Neon Genesis Evangelion | Duanne Ribeiro | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Cinema futuro: projeções
>>> Princípio ativo
>>> PFP
>>> Machado de Assis: assassinado ou esquecido?
>>> Led Zeppelin Vídeos
>>> Francis Ford Coppola
>>> Retrato em branco e preto
>>> Marcha Sobre a Cidade
>>> Canto Infantil Nº 2: A Hora do Amor
>>> Osesp, 01/06 - Bruckner
Mais Recentes
>>> Livro A Comédia Dos Erros de William Shakespeara pela Ftd (2019)
>>> Livro Quinquim Labareda Série Barra-Manteiga de Maria Heloisa Penteado pela Ática (1982)
>>> Livro 1822 Como Um Homem Sábio, Uma Princesa Triste E Um Escocês Louco Por Dinheiro Ajudaram D. Pedro A Criar O Brasil Um País Que Tinha Tudo Para Dar Errado de Laurentino Gomes pela Nova Fronteira (2010)
>>> Livro Antes Que O Mundo Acabe de Marcelo Carneiro Da Cunha pela Projeto (2016)
>>> Livro Resgate no Tempo Coleção Veredas de Silvia Cintra Franco pela Moderna (1991)
>>> Livro Contos De Amor E Desamor de Flávio Moreira Da Costa pela Agir (2010)
>>> Livro Na Colméia do Inferno Coleção Veredas de Pedro Bandeira pela Moderna (1992)
>>> Livro Um Dia Vinte Anos, Duas Pessoas de David Nicholls pela Intrínseca (2011)
>>> Livro Anjos E Demônios A Primeira Aventura De Robert Langdon de Dan Brown pela Sextante (2004)
>>> Livro D. Maria I de Isabel Stilwell pela Manuscrito (2018)
>>> Livro 4 De Julho de James Patterson pela Arqueiro (2011)
>>> Livro Tenda dos Milagres Volume 18 de Jorge Amado pela Martins
>>> Livro Una Música Tan Triste de José Luis Ocasar Ariza pela Editorial Edinumen, S.l.
>>> Livro Um Escolhido de João Roberto Basílio pela Planeta (2008)
>>> Livro Por Um Fio de Drauzio Varella pela Companhia Das Letras (2004)
>>> Livro Getúlio 1882-1930 de Lira Neto pela Companhia Das Letras (2012)
>>> Livro A Aventura Do Teatro & Como Fazer Teatrinho De Bonecos de Maria Clara Machado pela Singular (2010)
>>> Livro A Megera Domada de Walcyr Carrasco pela Moderna (2014)
>>> Livro O Castelo Da Imaginação de Cayque Gastón Cicarelli pela Cayque Gastón Cicarelli (2019)
>>> Livro O Menino Que Provocou Uma Intriga Internacional de Paul Gallico pela Nova Época (1974)
>>> Livro O Último Dos Moicanos Coleção Clássicos Nacional de James Fenimore Cooper pela Companhia Nacional (2005)
>>> Livro Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola de Adriana Carranca pela Companhia Das Letrinhas (2015)
>>> Livro A Segunda Dama de Irving Wallace pela Nova Fronteira (1980)
>>> Livro Nova Reforma Do Código De Processo Penal de Andrey Borges De Mendonça pela Método (2001)
>>> Livro O Caso Dos Exploradores De Cavernas de Lon L. Fuller pela Safe (1976)
COLUNAS

Terça-feira, 29/11/2011
Neon Genesis Evangelion
Duanne Ribeiro
+ de 5500 Acessos

Desde outubro, o mangá Neon Genesis Evangelion está sendo republicado pela editora JBC - é a chance de conhecer ou redescobrir uma das franquias mais relevantes dos quadrinhos e da animação japonesa. No Japão, a HQ foi lançada em fevereiro de 1995, como um modo de divulgar sua versão em animação, e ainda não foi concluída. O anime, exibido a partir de outubro daquele ano e encerrado em 1996, alcançou sucesso e repercussão; em 2007, foi considerado por uma agência do Ministério de Educação japonês como o melhor de todos os tempos. A série pode ser comparada a Sandman, de Neil Gaiman; Watchmen, de Alan Moore; ou Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller - na medida em que também representa um salto de maturidade dentro de seu gênero.

Como Miller e Moore quanto aos quadrinhos americanos, Evangelion lida com uma forma japonesa típica - enquanto os primeiros releem o conceito de super-herói, a série faz uso do gênero dos mecha, isto é, robôs gigantes, controlados por humanos. Como Gaiman, seu mundo é criado em diálogo com referências culturais diversas - se ele cria sua fantasia a partir de múltiplas mitologias, ela recorre principalmente à tradição judaico-cristã. O núcleo da produção, no entanto, não está ai; além da ficção científica e do fantástico, seu foco está no relacionamento humano, nos abismos da relação do indivíduo consigo e com os outros.

Os principais artistas na produção de Evangelion são Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto. Sadamoto fez o design de personagens para o anime e produz a adaptação em mangá. Além disso, é um dos fundadores do estúdio Gainax, responsável pelo desenho animado. Já Anno foi o diretor da animação. Seu talento foi revelado pelo trabalho com Hayao Miyasaki - um diretor conhecido no Brasil para além de nichos, por obras como A Viagem de Chihiro - para o qual foi animador em Nausicaä do Vale do Vento.

A história se dá em um cenário distópico. No ano 2000, a Terra é atingida por um meteoro; a catástrofe, que fica conhecida como "Segundo Impacto", reduz a população mundial pela metade. Quinze anos depois, ainda em processo de recuperação, a raça humana é ameaçada novamente, por imensas criaturas, resistentes a todo tipo de ataque convencional e evidente objetivo de destruição: os "anjos". Para confrontá-los, haviam sido criados os EVAs, andróides que precisam ser pilotados por adolescentes específicos, com características necessárias para a "sincronização" com os robôs. A relação entre o cataclismo, a chegada dos monstros e a prontidão visionária dessas novas "armas" serão depois esclarecidos, assim como a razão do uso de um nome cristão para nomeá-los.

São produzidos três EVAs, cada qual pilotado por uma "criança": o garoto Shinji Ikari e as meninas Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, todos com idade entre 13 e 14. A postura de cada um deles frente à sua "missão" é um dos pontos importantes na série: por que pilotar o EVA? A identificação com os personagens acontece assim que se sente que essa pergunta é, na verdade, mais geral: de onde vem a sua motivação? Por que faz o que faz?

Shinji é o nosso protagonista. Filho de Gendou Ikari, chefe da organização que construiu os EVAs, sempre esteve distante do pai, que o ignorava. Inesperadamente, Gendou o chama à sua cidade. Não se tratava de um reencontro entre familiares, mas de um alistamento. O pai exige que o filho seja um dos pilotos. A tensão entre a necessidade de afirmação de Shinji e a frieza e o calculismo de Gendou é uma das linhas dramáticas principais - e, assim como poderia afastar o garoto da luta a que é chamado, o atrai. Esse conflito exemplifica os temas de Evangelion: o duelo entre afetos distintos, os que se sobrepõem, os que ficam para trás.

Ainda uma última camada se torna evidente logo nos primeiros momentos. Todo o sistema contra o "anjos" parece escamotear outros propósitos da NERV, grupo contratado pela ONU e responsável pela construção dos robôs. Não só a origem e sentido dos ataques é escondida, mas também o Projeto de Instrumentalização Humana, que parece fundamental e do qual, inicialmente, não sabemos nada. Pouco a pouco, os mistérios e farsas vão sendo elucidados, de maneira semelhante a séries como Arquivo X, Lost e Fringe.

Outras Versões, Outros Fins
O mangá é em certa medida independente da animação e possui algumas diferenças. Ainda está sendo produzido no Japão: de 13 volumes previstos, 12 estão concluídos. No Brasil, 10 destes volumes foram publicados pela Conrad, em 20 edições. A partir daí, a publicação foi assumida pela JBC, que publicou outras quatro (referentes aos números japoneses 11 e 12). O que a editora faz agora é republicar a HQ do início, no formato japonês original.

O atraso dos quadrinhos em relação ao anime se deve ao ritmo de produção de Sadamoto, que esteve mais envolvido com o projeto Rebuild of Evangelion, série de quatro filmes que recontam a animação original, também com algumas variações. Já foram lançadas duas das releituras: Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone e Evangelion 2.0 You Can (Not) Advance. O final da história, tanto no mangá quanto nas novas animações, pode ser substancialmente diferente. O anime já possui um duplo fim: pouco após o término dos 26 episódios, o longa The End of Evangelion foi lançado, com uma reinterpretação dos dois últimos capítulos.

Há muitas características de Evangelion que poderiam ser destacadas: o caráter animalesco dos EVAs; a ligação física e mental dos pilotos com seus robôs; os recursos da animação se pensada como cinema: o uso do silêncio e da sugestão; o traço cheio de rachuras, sombras e velocidade da HQ; entre outros elementos. Por sua qualidade, seus detalhes, sua densidade interpretativa, mereceria um texto maior, que desse conta pelo menos dos aspectos críticos da série, sua abordagem da psicologia e da metafísica. Mas esta é uma apresentação - um convite. Assista ou leia, leitor, e volte cá que a gente discute nos comentários.


Duanne Ribeiro
São Paulo, 29/11/2011

Quem leu este, também leu esse(s):
01. A pintura admirável de Glória Nogueira de Ronald Polito
02. Meu Caderno de Poemas de Ricardo de Mattos
03. Metade da laranja ou tampa da panela? de Débora Carvalho
04. O que é um gênio? de Alessandro Silva


Mais Duanne Ribeiro
Mais Acessadas de Duanne Ribeiro em 2011
01. Bailarina salta à morte, ou: Cisne Negro - 15/2/2011
02. Manual para o leitor de transporte público - 29/3/2011
03. Frases que soubessem tudo sobre mim - 5/7/2011
04. Dexter Versus House - 4/10/2011
05. A Serbian Film: Indefensável? - 30/8/2011


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Nazi Germany and the Jews, V. 1
Saul Friedlander
Harper Usa
(1997)



Crime Story Collection - Level 4 c/ 3 CD's
Sara Paretsky and Others
Penguin Active Reading
(2007)



Lingua Inglesa 1 Serie Livro 1b Poliedro
Sistema Ensino Poliedro
Poliedro
(2020)



Pursuit, The
Jamie Cullum
Hal Leonard Books
(2010)



Sanguínea
Fabiano Calixto
34
(2007)



O Violino Mágico
Hora de Ler
Ftd
(1990)



Gestão Estratégica Para Instituições De Ensino Superior Privadas
Luís Eduardo Machado
Fgv
(2008)



Brasil Rural Contemporâneo - Estratégias para um Desenvolvimento Rural de Inclusão
Org. Oswaldo Calzavara, Rodne de Oliveira Lima
Eduel
(2004)



Filósofos Moralistas dos Séc. XVII
La Rochefoucauld Elabruyére
Pensamento e Vida
(2012)



Errar é Humano...Perdoar é Canino!
Marcel Benedeti
Mundo Maior
(2008)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês