Quatro obras para você que é sintonizado com a música de todos os tempos e de todos os genêros:
Lounge Brasil Compilado Por Charles Gavin
Ainda é cedo para Charles Gavin (Titãs) entrar para a história da música brasileira por seus já inestimáveis trabalhos de recuperação e (re)masterização da discografia brasileira, mas anote, falta pouco. A mais importante de suas recuperações rolou para a Série Dois Momentos da gravadora Warner, (re)masterizando e trazendo para o formato CD sempre dois discos - gravados no extinto formato LP - de artistas em passagem pela gravadora, entre eles Tom Zé, Branca di Neve, Carlos Dafé, Walter Franco, Novos Baianos, Paulinho da Viola, Secos & Molhados e Zezé Motta. Como se não bastasse a recuperação fonográfica, Charles competentemente meteu-se a também a cuidar de todos os aspectos gráficos do projeto, resgatando capas e encartes originais acrescidos de fotos de época, um luxuoso mimo para um público consumidor até então bastante maltratado pelo desrespeitoso descaso das gravadoras quanto a encartes, fichas técnicas e (re)masterizações na conversão de obras do formato LP para o formato CD. Por este cuidado e dedicação extremada, merecidamente Charles Gavin vai (re)masterizar os 37 discos de Caetano Veloso que comporão a caixa a ser lançada pela gravadora Universal em breve. Enquanto a caixa de Caetano não chega, você não pode deixar de ouvir a última compilação de Charles que deu o título a este papo: Lounge Brasil Compilado Por Charles Gavin (Natasha Records), que é uma seleção de 16 músicas das musas do período pré e durante Bossa Nova. Norma Benguel (sim, a atriz) comparece de cara com "C'est Si Bon" e "You Better Go Now", ambas do LP OOOOOOOH! , para o selo Odeon, de 1959. Maysa brinda-nos com "I Love Paris" (LP Maysa, para a RGE, 1961), "Get Out Of Town" (RGE, sem data) e "Light My Fire", extraída do LP Canecão Apresenta Maysa, da gravadora Copacabana (1969). Wanda Sá comparece com duas, ambas pinçadas do LP Vagamente (RGE, 1964), recentemente (re)masterizado e relançado em CD pela gravadora Dubas: "Vivo Sonhando" e "Inútil Paisagem". A encantadora Dóris Monteiro se faz presente em três belíssimas interpretações: "Receita Para Esquecer", "Tristeza de Nós Dois" (ambas do LP Gostoso é Sambar, Philips, 1963) e "De Noite na Cama", do LP Dóris, de 1971, que é a faixa mais recente desta brilhante compilação. Tem ainda Sylvia Telles interpretando deliciosamente os irmãos Gershwin em "But Not For Me" e, para concluir, prepare seus sais: Hebe Camargo, sim, a tia 'Bébe', deliciosinha mocinha em "Já Sei Quem Sou" (1963) e "Pom Iom Pom Pom" (1964). Qualidade técnica de seleção e (re)masterização nota dez.
Sounds From The Verve Hi-Fi Compiled By Thievery Corporation
Engatados no mesmo período de tempo e chapados na mesma paixão pela música brasileira exibidos em Lounge Brasil Compilado Por Charles Gavin a dupla Thievery Corporation (Eric Hilton e Rob Garza) - ampla e declaradamente influenciados pela obra de Antônio Carlos Jobim - recebeu a 'espinhosa' missão de vasculhar o imenso acervo da gravadora Verve, expoente do World Jazz, para pinçar 15 de seus temas favoritos para compor este CD, compilação expoente do Samba Jazz. O resultado triunfa pelo bom gosto e pela acertada escolha de temas, calcados no enorme interesse da dupla pelo período Bossa Nova no Brasil. Muitos dos temas abaixo são apenas instrumentais e na capa não foram citados os créditos de (re)masterização que, francamente, mereceriam um capítulo à parte.
1) Menina Flor - Stan Getz, Luiz Bonfá And Maria Toledo
2) Chove Chuva - Sérgio Mendes & Brazil '66
3) OGD (Road Song) - Jimmy Smith and Wes Montgomery
4) Hard Latin - Kenyon Hopkins
5) The Fakir - Cal Tjader And Lalo Schifrin
6) Something Else Again - Richie Havens
7) Light My Fire - Astrud Gilberto
8) Bala com Bala - Elis Regina
9) Batucada - Walter Wanderley
10) Samba Triste - Jackie and Roy
11) Cuchy Frito Man - Cal Tjader
12) Lisa - Willie Bobo
13) For Mods Only - Chico Hamilton
14) Escapade - The Wynton Kelly Trio
15) Do It The Hard Way - The Jazz Renegades
Música Para Dançar - DJ Zé Pedro
Seu bob-filho aborrecente é o tal pentelho que adora techno-music e detesta música brasileira? E seu bob-pai, menino, é aquele lerdo que só ouve música brasileira e vive repetindo em looping que techno-music é bate-estaca? Meus amigos, apraz-me informá-los que suas divergências terminaram. Adquirindo Música Para Dançar você vai finalmente poder provar para seu bob-filho que música brasileira é mó barato sim, e você, moleque barulhento, vai finalmente comprovar que o dogma bate-estaca que seu bob-pai vive a apregoar não passa de intriga da oposição. Supreendentemente, o CD de Zé Pedro é coalhadíssimo de autores, intérpretes e canções brasileiras deliciosas, todas elas agradavelmente (re)mixadas, pela criatividade de Zé Pedro, realmente remix bate-estaca é negócio do passado. Abaixo a relação de músicas e você, bob-pai, que conhece o melhor da música brasileira, não deixe de recomendar este disco a seu bob-filho. Você, bob-filho, que sabe que techno-music não é só aquele bate-estaca-infernal, não deixe de dar um toque no seu bob-pai sobre este disco, definitivamente um disco que vai simplesmente trincar o mais resistente dos assoalhos.
1) Não Deixe o Samba Morrer - Marrom Mix - Alcione
2) Morena de Angola - Chocalho Mix - Clara Nunes
3) Vou Deitar e Rolar - Quá Quará Quá Quá Mix - Elis Regina
4) Cravo e Canela - Tempero Mix - Milton Nascimento
5) Um Jeito Estúpido de Te Amar- Jogo Perigoso - Maria Bethania
6) Retirantes - Lê Rê Lê Rê Mix - Dorival Caymmi
7) Feminina - Menina Mix - Joyce
8) Ela/Toda Menina Baiana/Refazenda/Sítio do Pica Pau Amarelo - Flora - Gilberto Gil
9) Sebastiana - Xaxado Mix - Gal Costa
10) Frevo Mulher - Cabeleira Mix - Amelinha
11) Eclipse Oculto - Eclipse Tropical - Caetano Veloso
12) Ponteio - Violeiro Mix - Edu Lobo
13) Não Existe Pecado ao Sul do Equador - Tucupi Mix - Ney Matogrosso
14) Estrelar - Solar Mix - Marcos Valle
15) Senhas/Marítimo/Vambora/Parangolé Pamplona - Jogo Lingüístico - Adriana Calcanhoto
Verve//Remixed - Vários
Mais uma visita musical do presente ao passado. Mais uma visita musical do passado ao presente. A máquina mix do tempo musical existe sim sinhô, o passaporte foi fornecido pelo conteúdo do cd Verve//Remixed. A história é a seguinte: bob-vô-linho-120 embarca bob-remix-neto na máquina do tempo para uma viagem à mix década de 40-50-60. Logo ao desembarcar da cápsula bob-remix-neto, um adictozinho musical de nosso tempo, estava fissuradissimo por ouvir um som, desejo simultâneamente materializado pelas vozes de Billie Holiday, Carmen McCrae, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Astrud Gilberto, Shirley Horn, Sarah Vaughan e Dinah Washington. Pero... não era bem por esse som que bob-remix-neto ansiava. As divas, desoladas, tratam de pedir reforço imediato de elenco aos tresloucados sons instrumentais de Willie Bobo e Tony Scott. Acabrunhado, sem absolutamente nada para ouvir senão clássicos da música norte-americana, bob-techno-neto não tinha outra alternativa senão a de encarar o hérculeo trabalho. Começa a ouvir as vozes e inexplicávelmente os sons tecnológicos de nosso tempo armazenados em sua memória vão brotando de baciada, vão mixando-se às vozes das divas, daí a bob-remix-neto alucinar geral com o resultado das mixagens é o tempo de um ai. De volta a 2002 vasculha a discotéca de bob-vô-linho-120 caçando as preciosidades que ouvira em outra época. Em verdade são 12 diferentes bob-remix-neto, ou 12 dos melhores DJ's do mundo - Trick, King Britt, De-Phazz, Thievery Corporation e outros - que arregaçaram total as mangas na elaboração deste coquetel de tempos cujos ingredientes são a música do passado misturada à audácia criativa e ao recurso técnológico do presente, ingredientes mixados na coqueteleira e prontamente servidos à temperatura ambiente. O resultado da viagem no tempo dos 12 bob-remix-neto é mágico, foram 12 bob-remix-neto a agregar valor musical tanto ao presente quanto ao passado. A mistura não tem nenhum efeito colateral e você pode e deve consumí-la indiscriminadamente.
1) Spanish Grease - Willie Bobo
2) How Long Has This Been Going On? - Carmen McCrae
3) Who Needs Forever? - Astrud Gilberto
4) Is You Is Or Is You Ain´t My Baby- Dinah Washington
5) Feelin´ Good - Nina Simone
6) Return To Paradise - Shirley Horn
7) Wait 'Till You See Him - Ella Fitzgerald
8) Don´t Explain - Billie Holiday
9) See-line Woman - Nina Simone
10) Summertime - Sarah Vaughan
11) Strange Fruit - Billie Holiday
12) Hare Krishna - Tony Scott
Trocando em miúdos
* (Re)masterizados - "Masterização" ou "remasterização" é a expressão comercial utilizada pelas gravadoras que indica a restauração de antigos fonogramas - pela eliminação de ruídos e chiados - para o formato digital. Apesar da disponibilidade de bons equipamentos digitais para a realização deste trabalho, conta bastante - inclusive como assinatura - a habilidade do engenheiro de masterização, exigindo-lhe, para além da competência técnica, uma grande dose de carinho, paciência e dedicação durante o todo processo de conversão de formatos, já que o título obriga-lhe a manutenção das características originais da obra gravada.
* (Re)mixados - "Mixado" ou "remixado" é o carimbo comercial que indica que uma obra original, geralmente conhecida do grande público, foi "mexida" - normalmente por DJ's - modificando-lhe a estrutura original de arranjos com o acréscimo de outros e diferentes sons que acabam resultando em uma nova estrutura musical. Apesar de também requerer técnica apurada, carinho, paciência, e dedicação a (re)mixagem não exige apenas o conhecimento técnico - a criatividade na inclusão de novos sons a eleva para a condição de gênero musical.
"Manual de sobrevivência na selva eletrônica
Do pai,do filho, do espírito santo
Do microchip também
Primeira parte, capítulo um
Pode usar a técnica, mas também tenha ética"
(Trecho da música "Origem das Espécies" do incrível compositor-poeta Moisés Santana, depois te conto sobre este disco...)
Achei curioso o que você escreveu sobre o cuidado do Charles no que se refere às informações técnicas dos lps relançados...tenho aqui na minha frente o dois momentos dos Novos Baianos e posso informar o seguinte: em nenhum lugar do encarte existe a informação dos nomes dos autores das canções (informação para lá de básica)...o pior é que tenho o lp Novos Baianos F.C. e ali na contracapa essas informações estão disponíveis, além disso nas antigas bolachonas sempre podíamos ir até o selo e checar as autorias...
abs
ROmulo