A polêmica dos quadrinhos | Gian Danton | Digestivo Cultural

busca | avançada
47679 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Aluna da Alma vence festival nacional de violoncelistas
>>> Curta gravado na Chapada dos Veadeiros estreia no Teatro A Barca Coração
>>> Evento: escritora Flavia Camargo lança livro 'Enquanto Vocês Crescem' no dia 4 de maio
>>> Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preco
>>> Cristina Guimarães canta Luiz Melodia em seu primeiro álbum, Presente & Cotidiano
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Mario Vargas Llosa (1936-2025)
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
Colunistas
Últimos Posts
>>> El País homenageia Vargas Llosa
>>> William Waack sobre Vargas Llosa
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Pólvora e Poesia
>>> Sionismo e resistência palestina
>>> Era uma vez
>>> Como os jornais vão se salvar
>>> Legião fala a língua dos outros
>>> Raul Gil e sua usina de cantores
>>> Em defesa da Crítica
>>> Italo Calvino: descobridor do fantástico no real
>>> Prenda-me se for capaz
>>> Manual prático do ódio
Mais Recentes
>>> Harry Potter E O Cálice De Fogo de J. K. Rowling pela Rocco (2001)
>>> Oaska - O Misterioso Cha Da Amazonia de Wania Milanez pela Sama (2003)
>>> Minidicionario Espanhol Portugues Portugues Espanhol de Eugenia Flavian pela Atica (1998)
>>> O Uso Da Cor No Seu Dia A Dia de Pauline Wills pela Pensamento (1997)
>>> Os Prazeres e os Dias - Grandes Sucessos da Literatura Internacional de Marcel Proust - Fernando Py Tradução pela Riográfica (1986)
>>> Lendas de Itapetininga e região de Maria Nunes da Costa Menk; Luciane Camargo pela Regional (2014)
>>> Preconceito Linguístico de Marcos Bagno pela Loyola (1999)
>>> O Gosto Solitário do Orvalho de Matsuo Bachô pela Assirio & Alvim (1985)
>>> Graúna Ataca outra Vez de Henfil pela Geração (1984)
>>> Mowgli - Edicao Bolso De Luxo - Os Livros Da Selva de Rudyard Kipling pela Classicos Zahar (2025)
>>> Os Vagabundos Iluminados de Jack Kerouac pela L&pm (2011)
>>> Poemas Humanos (clasicos Universales / Universal Classics) (spanish Edition) de César Vallejo pela Mestas Ediciones, S.l. (2001)
>>> Olga Savary : Erotismo E Paixão.-- ( Estudos Literários ; 30 ) de Marleine Paula - Toledo, Ferreira Marcondes pela Ateliê (2009)
>>> Por Que Amo Barthes de Alain Robbe-Grillet pela Ufrj (1995)
>>> A Movement Of Movements: Is Another World Really Possible? de Tom Mertes, Walden F. Bello (contributor), Bernard Cassen, Jose Bove pela Verso (2004)
>>> Alberto Pasqualini: Trajetória Política E Pensamento Trabalhista de Roberto Bitencourt Da Silva pela Eduff (2025)
>>> The Threat Matrix: The Fbi At War In The Age Of Global Terror de Garrett M. Graff pela Little, Brown And Company (2011)
>>> O Brasil E As Operações De Paz Em Um Mundo Globalizado: Entre A Tradição E A Inovação de Kai Michael Kenkel, Rodrigo Fracalossi De Moraes, Antonio De Aguiar Patriota pela Ipea (2012)
>>> Countdown To Reform: The Great Social Security Debate de Senior Fellow Henry J Aaron Cox, President Robert D Reischauer pela Century Foundation Press (1998)
>>> Nehru - Escritos de Nehru pela Litoral
>>> Livro Cenas Da Nova Ordem Mundial Sergio A A Coutinho 2010 de Unknown pela Fisicalbook (2010)
>>> Relac§oƒes Internacionais Da America Latina: Velhos E Novos Paradigmas de Amado Luiz Cervo pela Fundac§aƒo Alexandre De Gusmaƒo (2001)
>>> Segurança Pública - Cinco dedos no gatilho de Joe Tadashi Montenegro Satow pela Nuria Fabris (2011)
>>> La Percepcion De Brasil En El Contexto Internacional: Perspectivas Y Desafios, Tomo 2 de Wilhelm Hofmeister, Francisco Rojas, Luis Guillermo Solis pela Flasco (2007)
>>> Adn: Mapa Genetico De Los Defectos Argentinos (spanish Edition) de Jorge Lanata pela Planeta (2004)
COLUNAS

Segunda-feira, 25/5/2009
A polêmica dos quadrinhos
Gian Danton
+ de 11600 Acessos
+ 3 Comentário(s)

Recentemente a história em quadrinhos 10 na área, um na banheira e ninguém no gol (Via Lettera, 2002, 112 págs.) foi alvo de grande polêmica envolvendo a compra da mesma para bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. A escolha da obra revela, por si só, um preconceito: 10 na área... foi produzida para um público adulto, mas foi comprada pelo Governo do Estado de São Paulo para ser lido por crianças de oito anos. Quem escolheu a obra partiu da ideia equivocada de que toda HQ é infantil.

O episódio lamentável tomou proporções ainda maiores quando foi divulgado na mídia. O que se viu foi um show de desinformação. Falou-se que se tratava de uma apostila, que os autores eram depravados sexuais preocupados em perverter crianças... a maioria dos jornalistas não se deu ao trabalho de pesquisar do que se tratava. Se o fizessem, descobririam que 10 na área... é uma coletânea de quadrinhos sobre futebol, publicada em 2002, na época da Copa, e destinada ao público adulto. Não foi feita como quadrinho didático ou mesmo paradidático.

As próprias autoridades não se preocuparam em esclarecer a situação, talvez porque fosse mais fácil jogar a culpa sobre os quadrinistas do que em assumir os erros de um técnico na área de educação que não conhece quadrinhos.

Em entrevista ao jornal SPTV, o governador José Serra falou sobre o caso. A jornalista não perguntou a opinião do governador sobre a qualidade do material nem pediu uma análise estética, mas o governador fez questão de dizer "Achei a obra um horror... tudo de muito mau gosto... o desenho, tudo". Mais à frente, na mesma entrevista, o governador foi indagado sobre o livro de geografia distribuído pelo Governo do Estado, em que apareciam dois "Paraguais". "Esse é um caso muito menos grave", assegurou o governador. Muito menos grave? Como? No caso de 10 na área..., a obra é boa, fato demonstrado pelos prêmios recebidos por ela e seus autores (entre eles, os irmãos Bá, ganhadores do prêmio Eisner, o mais importante dos quadrinhos), só foi mal-escolhida. No caso do livro de geografia, a obra tem um erro gravíssimo, uma distorção da realidade, que compromete todo o conteúdo.

Estava dada a dica e a imprensa sensacionalista caiu em cima. Datena sugeriu que 10 na área... era uma espécie de cartilha de libertinagem. Ratinho soltou palavrões. Até mesmo a rede Globo (em reportagem do SPTV) saiu-se com essa inusitada chamada: "As histórias são em quadrinhos, mas o conteúdo não tem nada de infantil", como se o fato de ser quadrinhos obrigasse o material a ser infantil.

Os autores, que nem mesmo ganharam dinheiro com a publicação, tiveram que vir a público se explicar. "Compraram livros sem ler para estimular a leitura dos jovens!", afirmou Spacca. "Quando eu fiz o livro, era destinado a outro público, de mais idade (...) Quem comprou não avaliou isso. O problema todo foi a falha da seleção em si.", disse Lélis. "Há claramente aqui um engano. O álbum foi concebido e produzido para um público adulto às vésperas da Copa de 2002", afirmou Orlando, organizador da coletânea.

"Esse escândalo por conta do livro Dez na área, um na banheira e ninguém no gol é um escândalo mesmo, por várias razões. Primeiro, porque a barbeiragem é do governo. Esse livro não foi escrito nem ilustrado para crianças de nove anos. Quem botou o livro na mão da molecada que se responsabilize. Não foram os editores, organizadores ou autores ― um time de primeiríssima que orgulharia qualquer indústria de HQ do planeta", escreveu André Forastieri, em seu blog.

A grande imprensa, em especial a sensacionalista, que vive de desgraças, palavrões e bizarrices, ignorou completamente isso e preferiu botar seus holofotes sobre os quadrinhos.

Se a obra fosse literária, provavelmente a reação seria muito diferente.

Vamos imaginar uma outra situação, igualmente bizarra: que alguém desavisado resolvesse distribuir a obra Saraminda, de José Sarney, para crianças de oito anos. Ao se deparar com trechos eróticos ("Eu soube o que era amor. E eu fui implorando para ela se entregar, e ela era uma cobra sucuri que se enrolava em mim e fugia sem fugir, assim junta e sussurando. (...) Ali estavam os bicos dos seios que eu apenas tinha entrevisto, amarelos como ouro bruto, tirado da terra, mas do brilho trabalhado por mãos de ourives, artista do bonito. As pontas eram grandes, altas, duras, roliças, faiscavam como tição...") qual jornalista ou político pensaria em culpar o autor, ou dizer que a obra é um horror, de muito mau gosto? Nenhum, provavelmente, ou pelo menos nenhum em seu juízo perfeito. Seria claro que o erro não é da obra, mas da escolha para estudantes de oito anos.

O que provocou tanta polêmica não foram os palavrões (até pudicos, comparados com os que são gritados por Ratinho todo dia, para uma audiência que inclui crianças). Não foram as cenas eróticas. Aliás, essas se resumem a um quadro no qual aparece uma mulher de lingerie, tão sensual quanto qualquer dançarina do Faustão ou Gugu e muito menos explícita do que o mundo cão de Datena.

O que provocou polêmica foi o fato de ser quadrinhos.

Imprensa e José Serra cometeram o mesmo erro da pessoa que teve a infeliz ideia de distribuir esse álbum para estudantes de oito anos: achar que, se é quadrinhos, é para crianças.

Para ir além






Gian Danton
Macapá, 25/5/2009

Mais Gian Danton
Mais Acessadas de Gian Danton em 2009
01. Memória das pornochanchadas - 28/9/2009
02. O roteirista profissional: televisão e cinema - 26/10/2009
03. 10 grandes - 22/6/2009
04. A polêmica dos quadrinhos - 25/5/2009
05. O Gabinete do Dr. Caligari - 13/4/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
28/5/2009
18h52min
Gian, gostei bastante desse texto. É elucidativo e coloca na medida correta as críticas ao que houve nesse episódio. Só um detalhe que merece ser investigado por todos nós: o caso também apareceu no CQC e, ao entrevistarem Paulo Renato, secretário estadual da educação, ele disse que, dos mais de 800 títulos que pediram às editoras, elas é que mandaram listas de seleção com apontamentos, indicando a quais séries se destinariam. Será que aí não houve erro em conjunto da Via Lettera? Devemos nos perguntar para que também não fiquemos culpando somente o governo (aqui, penso eu, seria culpa da editora, se ela procedeu assim, juntamente do governo, por não ter feito uma revisão cuidadosa das listas). E, claro, como vivo falando e mandando mensagens para o Observatório de HQ: está na hora de nós elaborarmos um projeto-carta para que o governo passe a seleção das obras de quadrinhos a nós, pesquisadores da área. Grande abraço. (Vou mandar a mesma mensagem ao Paulo Ramos.)
[Leia outros Comentários de Gazy Andraus]
29/5/2009
11h55min
Oi, Gazy, também acho que a ideia de passar essa seleção para pesquisadores é uma boa saída. Notícias mais recentes dão a entender que também a editora fez a indicação errada e a Secretaria de Educação não entendeu o que tinha em mãos. Quem mais habilitado para fazer essa análise do que pesquisadores da área?
[Leia outros Comentários de Gian Danton]
1/6/2009
21h07min
Não sei não, mas na dúvida gostaria de sugerir "Druuna" para o próximo ano letivo. Grande abraço.
[Leia outros Comentários de dilamar Santos]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Memórias do Coronel Falcão
Aureliano de Figueiredo Pinto
Movimento
(1973)



Sobre A Liberdade (edição De Bolso)
John Stuart Mill
Editora Vozes
(2019)



Nietzsche: Vida e Pensamentos
Livro Clipping
Martin Claret
(1997)



Fé E Emoções
Ney Bailey
Candeia
(1986)



Para una Teoría del Complejo de Edipo
Serge Leclaire
Nueva Visión
(1975)



Os Pilares da Discórdia
Sérgio Paulo Muniz Costa
Biblioteca do Exército
(1995)



A Fascinante Aventura da Vida
Neide Simões de Mattos; Suzana Facchini Granato
Atual
(2006)



França: Guia Visual Folha de S. Paulo
Dk Publishing
Publifolha
(2003)



Felicidade
Darrin Mcmahon
Globo
(2006)



Ofendidos e Ofensores
Dario Sandri Jr.
Aliança
(2013)





busca | avançada
47679 visitas/dia
2,5 milhões/mês