O gato diz adeus | Marcelo Spalding | Digestivo Cultural

busca | avançada
64989 visitas/dia
1,7 milhão/mês
Mais Recentes
>>> SLAM SP - 10 anos Campeonato Paulista de Poesia Falada
>>> Cantos de Aiyê - Histórias da Natureza Com Coletivo Quizumba
>>> Dois Baús
>>> Kizombinha
>>> ÁGUA
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
>>> Garganta profunda_Dusty Springfield
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Todas as artes: Jardel Dias Cavalcanti
>>> Soco no saco
>>> Xingando semáforos inocentes
Colunistas
Últimos Posts
>>> Masayoshi Son sobre inteligência artificial
>>> David Vélez, do Nubank (2024)
>>> Jordi Savall e a Sétima de Beethoven
>>> Alfredo Soares, do G4
>>> Horowitz na Casa Branca (1978)
>>> O jovem Tallis Gomes (2014)
>>> A história do G4 Educação
>>> Mesa do Meio sobre o Primeiro Turno de 2024
>>> MBL sobre Pablo Marçal
>>> Stuhlberger no NomadCast
Últimos Posts
>>> E-book apresenta ferramentas de IA a professores
>>> E-book: Estágios da Solidão: Um Guia Prático
>>> O jardim da maldade
>>> Cortando despesas
>>> O mais longo dos dias, 80 anos do Dia D
>>> Paes Loureiro, poesia é quando a linguagem sonha
>>> O Cachorro e a maleta
>>> A ESTAGIÁRIA
>>> A insanidade tem regras
>>> Uma coisa não é a outra
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O dinossauro de Augusto Monterroso
>>> Um presente contínuo
>>> A volta de Gombrowicz
>>> Susan Sontag em carne e osso
>>> Cinquenta tons de cinza no mundo real
>>> Barba e bigode
>>> Da dificuldade de se comandar uma picanha
>>> Semana da Canção Brasileira
>>> Como resenhar sem ler o livro
>>> A proposta libertária
Mais Recentes
>>> Psicopatologia Geral de Karl Jaspers pela Atheneu (2003)
>>> Máximas e Mínimas do Barão DE Itararé de Afonso Félix de Souza pela Record (1987)
>>> Nero E Seus Herdeiros - Os Senhores De Roma de Allan Massie pela Faro Editorial (2021)
>>> As Institutas João Calvino - Edição Clássica - 4 Volumes de Joao Calvino pela Cultura Crista (2019)
>>> Cidades insones: ritmos de vida cotidiana em um futuro próximo de Marcos Paulo Ferreira de Góis pela Ufrj (2021)
>>> Our Global Neighbourhood de Igvar Carlsson pela Oxford University (1995)
>>> Eu Tenho Um Nome de Chanel Miller pela Intrínseca (2020)
>>> As Idéias de Proust de Roger Shattuck pela Cultrix
>>> Fundamentos do Grego Bíblico - Livro de Grámatica + Livro de Exercícios de William D. Mounce pela Vida (2009)
>>> César - Os Senhores De Roma de Allan Massie pela Faro Editorial (2021)
>>> Três lições da história da morte de Juliana Schmitt pela Ufrj (2023)
>>> O Irmão Alemão de Chico Buarque pela Companhia Das Letras (2014)
>>> The Motorcycling Manual de Stationery Office pela The Stationery Office (1996)
>>> Livro Budapeste Romance de Chico Buarque pela Companhia Das Letras (2003)
>>> Consumito de Joaquim Branco pela Do Autor
>>> Introdução Ao Brasil - Um Banquete no Trópico - Volumes 1 e 2 de Org. Lourenço Dantas Mota pela Senac Sao Paulo (2001)
>>> Introdução à Poetica Classica de Segismundo Spina pela Ftd (1967)
>>> Livro Voz Humana A Defesa Perante os Tribunais da República de Fernando Augusto Fernandes pela Revan (2004)
>>> A Clinica Psicanalítica Das Psicopatias Contemporaneas de Gley P. Costa pela Artmed (2010)
>>> Guia de Religiões Populares do Brasil de Eneida D. Gaspar pela Pallas (2002)
>>> Modernidade e Moradia de Lilian Fessler Vaz pela 7Letras (2002)
>>> Livro Razão e Sensibilidade de Jane Austen pela Circulo do Livro (1997)
>>> A shakespeare glossary de C.T. Onions pela Oxford University press (1975)
>>> As Primeiras Civilizações Vol 1: Os Impérios Do Bronze de Pierre Lévêque pela Edições 70 (1987)
>>> Dilemas e Desafios do Desenvolvimento Sustentável no brasil de Bertha K. Becker pela Garamond (2009)
COLUNAS

Quinta-feira, 24/9/2009
O gato diz adeus
Marcelo Spalding
+ de 6200 Acessos
+ 1 Comentário(s)

O romance contemporâneo, a grosso modo, tem duas vertentes fundamentais: a conteudista e a formalista. À primeira pertencem aqueles romances nos quais a história contada é o mais importante, com enredos claros e bem elaborados, enquanto que, na segunda, o mais importante é a forma com que se conta, não havendo necessariamente um enredo ou uma "historinha" que leve o leitor adiante. Os grandes romances, porém, são aqueles que encontram um ponto de equilíbrio entre forma e conteúdo, como Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Porque, quando a balança pende demais para um lado ou outro, temos o risco de um romance despretensioso, em que a história carrega um texto fraco, ou de um romance estéril, feito para um restrito público de intelectuais preocupados estritamente com as questões técnicas.

Leite derramado, mais recente romance de Chico Buarque, é um bom exemplo de um tipo de literatura que beira o experimentalismo, construindo o romance não em formato linear, mas como uma teia em que os fatos aos poucos vão se ligando e formando o enredo por trás do narrado, sem cair na esterilidade do puramente estético. Há, ali, conflitos e personagens que aos poucos vão surgindo e revelam ao leitor mais atento questões sociais muito além dos problemas particulares do protagonista. Mas não tente resumir a história do romance ou explicar sua temática de forma apressada, pois cada capítulo, cada frase e cada palavra foram construídos dentro de uma lógica maior, cerebral, formal.

Também é assim o quarto livro de Michel Laub, O gato diz adeus (Companhia das Letras, 2009, 80 págs.). Romance conciso, "recupera, com um tom que varia entre a frieza, a ironia e o ódio, a trajetória de dois casamentos ― um que termina, outro que tenta começar ― e suas consequências ― a paternidade, o abandono, os sentimentos de perda e culpa", segundo definição da orelha do próprio livro. Mas não espere encontrar este enredo de forma simples, clara e sequencial no livro, pois a narrativa alterna a voz de quatro personagens: Sérgio, um voyeur, escritor e professor universitário; Márcia, uma atriz casada com Sérgio que depois o deixará para ficar com Roberto; o próprio Roberto, também professor universitário que se verá envolvido na trama de Sérgio; e Andreia, apresentada inicialmente como leitora do livro, estudante de Letras e aluna de Sérgio, mas que se revelerá uma personagem fundamental para o romance.

Como temos quatro narradores distintos, em O gato diz adeus não há um enredo definitivo, uma história com claro começo, meio e fim, ainda que dispersos na forma de teia, como em Leite derramado. Temos, isso sim, quatro versões de uma história, quatro pontos de vista por vezes contraditórios e sempre incompletos. O risco, como bem aponta resenha de Daniel Benevides publicada na Bravo!, é que O gato diz adeus sofra do "mal de Montano, aquela 'doença' diagnosticada pelo espanhol Vila-Matas, cujo sintoma é certa palidez das emoções e a insistente rendição ao exercício estritamente literário".

Para começar, as personagens da própria narrativa são escritores, professores universitários, estudantes, o tipo de leitor a que se destina um romance experimental como o de Laub. Nesse sentido, logo o romance se revela também metalinguístico, pois ficamos sabendo que Sérgio, após seu livro de estreia ― "que teve meia dúzia de resenhas, e foi traduzido para meia dúzia de países, e esgotou a primeira edição em meia dúzia de anos" ―, publicou um romance contando sua história chamado, adivinhe, "O gato diz adeus".

O livro que lemos, então, torna-se personagem da própria história, mas ao livro supostamente escrito por Sérgio, composto pelas partes narradas por ele, soma-se também as intervenções de Roberto, de Márcia e de Andreia, intervenções essas que depois saberemos serem de tempos completamente distintos, numa clara opção pela técnica polifônica em detrimento da verossimilhança dos fatos. Como podemos estar lendo as intervenções de Márcia e Andreia ao mesmo tempo, como se tivessem sido escritas no mesmo momento?, se pergunta o leitor ao final do romance.

Não será essa, é claro, a única pergunta que o leitor irá fazer ao final do livro. Ocorre que o conflito principal, relacionado à paternidade da filha de Márcia, não receberá um desfecho, permanecendo em suspenso e emaranhado nas muitas versões que temos (diferentemente de Dois Irmãos, que narra a tentativa de Nael descobrir seu pai até o momento em que ele desiste da busca, terminando aí o romance, em O gato diz adeus a interrupção é da obra, não da personagem). Dessa forma, sequer a tragédia anunciada nos primeiros capítulos se concretiza para o leitor, à medida que os acontecimentos trágicos estão num tempo fora da história e seus efeitos já parecem sacramentados e, até, perdoados pela única que poderia perdoá-los.

Mas não parece que Michel Laub esteja mesmo preocupado em responder esse tipo de questão tão banal aos leitores. Enredar, surpreender, sugerir, jogar com o leitor parecem preocupações mais condizentes a um escritor que usa como protagonista outro escritor, a um livro que é também parte do próprio livro, a um romance que no final revela obras que o influenciaram.

Ao fim e ao cabo, o que fica do livro são belas imagens e algumas belas passagens que revelam a qualidade do autor por trás do jogo formal, como esta em que uma das narradoras, Andreia, sintetiza com maestria um irônico casamento "feliz", oposto ao narrado por Sérgio e Márcia:

"Eu me pergunto o que ele deixou de fora do livro. Fico imaginando se o casamento era apenas aquelas brigas. Se em algum momento os dois não baixavam a guarda. Duvido que isso não acontecesse, que eles não fossem vez que outra ao cinema ou visitar um amigo, que não andassem de carro pela cidade comentando as vitrines das lojas e as pessoas na calçada, que também não fossem capazes de ficar em casa à noite ocupados cada um com suas coisas, ele no escritório, ela cozinhando, e quando os dois estavam bem ela vinha até ele perguntar alguma coisa sobre o tempero da comida, e depois os dois jantavam e ele dizia algo engraçado e ela contava alguma história e os dois terminavam e ouviam um pouco de música e ficavam até tarde conversando no sofá que os dois tinham escolhido e iam para a cama quando a vizinhança e a cidade inteira já estava em silêncio".

Para ir além






Marcelo Spalding
Porto Alegre, 24/9/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Sobre escrever a História de Guilherme Pontes Coelho
02. Acaricia meu sonho, de Marcelo Barbão de Rafael Rodrigues
03. Uma Vaga para o Integral de Alessandro Silva
04. Três Homens Baixos de Rennata Airoldi


Mais Marcelo Spalding
Mais Acessadas de Marcelo Spalding em 2009
01. Quanto custa rechear seu Currículo Lattes - 5/3/2009
02. O melhor da década na literatura brasileira: prosa - 31/12/2009
03. Literatura para quê? - 17/12/2009
04. Literatura e interatividade: os ciberpoemas - 10/9/2009
05. Era uma vez o conto de fadas - 2/4/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
25/9/2009
14h19min
Veja você: também gosto muito do Michel... Já faz tempo acesso as crônicas dele pela Web. Noutro dia até acessei por email... rs. Quero depois ler este "Gato que diz adeus", deve ser muito bom ;-)
[Leia outros Comentários de gisele lemper]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




100 Grandes Líderes
Brian Mooney
Madras
(2013)



El Vergonzoso en Palacio
TIRSO DE MOLINA
CATEDRA
(1987)



Lost Girls: O Grande e terrivel - Livro 3
Alan Moore; Melinda Gebbie
Devir
(2007)



Ioga e Psiquiatria
Barte Nhi
Civilização Brasileira
(1974)



Foi Apenas Um Sonho
Richard Yates
Alfaguara
(2009)



Caminho De Perfeição
Santa Teresa De Jesus
Editora Vozes
(2014)



Livro Gestão Estratégica de Custos
José Hernandez Peres Jr., Luís Martins de Oliveira, Rogério Guedes Costa
Atlas
(1999)



Deus Castiga?
Helena Craveiro Cairbar Schute
Petit
(1998)



Livro Gibis The Ancient Magus Bride Volume 10
Kore Yamazaki
Devir
(2020)



O Que é Pós-moderno
Jair Ferreira dos Santos
Brasiliense
(1991)





busca | avançada
64989 visitas/dia
1,7 milhão/mês