O amor nos tempos da rebeldia | Marcelo Barbão | Digestivo Cultural

busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Riobaldo
>>> André Mehmari, um perfil
>>> Do outro lado, por Mary del Priore
>>> 13 musas da literatura
>>> Mais Kaizen
>>> Anchieta Rocha
>>> O nome da Roza
>>> Máfia do Dendê
>>> Internet e Classe C
>>> Gramado e a ausência de favoritismo
Mais Recentes
>>> Estruturalismo e Teoria da Literatura de Luiz Costa Gama pela Vozes (1973)
>>> Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmá e meu irmão de Michel Foucault ( Coord. ) pela Graal (1977)
>>> Protesto e o novo romance brasileiro de Malcolm Silverman pela Civilização Brasileira (2000)
>>> Cambridge Primary English Stage 3 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Gill Budgell, Kate Ruttle pela Cambridge University Press (2019)
>>> Cambridge Primary English Stage 5 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> A Terra Dos Meninos Pelados de Graciliano ramos pela Galera (2022)
>>> O Fantástico Mistério De Feiurinha de Pedro Bandeira pela Moderna (1986)
>>> Cambridge Primary English Stage 4 Teacher's Resource With Cambridge Elevate de Sally Burt, Debbie Ridgard pela Cambridge University Press (2019)
>>> O Que É Que Te Diverte? de Eliardo Franca pela Caramelo Didático (2018)
>>> Vigiar e Punir - história da violência nas pisões de Michel Foucault pela Vozes (1977)
>>> Maquinas Do Tempo de Romont willy pela Callis (2013)
>>> O Médico E O Monstro - Coleção Eu Leio de Robert Louis Stevenson pela Ática (2013)
>>> Caçadores De Aventura de Daniel munduruku pela Caramelo (2018)
>>> Carta A Um Jovem Professor de Philippe Meirieu pela Artmed (2009)
>>> Clara - Coleção Mulheres III de Dímia Fargon pela Quartica Premium (2009)
>>> Araribá Plus. Matemática - 9º Ano de Mara regina garcia gay pela Moderna (2019)
>>> Direito Conceitos E Normas Juridicas de Eros Roberto Grau pela Editora Revista Dos Tribunais (1988)
>>> Matemática Financeira Objetiva E Aplicada de Abelardo De Lima Puccini pela Campus (2011)
>>> Morri Para Viver - Meu Submundo De Fama, Drogas e Prostituição de Andressa Urach pela Planeta do Brasil (2015)
>>> Barriga De Trigo de William Davis pela Wmf Martins Fontes (2013)
>>> Responsabilidade Civil Dos Provedores De Servicos de Marcel Leonardi pela Juarez De Oliveira (2005)
>>> Quem Vai Salvar A Vida? de Ruth Machado Lousada Rocha pela Salamandra (2015)
>>> Morro Dos Ventos Uivantes - O Amor Nunca Morre. . . de Emily Bronte pela Lua de Papel (2009)
>>> Nao Confunda de Eva Furnari pela Moderna (2015)
>>> O Filho Do Grufalo de Julia Donaldson pela Brinque-book (2013)
COLUNAS

Segunda-feira, 9/12/2002
O amor nos tempos da rebeldia
Marcelo Barbão
+ de 4800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Devo confessar que, em geral, quando ouço a palavra literatura pop, um arrepio cruza minha espinha. É que são tantas tentativas de imitar Charles Bukowski, mas sem chegar aos pés do velho em termos de novidade e, é preciso lembrar, em termos de vida interessante.

Assim, muitos livros acabam em um estilo chamado egotrip, mas sem as drogas, as bebedeiras inebriantes e, o mais importante, sem as longas viagens, como entre os beats. Muitos parecem longos e entediantes blogs. Piorados, pela falta de uma possibilidade de interação.

Por isso, peguei o livro Plastic Jesus, da norte-americana Poppy Z. Brite com muito receio. Até dei para um amigo ler primeiro e ele me desanimou ainda mais. Afinal, o início do livro esbanja dos clichês: "Os joelhos de Seth Grealy dobraram e ele caiu como um castelo de cartas de baralho enquanto as cinco balas o dilaceravam".

Porém, este livro é do tipo que vai conquistando aos poucos. Porque a autora usa elementos interessantes de construção literária, como a ficção histórica. Explico-me.

O livro é uma reconstrução livre da trajetória dos Beatles. E o que seria uma reconstrução livre? Vamos dar exemplos para que tudo fique mais claro: o personagem Seth Grealy, já citado, por exemplo, é John Lennon. No começo dos anos 60, ele encontra seu parceiro musical Paul McCartney, quer dizer Peyton Masters.

Depois do início da banda que revolucionou a música do finado século XX, os dois principais gênios musicais, além de dividirem as guitarras (sim, em Plastic Jesus, os dois tocam guitarra), começam a dividir algo mais: a cama.

Numa reviravolta que, aparentemente, nunca aconteceu na vida real, Brite coloca Lennon e McCartney (ou melhor Grealy e Masters) como amantes, além de parceiros. O mais interessante é que a história inverídica parte de um pequeno fragmento de realidade, este sim verídico. O manager da banda, Brian Epstein, que morreu de overdose em 1967, aos 32 anos de idade, era gay mas nunca assumiu. Isso lhe causava tremendas crises de depressão. Até hoje, não há certeza se a sua morte foi um acidente ou suicídio.

No livro, Epstein vira Harold Loomis. Muito mais assumidamente homossexual, Loomis torna-se o primeiro amante de Grealy. É a morte do manager de maneira trágica que acaba aproximando Grealy e Masters. E, seguindo a história dos Beatles, temos a experiência com drogas, os discos psicodélicos, o fim das turnês e o bar Stonewall Inn. Como assim, Stonewall Inn?

Na Nova Iorque de 1969, Stonewall é um bar frequentado por homossexuais que, pela primeira vez, resolveram reagir à violência e à perseguição policial que sofriam. É a visão da lutas nas ruas, ao vivo pela TV (será que havia TV ao vivo em 1969?), que acende a chama de paixão e justiça da dupla. Poucas horas depois, eles sairão de Londres e desembarcarão no Greenwich Village nova-iorquino como o primeiro casal gay famoso da história.

Poppy Z. Brite consegue criar uma história simples e interessante, apesar de cair em vários clichês e soluções fáceis. A cena em que Grealy vê o quebra-quebra em Nova Iorque e decide ser um militante pelos direitos dos gays é algo assim. Mas, o interessante exercício de brincar com a realidade (muitos outros escritores jovens estão começando a fazer o mesmo com livros clássicos) já vale uma lida neste pequeno livro. Pelo menos, é um pop que não se resume a contar os namoros pré-adolescentes.

Para ir além



Plastic Jesus
Poppy Z. Brite
Editora Conrad
93 páginas


Marcelo Barbão
São Paulo, 9/12/2002

Mais Marcelo Barbão
Mais Acessadas de Marcelo Barbão em 2002
01. Viver para contar - parte 1 - 18/11/2002
02. Cuentos da Espanha - 23/9/2002
03. Tiques nervosos na ponta da língua - 25/7/2002
04. A idolatria do século XXI - 19/8/2002
05. Viver para contar - parte 2 - 2/12/2002


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
10/12/2002
1. Cool
08h50min
Interessante , vo colocar na minha lista de dicas de presentes pro Natal =) . Tomara que alguem compre pra mim. Um abraço.
[Leia outros Comentários de Jenny Manfredini]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Coisa Imediatas (1996-2004)
Heitor Ferraz Mello
7 Letras
(2004)



Xamã
Noah Gordon
Rocco
(1993)



Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Leandro Narloch
Leya
(2011)



Killers of the Dream
Lillian Smith
Norton & Company
(1949)



Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros
Augusto Cury
Saraiva
(2014)



Harry Potter And The Deathly Hallows.
J. K. Rowling
Bloomsbury Publishing Plc
(2007)



Les Vies Successives - 1ª Edição
Albert de Rochas
Biblioteque Chacornac
(1911)



Livro Cinquenta Tons De Cinza
E. L. James
Intrinseca
(2012)



Química na Abordagem do Cotidiano - 2 - Físico-química
Francisco Miragaia Peruzzo e Outro
Moderna
(2006)



Investigação Acerca do Entendimento
Hume
Nova Cultural
(1999)





busca | avançada
84294 visitas/dia
2,5 milhões/mês