Evoé! | Rennata Airoldi | Digestivo Cultural

busca | avançada
66483 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Rio Memórias lança primeiro volume de livros sobre a história do Rio de Janeiro em evento no MUHCAB
>>> Memórias sobre imigração, ditadura e exílio: Arkan Simaan lança livro no Brasil
>>> O MÉDIA-METRAGEM “CALL CENTER”, DO DIRETOR ROGERIO BOO, PRODUZIDO PELA QUADROPHENIA FILMS É SELECION
>>> Francineth Germano Homenageia a Música Popular Brasileira
>>> A história não contada das músicas infantis
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O Agent Development Kit (ADK) do Google
>>> 'Não poderia ser mais estúpido' (Galloway, Scott)
>>> Scott Galloway sobre as tarifas (2025)
>>> All-In sobre as tarifas
>>> Paul Krugman on tariffs (2025)
>>> Piano Day (2025)
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Modelos plus size: as novas mulheres irreais
>>> Espírito e Cura
>>> As páginas de terra de Mia Couto
>>> A proposta libertária
>>> Google: análise numerológica
>>> Festival U Can Move It
>>> Um olhar sobre Múcio Teixeira
>>> Um conto-resenha anacrônico
>>> ARQUITETURA ONÍRICA
>>> Estático
Mais Recentes
>>> Livro Ponderações Doutrinárias de Deolindo Amorim, organizado por Celso Martins pela Federação Espírita do Paraná (1989)
>>> Caderno de Exercicios de Atenção Plena de Llios Kotsou pela Vozes (2018)
>>> Marcelinho Em Uma Corda Radical de Nicklodeon pela Nicklodeon
>>> Marketing Social, Influenciando Comportamentos Para O Bem de Philip Kotler; Nancy R. Lee pela Bookman (2011)
>>> História Da Sua Vida E Outros Contos de Ted Chiang pela Intrinseca (2016)
>>> Rosa De Papel - Diana Palmer de Diana Palmer pela Best Seller (2001)
>>> Dele Inicial B1 388 de Mónica García-Viñó Sánchez pela Edelsa Grupo Didascalia (2007)
>>> Livro Laços de Afeto Caminhos do Amor na Convivência de Wanderley Soares de Oliveira pela Inede (2002)
>>> Livro Infanto Juvenis A Biblioteca Dos Bichos Coleção Poemas Comprimidinhos de Francisco Marques pela Formato (1995)
>>> A 3ª Visão - T. Lobsang Rampa 13ª Ed. de T. Lobsang Rampa pela Nova Era (2025)
>>> E A Vida Continua A Reprodução Dos Animais E Das Plantas 388 de Rosicler Martins Rodrigues pela Moderna (2012)
>>> Embarcações Típicas do Brasil de Ronaldo Graça Couto pela Indústrias Reunidas (1985)
>>> Filosofia, ação, criação: poética pragmática em movimento de José Crisóstimo de Souza pela Edufba (2021)
>>> Tecnologia Aplicada a Processos Galvânicos de Leila Garcia Reis pela Senai-SP (2015)
>>> Estudo Dirigido da Gênese de Dirce Nunes Kablukow pela Panorama (2001)
>>> Pé De Pilão de Mário Quintana pela Companhia Das Letras (2018)
>>> Começando A Programar Em C+ Para Leigos de Stephen R. Davis pela Alta Books (2011)
>>> O Valor Das Pequenas Coisas de Roque Schneider pela Edições Paulinas (1984)
>>> Bicho Que Chama Bicho 388 de Mateus Rios pela Leiturinha
>>> Outra Vida de Rodrigo Lacerda pela Alfaguara (2009)
>>> Livro Infanto Juvenis O Livro Extravagante E Outros Poemas de José Jorge Letria pela Peirópolis (2010)
>>> A Manobra Do Rei Dos Elfos de Robert Lohr pela Record (2011)
>>> Livro Sacramentos E Cura: Dimensão Curativa Da Liturgia Cristã de Dionisio Borobio pela Editora Ave-maria (2011)
>>> Livro Contatos Imediatos Do Terceiro Grau - Steven Spielberg 4ª Ed. de Steven Spielberg pela Record (1977)
>>> Eistein Teve Tempo Pra Brincar 388 de Diana Eyer pela Guarda-Chuva (2009)
COLUNAS

Quarta-feira, 3/4/2002
Evoé!
Rennata Airoldi
+ de 2400 Acessos

Desde que Téspis, numa festa dionisíaca, cobriu-se com uma pele de animal e disse: "Eu sou Deus" , criou-se um rito, criou-se o ator, e no momento em que todos à volta pararam para assistí- lo, surgiu o Teatro. Espectador, ator, comunhão. Claro que aqui há uma história que a história conta sobre o primeiro ator de todos os tempos, mas não vamos nos apegar aos mínimos detalhes.

Tudo isso é só para falarmos desta arte, a arte do fazer teatral. O lugar onde ela se desenvolve, o templo sagrado chamado Teatro e todos os detalhes que envolvem este ritual que começa a ser "teatro", propriamente dito, a partir do encontro final: ator e espectador. Só a partir desse encontro neste templo é que temos o espetáculo teatral. Digo "templo" mas não precisamos limitar isso a uma caixa preta, um palco italiano. O espaço é determinado a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que o ator se coloque e suas ações corporais e ou vocais sejam assistidas por um ou mais, de preferência muito mais, espectadores.

Muitas vezes me pergunto se o teatro vai morrer um dia. Desde a Grécia antiga, o ritual persiste e resiste apesar das crises, guerras e da evolução tecnológica. Talvez porque as relações humanas continuem bem parecidas. Os sentimentos e o olhar do homem sobre ele mesmo e o mundo ao seu redor, faz com que a arte teatral se renove com novos espetáculos, novos textos, novas linguagens e, porque não, com nova tecnologia aplicada diretamente nas diferentes áreas que compõe um espetáculo como: iluminação, sonoplastia, figurino, cenário.

Porém, aquilo que realmente está por trás de tudo que envolve uma peça permanece igual no decorrer dos séculos. O ponto de partida é o mesmo: o homem. Assim, o encontro homem a homem determina a sobrevivência do teatro que utiliza como matéria prima a matéria viva, presente no momento em que ouve-se o terceiro sinal.

Enquanto a família X está em casa se arrumando para ir ao teatro, o ator está no teatro se concentrando, se aquecendo e se preparando para receber esta família. No momento em que a família X chega ao teatro e compra os ingressos ela está disposta a embarcar num outro universo e ver, ouvir, se emocionar e se transformar. O ator, concentrado, revê todos os detalhes e quando a luz se acende, abre-se o pano, ele espera ser visto, compreendido e assim, emocionar e transformar com sua arte aquela família X que se dispôs a estar ali, atentamente, participando dessa comunhão.

Talvez tudo isso pareça muito romântico mas, enquanto o teatro for capaz de educar, transformar e emocionar, através do riso, do choro, da raiva, da inveja, ele sobreviverá. Sempre haverá alguém disposto a embarcar num mundo imaginário e experimentar novas sensações por instantes que parecem uma eternidade. Aqui temos a essência do fazer teatral e de um bom espetáculo: bons atores e um espectador que esteja disposto a participar dessa troca de sentidos e emoções. Quando concretiza-se esse jogo, a mágica está feita. Todos passam, sem perceber, a respirar e pulsar num mesmo ritmo.

Espero estar certa e espero que nenhuma máquina seja capaz de substituir a presença de um corpo em cena. Não há momento mais gratificante, do que aquele em que o ator em cena percebe o olhar atento do público, convencido de sua história. Ao fim, o aplauso que as vezes provoca uma verdadeira catarse e lava a alma do ator e do público.

Realmente o teatro é mágico ainda hoje, como sempre foi, desde o dia em que Téspis representou pela primeira vez. Tomara que assim continue por toda a história da humanidade. Tomara que apesar das dificuldades sempre haja um ator disposto a representar, sempre haja uma família X disposta a assistir e que sempre haja uma boa história para contar. Com a presença física, real. E como diziam os gregos:Evoé!


Rennata Airoldi
São Paulo, 3/4/2002

Mais Rennata Airoldi
Mais Acessadas de Rennata Airoldi em 2002
01. Saudosismo - 10/7/2002
02. Cartas que mudaram a História! - 10/4/2002
03. Do primeiro dia ao dia D - 13/3/2002
04. A Nova Hora, A Hora da Estrela! - 6/3/2002
05. Enfim: Mário Bortolotto! - 25/9/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Figures et Messages - Dans la Comédie Humaine
Tahsin Yucel
Mame
(1972)



Literatura Popular Em Verso Antologia Tomo I
Manoel Cavalcante Proença
Casa Rui Barbosa
(1964)



Bleak House
Charles Dickens
Heinemann
(1992)



Escuridão
Elena P. Melodia
Suma de Letras
(2010)



Corpora na Tradução
Vander Viana / Stella E. O. Tagnin (organização)
Hub
(2015)



Dicionário enciclopédico Ilustrado Veja Larousse - Volume 9
Veja
Veja
(2006)



Aprendi com minha mãe
Cristina Ramalho
Versar
(2006)



Barco de Histórias
Kyo Maclear
Companhia das Letrinhas
(2023)



Processo Cautelar
Humberto Theodoro Júnior
Eud
(1989)



Mulheres de Terça-Feira
Monika Peetz
Casa da Palavra
(2013)





busca | avançada
66483 visitas/dia
2,5 milhões/mês