como era o Wander), nos deixa prematuramente. Não o conhecia pessoalmente, e esse workshop na EM&T, a escola de ponta que ele ajudou a criar, seria uma possibilidade para isso. Uma infeliz coincidência, justamente naquele dia! Um grande músico a menos no Brasil e no mundo.
[Leia outros Comentários de Guto Maia]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Livro Administração Economia Aplicada Série Gestão Empresarial
Vários Autores
Fgv
(2010)



Juarez Barroso - o Poeta da Crônica-canção
Natercia Rocha
Substansia
(2018)



O Marketing na Era do Nexo - Novos Caminhos Num Mundo de Múltiplas Opções
Walter Longo / Zé Luiz Tavares
Best Seller
(2009)



Arquitetos Brasileiros
Vários Autores
Pini
(1987)



Seguindo os Passos de Jesus
Altamirando Carneiro
Camille Flammarion
(2005)



Paperweights
Pat Reilly
Apple Press
(1994)



Trilogia glimmerglass
Jenna Black
Universo Dos Livros
(2014)



Desventuras em Série - Volume 1 - Mau Começo
Lemony Snicket
Companhia das Letras
(2001)



Acima de qualquer suspeita
Tião Lucena
A União
(2015)
+ frete grátis



Fernão Capelo Gaiovota
Richard Bach
Círculo do Livro
(1970)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês