COLUNAS
Terça-feira,
19/11/2002
Star Wars
Clarissa Kuschnir
+ de 3700 Acessos
"Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones", o segundo da saga de Geoge Lucas, pode ser visto em DVD e VHS, mundialmente lançados pela Fox.
Parece que George Lucas está caprichando cada vez mais no visual de Star Wars. Essa segunda parte foi toda filmada em digital e as imagens são tecnicamente perfeitas. Quando o filme estreou no Brasil, poucas pessoas tiveram a oportunidade de vê-lo em cinemas de última geração (pois existem apenas três no País). Quem tem uma boa aparelhagem vai poder desfrutar, no DVD, o filme e mais seis horas de extras. Para os milhares de fãs da saga, "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones" chegou bem rápido, contrariando seu antecessor ("Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma").
Este segundo episódio se passa dez anos após o primeiro, com o jovem Anakin Skyalker (interpretado por Hayden Christensen) já com 19 anos de idade e seu mestre Obi-Wan Kenobi. Ambos têm a missão de proteger a senadora da República, Padmé Amidala (Natalie Portman), ex-rainha do planeta Naboo.
O único problema é que Anakin e a senadora acabam se apaixonando (um amor proibido, pois um jedi nunca pode se apaixonar). Enquanto isso, a República passa por uma guerra e terá que enfrentar o exército dos clones.
O filme é muito mais focado no romance entre Anakin e Padmé (o que nos faz imaginar quantas horas George Lucas terá de filmar, no terceiro episódio, para poder chegar no episódio IV com Luke e Lea, filhos de Anakin e Padmé, já bem grandinhos).
Esse "Ataque dos Clones" é melhor que o primeiro, na minha opinião. O outro achei meio sem ação, e até chato em algumas partes.
Apesar da tecnologia usada nos dois primeiro episódios, ainda prefiro o episódio IV, V e principalmente o VI. "Star Wars Episódio VI - O Retorno de Jedi" ainda é o meu predileto (apesar de muitos críticos e fãs da série dizerem que o melhor é mesmo o Episódio V - "O Império Contra Ataca".)
Do último eu gosto mais porque, na época em que saiu, eu tinha menos de dez anos e era louca para ver no cinema. Infelizmente a censura, que funcionava muito bem na época, não permitiu e assisti só muito tempo depois. Mas eu acompanhava a história através de um álbum de figurinhas e sabia tudo o que acontecia. E quem é que não se apaixonou pelo famosos ursos "Ewoks" que pareciam bichinhos de pelúcia e viraram personagens de um seriado de TV?
Quanto aos extras do DVD de "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones", o espectador tem a oportunidade de ver algumas das 8 cenas deletadas do filme; como a da Senadora almoçando com sua família, ao lado de Anakin, com comentário do próprio George Lucas; também uma cena estendida de quando Anakin e Amidala chegam no planeta Naboo. O documentário sobre R2-D2 é muito interessante para saber a origem dos personagens, e muito engraçado também.
Para os que querem saber todos os processos do filme desde a montagem, figuração, efeitos especiais, cenários, etc., há diversos pequenos documentários que acompanham o DVD.
Eu mesma fiquei algumas horas me divertindo com eles e aprendendo mais um pouco sobre esse grande mestre da ficção científica, e também grande cineasta do cinemão hollywoodiano, que é George Lucas.
Para ir além
Ficha técnica do filme
Star Wars: Episódio II - Ataque do Clones
(Star Wars: Episode II - Attack of the Clones)
Direção: George Lucas
Elenco: Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, Frank Oz, Ian McDiarmid
Gênero: Ficção científica
Duração: 143 minutos
Distribuição: Fox
Clarissa Kuschnir
São Paulo,
19/11/2002
Quem leu este, também leu esse(s):
01.
Um estranho chamado Joe Strummer de Celso A. Uequed Pitol
02.
O Nome Dele de Marilia Mota Silva
03.
As Midias Sociais e a Intimidade Inventada de Noah Mera
04.
Le Bon Sebon de Luis Eduardo Matta
05.
A crítica e o custo Brasil de Julio Daio Borges
Mais Acessadas de Clarissa Kuschnir
em 2002
01.
Dirty Dancing - Ritmo Quente - 12/11/2002
02.
A Era do Gelo - 15/10/2002
03.
A divina Marilyn Monroe - 21/8/2002
04.
O Filho da Noiva - 26/11/2002
05.
O Quarto do Filho é emocionante - 7/8/2002
* esta seção é livre, não refletindo
necessariamente a opinião do site
|