O que realmente importa | Arcano9 | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O Velho e o Grande Cinturão dos Peso-Pesados
>>> George Sand faz 200 anos
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
Mais Recentes
>>> Sugestoões para o estudo do Bhagavad-Gitá de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Terceira Margem - Pensando o carnaval na academia de Vários Autores pela Ufrj (2006)
>>> A sabedoria dos Upanixades de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> De Empreendedor E Louco Todo Mundo Tem Um Pouco de Linda Rottemberg pela Hsm (2015)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Paulus (2009)
>>> Reencarnação de Annie Besant pela Pensamento (1991)
>>> Dharma de Annie Besant pela Pensamento
>>> Os mestres de Annie Besant pela Pensamento
>>> Formalismo e Tradição Moderna - o problema da arte na crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Edusp (1974)
>>> Do recinto externo ao santuário interno de Annie Besant pela Pensamento (1990)
>>> Dom Quixote de Miguel De Cervantes Saavedra pela Abril (1978)
>>> A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo pela Ciranda Cultural
>>> Saudades do Carnaval - introução à crise da cultura de José Guilherme Merquior pela Forense (1972)
>>> Marília de Dirceu de Tomaz Antonio Gonzaga pela Ciranda Cultural
>>> Preparação e trabalho do iniciado de Dion Fortune pela Pensamento
>>> Janelas Da Mente: 12 Historias Sobre Os Transtornos Da Vida Moderna de Ana Beatriz Barbosa Silva pela Globo Livros (2017)
>>> As ordens esotéricas e seu trabalho de Dion Fortune pela Pensamento (1987)
>>> O Ateneu de Raul Pompéia pela Ciranda Cultural
>>> O Reizinho Da Casa de Gustavo Teixeira pela Best Seller (2023)
>>> Escrava Isaura de Bernardo Guimarães pela Ciranda Cultural
>>> A doutrina cósmica de Dion Fortune pela Pensamento (1990)
>>> Brahmavidyã de Annie Besant pela Pensamento (1987)
>>> Netuno de Patricia Morimando pela Pensamento (1992)
>>> Barron's Regents Exams And Answers - Algebra 2/trigonometry de Meg Clemens, Glenn Clemens pela Barron's Educational Series (2011)
>>> E. A. Wallis Budge de A religião Egípcia pela Cultrix/Pensamento (1983)
COLUNAS

Segunda-feira, 17/12/2001
O que realmente importa
Arcano9
+ de 7400 Acessos
+ 2 Comentário(s)

O casal idoso tentou o suicídio. Engoliram um montão de pílulas, o marido e a mulher, ambos de cerca de 70 anos. Ele viviam em Manchester, levavam uma vida modorrentamente inglesa - cuidavam do jardim, tomavam chá. Os velhinhos eram quietos. Não gostavam da vizinhança. Queixavam-se das crianças e jovens que gritavam na rua, reclamavam que eles invadiam o jardim, quebravam janelas, danificavam seus lindos arbustos. Falaram uma, duas vezes com a polícia. Inutilmente. Aí, enviaram uma carta ao jornal Manchester Evening News, ao seu filho e, novamente, à polícia. "The cause of the death of my wife and myself has been the anti-social behaviour of our neighbours".

Acredite, isso aconteceu. Assim como acontecem diariamente, e são fartamente e vigorosamente cobertos pela imprensa e discutidos por juristas, os casos de "bullying" nas escolas. Eu admito que nunca havia ouvido falar de tal palavra do léxico inglês antes de vir para cá. "Bullying" é quando uns moleques da escola do seu filho começam a pentelhar seu filho por que ele é gordo, ou tem as pernas compridas demais, ou tem uma pinta na bochecha. A criança vítima da atazanação pode sofrer grandes traumas e ficar com fobias sociais. Sim, sim.

Na Grã-Bretanha, o que se entende por estorvo pode ter implicações extremas. Uma coisa que uma pessoa não dá a mínima importância por aí no Brasil, por aqui pode levar uma pessoa a se matar, ou a ter graves fobias. Os ingleses dão importância demais a coisas sem importância alguma. Já viu um povo acompanhar tanto o boletim meteorológico? Veja meu caso: em determinado momento da minha adolescência fui vítima de pesado "bullying" na escola. Acho que 90% das pessoas foi. Hoje, não acho que tenha mais neuras do que qualquer outra pessoa por aí. Meu vizinho da direita, aqui em Londres, costuma passar os sábados inteiros ouvindo ritmos afro-caribenhos abomináveis. Eu contra-ataco ouvindo Fred Astaire. Não vou arrancar os cabelos porque não gosto de Reggae. Não vou engolir um monte de pílulas.

Talvez toda essa supervalorização e preocupação com o detalhe-estorvo seja por causa da Monarquia. Por séculos, este povo se acostumou a valorizar demais esse cerimonial besta, as opiniões desses sangues-azuis. Oh, a Rainha estava resfriada e não pode visitar o orfanato! Ooooooooooh! Talvez o resfriado seja o indício de que, na verdade, a soberana está nas últimas e pode abdicar de seu trono em favor do primogênito, que só pensa em namorar com aquela mulher feia prá burro e que gosta de levar o netinho da Rainha para caçar raposas e andar de saia numa propriedade real da Escócia.

Outra teoria: talvez o excesso inglês de zelo com coisas sem importânca seja porque esse povo está entediado. Um país desenvolvido como este não tem problemas sérios em demasia, e por isso tem que procurar besteiras para se preocupar.

Não, pensando bem, não acredito nesta segunda opção.

Se há estorvos e notícias aos borbotões que aparecem por aqui e que não tem a mais remota importância, quando os crimes surgem, amigo, o negócio é pesado. Já se conhece a ancestral predileção inglesa pela crueldade, pelos crimes de natureza sexual, pela perversão. Jack, o estripador, que andava por Whitechapel. Aquele caso não muito tempo atrás em Gloucester, quando foram encontrados dezenas de cadáveres de pessoas desaparecidas numa casa. Acho que esses mesmos crimes podem até existir com a mesma freqüência no Brasil - pode ser que existam milhões de Maníacos do Parque - mas você não pode negar que aqui a porcentagem de monstros por metro quadrado parece ser maior. Não digo que no Brasil eles estejam mais escondidos, mas acho que por aí tem tanto crime de toda a espécie que a polícia, ocupada tentando resolver uma chacina, acaba nem investigando direito o desaparecimento de uma, depois de outra, e enfim de dezenas de mulheres.

E crianças. Não nos esqueçamos do tremendo "outcry" por aqui. Crianças estupradas. Forçadas a tirar a roupa e satisfazer um maluco pervertido. Depois, cortadas em pedacinhos. Há tantos casos por aqui, tantos, tantos. Tantas crianças que aparecem nos jornais todos os meses, só as carinhas bonitas das fotos sorridentes e as informações sobre como e onde desapareceram. Um caso que me chamou a atenção chegou ao fim na semana passada. Uma investigação gigante foi montada depois que Sarah Payne, de 9 anos (foto acima), desapareceu enquanto brincava perto da casa de seus avós, em uma área rural de West Sussex, em primeiro de julho de 2000. A menina era linda, loira, parecia sapeca e esperta. Nunca havia sumido assim.

Os pais de Sarah decidiram que não iriam deixar a opinião pública em paz até que todos, simplesmente todos que pudessem ajudar, ajudassem a encontrar a menina - ou, o que temía-se, os restos dela. O que se seguiu foi um dos maiores exemplos de como a imprensa pode mexer com as pessoas.

Um tablóide praticamente sem expressão perto do The Sun, o News of The World, decidiu embarcar na campanha dos pais de Sarah. O objetivo: passar uma lei no parlamento para que se divulgasse a lista de pedófilos e criminosos sexuais aos pais interessados em proteger seus filhos. Algo semelhante já existe nos Estados Unidos. A idéia é que os pais ficassem sabendo, de antemão, onde morava o perigo - que poderia estar ao lado, no vizinho, ou poderia ser o professor na escola local. O News of The World começou uma campanha de coleta de assinaturas, argumentando que os pais tinham o dever moral de proteger seus filhos e dizer sim à lei. Fotos de alguns pedófilos foram publicadas. E milhares de assinaturas foram coletadas apoiando o projeto. A campanha, a repetição ad nauseam das imagens de Sarah Payne sorridente em toda a mídia e a lenta mais paulatina descoberta de pistas e depois do corpo da menina acabaram provocando o que se temia.

No final de julho de 2000, a polícia confirmou que estava mantendo sob proteção um homem de 55 anos, morador do sul de Londres. Ele estava sendo ameaçado de morte porque haviam sido distribuídos 500 panfletos que o acusavam de ser um pedófilo imundo. Era uma mentira. Quatro dias depois, em 4 de agosto, o clima ficaria ainda mais pesado. Em Portsmouth, no sul da Inglaterra, mais de 100 pessoas cercaram a casa de um suposto pedófilo, cuja foto havia sido publicada no News of The World. As pessoas atiraram pedras na casa. Viraram um carro que estava em frente à casa e botaram fogo nele. O tal sujeito, segundo foi divulgado, havia abusado de mais de 140 crianças. Mas, naquele momento, ele estava em liberdade, porque alguém o havia julgado ou ele tinha cumprido sua pena. Naquele momento, aquele "monstro" era como eu ou você. E se ele estivesse arrependido e recuperado? Toda pessoa, toda mesmo, merece uma segunda chance. E se não merece, diabos, não é para um bando de pessoas com pedra nas mãos fazerem justiça. A multidão de trogloditas, obviamente, não pensou nisso. O governo, por outro lado, pensou sim, até demais.

O resultado é que até hoje se discute a lei para permitir a divulgação do nome dos pedófilos aos pais do país. Tony Blair provavelmente não terá culhões para defendê-la publicamente. É polêmica demais, pode render feridas políticas.

Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, após mais de um ano e meio de investigações, foi sentenciado à prisão perpétua o sujeito que, apontam os peritos da polícia científica, foi o responsável pela morte de Sarah. No Brasil, certamente os colegas de detenção de Roy Whiting iriam fazer algo muito malvado com ele. Nos EUA, especialmente no Texas, ele seria sumariamente executado. Aqui, depois de alguns anos, poderá tentar uma liberdade condicional por bom comportamento. E isso, mesmo tendo sido convicto por atacar outra criança há uns anos atrás, pegando quatro anos de prisão. Isso, isso sim, isso é um excelente motivo para os ingleses se preocuparem. A mãe de Sarah, logo depois de anunciada a sentença, falou à imprensa. Um lamento em voz rouca. "Quantos mais casos como este teremos que esperar que aconteçam? Quanto mais teremos que esperar que o governo tome alguma atitude?"

Há o perigo da caça às bruxas. Há o perigo de novos crimes contra crianças. É algo complicado, complicado prá caramba. E é justamente aí que eu penso nos velhinhos que se mataram porque não tinham silêncio para cuidar de seu jardim, ou dos gordinhos que são pentelhados nas escolas e que viram tema de discurso no parlamento. E penso na Rainha. Quantos neurônios piscam e repiscam neste país pensando em coisas tão sem importância.

E no Brasil? Gostou da Casa dos Artistas?


Arcano9
Londres, 17/12/2001

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A compra do Twitter por Elon Musk de Julio Daio Borges
02. Saudade de ser 'professor' de Filosofia de Cassionei Niches Petry
03. Uma suposta I.C. de Elisa Andrade Buzzo
04. Longa vida à fotografia de Fabio Gomes
05. O PSDB e o ensino superior de Gian Danton


Mais Arcano9
Mais Acessadas de Arcano9 em 2001
01. Duas formas de perder a virgindade no West End - 5/3/2001
02. O que realmente importa - 17/12/2001
03. Qualquer diversão é bem-vinda - 4/5/2001
04. Ler ao acaso - 19/11/2001
05. Quando road movie encontra inocência adolescente - 19/3/2001


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
20/12/2001
15h40min
não sei se já comentei mas suas crônicas às vezes têm um certo sabor às do Arnaldo Jabor... cool! abç tim
[Leia outros Comentários de Tim]
13/4/2006
17h22min
eu normamalmente sou contra a pena de morte, mas algumas vezes acho q ñ faria mal executar alguns desses vermes em praça publica ou fazê-los de escravos
[Leia outros Comentários de Jamiel]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Aprenda a Escrever Pratique, Apague e Recomece!-i Learn To...
Impala
Impala



Ancora Medicinal - Para Conservar A Vida com saúde
Francisco da Fonseca Henriquez
Atelie
(2004)



Ivone A Menina dos Olhos Escuros
Eunice Serôa da Motta e M. Penalva
Estrela Branca
(1990)



Tributo A Jônio Tavares Ferreira De Salles
Elma Sant'ana
Alcance
(2016)



Aprendizagem Matemática 7 - Atividades
Obra Coletiva
Sm
(2019)



Contabilidade Gerencial
Carl S. Warren
Pioneira
(2001)



Revista Piauí 63
Piauí 63
Companhia Das Letras



Bastiana Vai a Luta
Ivan Jaf
Memorias Futuras
(1987)



Guia de los Pueblos Malditos Españoles
Juan G Atienza
Arín
(1985)



Organização escolar: perspectivas e enfoques
Marcia Andreia Garcia
Ibpex
(2011)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês