Intolerância | Guilherme Pontes Coelho | Digestivo Cultural

busca | avançada
55741 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Festival de Teatro de Caixa apresenta peças teatrais em miniatura
>>> Instalação DE VER Cidade - Brasília Numa Caixa de Brincar celebra o aniversário da capital
>>> CCBB Brasília é palco para “Amazônia em Movimento”, com o Corpo de Dança do Amazonas
>>> Mentor de Líderes Lança Manual para Vencer a Ansiedade
>>> Festival Planeta Urbano abre inscrições para concurso de bandas
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O diabo veste Prada
>>> Reflexões a respeito de uma poça d´água
>>> Alunos, a leitura está proibida
>>> Qual é O Segredo?
>>> Questão de gosto ou de educação?
>>> Chickenfoot: o passado e o futuro do rock
>>> Machado e Érico: um chato e um amigo
>>> Palavras diurnas e noturnas
>>> Mídia Ninja coloca o eixo em xeque
>>> Reminiscências de um campeão
Mais Recentes
>>> Magritte (world Of Art) de Suzi Gablik pela Thames & Hudson (1985)
>>> Florestan - A Inteligência Militante de Haroldo Ceravolo Sereza pela Boitempo (2005)
>>> O Enigma Do Capital de David Harvey pela Boitempo (2011)
>>> A Liberdade E Uma Luta Constante de Angela Davis pela Boitempo (2018)
>>> Madame Satã: O Templo Do Underground Dos Anos 80 de Marcelo Leite De Moraes pela Lira (2002)
>>> Espada da Galáxia de Marcelo Casaro pela W Roth (1995)
>>> Imagens Do Passado de José Inacio De Melo Souza pela Senac-sp (2004)
>>> Chines Americano - American Born Chinese de Gene Luen Yang pela Quadrinhos Na Cia (2009)
>>> Poder Do Habito de Charles Duhigg pela Objetiva (2012)
>>> Sexualidade na Adolescência: Jovens discutem francamente suas atitudes, preferências e expectativas sexuais, bem como suas dúvidas e temores de Dr Aaron Hass pela Civilização Brasileira (1981)
>>> 1984 de George Orwell pela Antofágica (2022)
>>> Morning Star Stage 6 New Method Supplementary Reader de Sir H Rider Haggard (adapted by Michael West) pela Longman (1971)
>>> Neues Testament de Ubersetzt pela Emprimatur curiae (1995)
>>> O Mundo De Sofia de Jostein Gaarder pela Cia. Das Letras (1997)
>>> Histórias das Mil e uma Noites de Ruth Rocha pela Ftd (1997)
>>> O Que Importa E O Amor de Marco Aurelio pela Vida E Consciencia (2013)
>>> O Sorriso do diabo - A bicicleta azul 3 de Regine Deforges pela Best Seller (1985)
>>> Nao Se Apega Nao de por Isabela Freitas (Autor) pela Intrinseca (2014)
>>> Diário De Débora: Feliz Ano Novo, O - Vol. 2 de Liliane Prata pela Marco Zero (2005)
>>> Sistema de Seguridade Social - 3ª Edição 2003 Capa comum de por Wagner Balera (Autor) pela Ltr (2003)
>>> O Menino Persa de Mary Renault pela Fisicalbook (1993)
>>> Eu E Deus Uma Verdadeira Historia De AMOR de Dr. Cid Paroni Filho pela Lumen (1998)
>>> Historias Alegres de Carlo Collodi pela Iluminuras (2009)
>>> A Garota Perfeita de Mary Kubica pela Planeta Do Brasil - Grupo Planeta (2025)
>>> Cuando Te Encuentre de Nicholas Sparks pela Roca Bolsillo (2012)
COLUNAS

Quarta-feira, 14/10/2009
Intolerância
Guilherme Pontes Coelho
+ de 4600 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Minha filha foi promovida nas aulas de natação. Da turminha de "acquababy", na qual os pirralhos entram acompanhados por um dos pais, passou para a de natação infantil, onde eles se descabelam sozinhos. No primeiro dia de aula na nova turminha, cheguei cedo demais. Esperamos à beira da piscina o tempo passar, eu e ela conversando discretamente no nosso dialeto particular.

Dora, minha filha, parou um pouco de falar e achou mais interessante escalar uma porta cheia de frisos e de dois metros de altura. Tudo bem, fiquei observando. E, enquanto a observava, comecei a prestar atenção no papo que duas jovens mães levavam ao meu lado. Uma aparentava menos de trinta, a outra, pouquinho mais. O jeito dondoca de vestir e falar é bem a cara do nosso bairro, o Sudoeste. O filho de uma, da mais nova, ainda iria entrar na piscina, ela esperava como eu a hora de começar a aula. O filho da outra, de uns quatro ou cinco anos, estava saindo da aula dele, noutra piscina. Uma dupla chegando, outra saindo, elas se encontraram e começaram a conversar. Um papo muito interessante.

Claro que o assunto era a educação dos filhos. Se você já tiver crianças, sabe como é. É um assunto corriqueiro. Inclusive, é uma ótima maneira de iniciar conversas (com quem já tem filhos). Eu começaria ouvir o papo delas de qualquer forma, pais e mães sempre têm algo a acrescentar, alguma dica para dar a outros. É uma troca de informações frequente, mesmo que dessa forma: abelhudando o papo alheio. Número de pediatra, indicação de lojas de roupas baratas, uma receita de berinjela disfarçada de alguma coisa gostosa, e por aí vai ― a gente vive trocando figurinhas. Mas aquelas figurinhas que as duas mães trocavam não eram exatamente as que eu queria pra minha coleção.

"Eu falo pro meu filho: 'Não, não ande com aquele coleguinha ali, não,viu? Ele não é boa influência'. Falo mesmo!", dizia uma, ao que a outra respondia: "É, a gente tem que ter cuidado mesmo. Não pode deixar, não", e a primeira complementava: "É má influência mesmo! Não quero isso perto do meu filho de jeito maneira!", e a segunda prosseguia: "Começa assim, cedo mesmo. Cada uma que cuide do seu..." etc.

Elas não conversavam assim, nesse pingue-pongue. A fala de uma cortava o final da fala da outra, típico de quem quer falar mais e ouvir menos. Elas se referiam, pelo que percebi, a crianças de outro meio, acho que da escola. E ambas continuaram o exercício pseudopedagógico. E eu prestando atenção. (E Dora escalando a porta.)

Duas mães jovens, bonitas, bem de vida, dando lições de intolerância aos filhos. Estigmatizando e excluindo coleguinhas dos meninos ― e plantando nos próprios filhos, desde a infância, a semente do preconceito.

Maternidade/paternidade: assunto difícil. Difícil pra caralho. Os pais fazem o que podem (uma tia de quem gosto muito já me disse que "Fazem o que conseguem!"). Mesmo que aquela mãe creia estar educando, não pude evitar o pensamento de que aliciar o próprio filho com o fim de afastar outra criança é uma demonstração obtusa de insegurança maternal. O menino vive a vida dele, e você cuida pra que ele, o filho, vá vivendo e aprendendo.

No fundo, poucos pensam em rever valores e atitudes quando viram pai/mãe. A primeira coisa que passa pela cabeça e se incorpora ao papel de educadores é o de transmitir os valores já estabelecidos. É o medo da transgressão, da quebra de hábitos familiares.

Um outro exemplo de intolerância me fez pensar, inclusive, que não deve ser só o medo da mudança, mas uma vontade direta e clara de estigmatizar. Okay, talvez eu esteja exagerando, mas foi o que pensei quando a seguinte coisa aconteceu.

Reunião de pais na creche. Adoro. Geralmente falo o mínimo possível, quando falo. Cedo a vez a quem gosta de barraco, de criar debates calorosos sobre coisas que não farão a menor diferença na educação dos nossos pirralhos. Numa dessas reuniões, pediu pra falar uma certa mãe (a qual minha esposa, depois, me confirmou ser muito, digamos, "contundente" ― barraqueira). A tal senhora, mãe de duas filhas (de 5 e 6 anos, ou 4 e 5, sei lá), apresentou a seguinte proposta: que nas agendas de acompanhamento que nós, pais, recebemos todo santo dia, além das observações alimentares e pedagógicas, houvesse avisos sobre coleguinhas com piolho ou com "coisas" contagiosas, tipo gripe. Porra, qual é?

O que é que eu vou fazer com uma informação dessa? Cochichar no ouvido da Dora: "Não brinque com o Joãozinho, ele faz [causa] dodói"? Crianças doentes não vão pra creche. Ponto. A creche sabe disso, os pais sabem disso, inclusive essa mãe separatista. Mas pense bem: abrir a boca no meio de umas sessenta pessoas e sugerir uma medida "preventiva" para uma coisa que nunca acontece, medida esta cujo efeito seria estigmatizar, é ou não é uma vontade louca de impor um valor escuso sem dar brechas à tolerância e à compreensão?

Pode ser carência. Tem muito de insegurança. Há, sem dúvida, uma dose de medo (não sei precisar do quê, exatamente). Mas parece haver um gosto inegável pela intransigência, mesmo.

Voltando às dondocas, elas se despediram quando a aula ia começar. Uma saiu, com seu rapazote. A outra ficou, a mais jovem, sentou ao meu lado e assistiu à aula do filho, recém-coleguinha da minha menina. Não propriamente conversamos, mas trocamos umas frases. Ela se queixava de que os professores estavam fazendo "coisas muito perigosas" com as crianças, do tipo: mergulhos de, se muito, um metro de altura ― um metro. Eu ouvia esse tipo de coisa, e olhava pras crianças pulando na piscina, cheias de vontade, todas sorrindo.

Acabou a aula, pegamos nossas crianças, conversei com a professora, fui trocar a Dora. Eu a levei pra almoçar.


Guilherme Pontes Coelho
Brasília, 14/10/2009

Quem leu este, também leu esse(s):
01. O fim do livro didático de Marcelo Spalding
02. Por uma arquitetura de verdade de Eduardo Carvalho
03. Recordações da casa dos mortos de Luiz Rebinski Junior


Mais Guilherme Pontes Coelho
Mais Acessadas de Guilherme Pontes Coelho em 2009
01. Entre a simulação e a brincadeira - 11/3/2009
02. Exógeno & Endógeno - 4/11/2009
03. A morte de Michael Jackson, um depoimento - 5/8/2009
04. Meu assassino - 10/6/2009
05. Sobre escrever a História - 17/6/2009


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
14/10/2009
10h35min
Ser mãe não é uma tarefa muito fácil. Principalmente porque temos a tendência de complicar ainda mais. Tenho uma filha de 8 (quase 9) anos e desde o momento que descobri estar grávida eu reflito sobre minhas atitudes e as consequências destas na vida da minha filha. E te confesso que já vivi situações de orientar a minha pequena que mantivesse distância de determinada coleguinha... Não foi uma tarefa fácil. Mas foi necessário... Nunca por razões econômicas ou sociais, mas somos os responsáveis pela segurança de nossas crianças e, diante de uma má influência (ainda que de pouca idade), acredito que o mais apropriado seja se afastar. Confesso que cheguei a vislumbrar a possibilidade de tomar o caminho contrário... Em vez de me afastar (minha filha), me envolver. Tentar solucionar ou, pelo menos, ajudar nos problemas que a criança (a coleguinha) apresentava. Mas isso ia além das minhas forças... E agora, ao ler o teu texto, lembrei da minha decisão de seguir o caminho mais fácil.
[Leia outros Comentários de Maite Lemos]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Urutau - é Moça Encantada - Col Lua Cheia
Rogério Borges
Ftd
(1988)



Arte Moderna em Contexto
Vários autores
Ministério da Cultura
(2006)



Matemática - Contexto e Aplicações - Vol 2 - Ens Médio
Luiz Roberto Dante
Ática
(2006)



Para gostar de ler volume 4 - cronicas.
Rubem Braga
Atica
(1979)



Eu Nunca Vou Crescer?
Eva Grant
Atica
(1991)



(Re) fabulando Volume 1
Elias José
Paulus
(1998)



Por quem Peregrinam os Cavaleiros de Artur
Lênia Márcia de Medeiros Mongelli
Íbis
(1995)



Graphismes et éléments de La Nature
Solange Sanchis
Retz
(2005)



O Feudalismo
Paulo Miceli
Atual
(1994)



Nova Evangelização e Maturidade Afetiva
Alfonso García Rubio
Paulinas
(1993)





busca | avançada
55741 visitas/dia
2,5 milhões/mês