A estréia de Glauber Rocha em DVD | Lucas Rodrigues Pires | Digestivo Cultural

busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Ribeirão Preto recebe a 2ª edição do Festival Planeta Urbano
>>> Cia Truks comemora 35 anos com Serei Sereia?, peça inédita sobre inclusão e acessibilidade
>>> Lançamento do livro Escorreguei, mas não cai! Aprendi, traz 31 cases de comunicação intergeracional
>>> “A Descoberta de Orfeu” viabiliza roteiro para filme sobre Breno Mello
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Martin Escobari no Market Makers (2025)
>>> Val (2021)
>>> O MCP da Anthropic
>>> Lygia Maria sobre a liberdade de expressão (2025)
>>> Brasil atualmente é espécie de experimento social
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> Quixotes de Bukowski
>>> Cultura do remix
>>> Um Ano Feliz (!)
>>> História do Ganesha
>>> Reinventando clássicos
>>> No reino de Kapilavastu
>>> Menos que um, novo romance de Patrícia Melo
>>> Dois dedos a menos
>>> Cinema futuro: projeções
>>> Princípio ativo
Mais Recentes
>>> Histórias À Brasileira: A Moura Torta E Outras 1 de Ana Maria Machado pela Companhia Das Letrinhas (2015)
>>> Psb - O Socialismo Pragmático de Luiz Dário da Silva pela Ecco (1992)
>>> De Carta Em Carta de Ana Maria Machado pela Salamandra (2015)
>>> Mending Broken People: The Vision, The Lives, The Blessings: The Miracle Stories de Kay Kuzma pela Pacific Press Publishing Association (2005)
>>> Uma Igreja De Alto Impacto de Linus Morris pela Mundo Cristao (2003)
>>> Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Aleira pela Ciranda Cultural (2010)
>>> Tibiriçá o boto de Ipanema de MarisaMokarzel pela Ftd (1988)
>>> O herdeiro de aranda de Julio Emílio Braz pela Saraiva (1997)
>>> Aos Trancos e Relâmpagos de Vilma Arêas pela Scipione (1988)
>>> O Quarto Poder de Paulo Henrique Amorim pela Hedra (2015)
>>> O Cortiço de Aluísio Azevedo pela Paulus (2005)
>>> Vidas Secas de Graciliano Ramos pela Record (2001)
>>> Critica Textual Do Novo Testamento de Wilson Paroschi pela Vida Nova (1993)
>>> Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis pela Scipione (2006)
>>> O caçador de Pipas de Khaled Hosseini pela Nova Fronteira (2003)
>>> Um gato entre os pombos de Agatha Chirstie pela Circulo do Livro
>>> Til de José de Alencar pela Escala
>>> O Homem Que Matou Getulio Vargas de Jô Soares pela Companhia das Letras (1998)
>>> Salmos 1 - 72, Introdução E Comentário de Derek Kidner pela Vida Nova (1980)
>>> Etica Pos Moderna (6º reimpressão) de Zygmunt Bauman pela Paulus (2013)
>>> Meninos Em Guerra - História De Amizade E Conflito Na África de Jerry Piasecki pela Ática (2011)
>>> Estudos Biblicos de Charles Gerber pela Ucb (1987)
>>> A Insustentável Leveza Do Ser (capa dura) de Milan Kundera pela Record/ Altaya (1983)
>>> Terramarear: Peripecias De Dois Turistas Culturais de Ruy Castro pela Companhia Das Letras (2011)
>>> A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Um de George R. R. Martin pela Leya (2010)
COLUNAS

Quinta-feira, 13/2/2003
A estréia de Glauber Rocha em DVD
Lucas Rodrigues Pires
+ de 6800 Acessos
+ 1 Comentário(s)

Muita gente ouve falar de Glauber Rocha e torce o nariz; outros escutam seu nome e só faltam incluir um são antes dele. Assim é o legado de Glauber Rocha, se não o melhor diretor de cinema que o Brasil já teve, o mais discutido e conhecido nacional e internacionalmente. A obra de Glauber é vasta e nada homogênea. Composta por curtas, documentários (pouco conhecidos) e longas, tem em Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe seus grandes filmes, considerados obras-primas, apesar de alguns outros receberem rótulo antagônico, como foi com sua obra derradeira - A Idade da Terra.

O motivo desse artigo é apenas um - celebrar o lançamento em DVD de Deus e o Diabo na Terra do Sol, que abre a Coleção Glauber Rocha com uma edição dupla e o filme restaurado e remasterizado digitalmente. Numa parceria entre as distribuidoras Versátil Home Video e Riofilme, tal coleção terá dois pacotes com nove filmes do diretor a sair no decorrer de dois anos. O primeiro tem início com Deus e o Diabo, segue com Terra em Transe, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e O Leão de Sete Cabeças. O segundo pack traz Barravento, Claro, Câncer, Cabeças Cortadas e A Idade da Terra.

A importância de Glauber Rocha para o cinema brasileiro está delineada até hoje, mais de 20 anos depois de sua morte. Suas obras, Deus e o Diabo encabeçando a lista, são referências estilísticas e temáticas para muitos novos cineastas. Seria uma volta ao Nordeste, ou o Nordeste Revisitado, como chamou a crítica e teórica do cinema Lúcia Nagib. Encontra-se "várias citações explícitas, próximas da pura homenagem", a Glauber e seu universo árido de personagens e situações. O messianismo religioso e, principalmente, o cangaço, dois assuntos que marcam Deus e o Diabo, ressurgem renovados em filmes como Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, a refilmagem de O Cangaceiro, de Aníbal Massaini Neto, Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariri, e Guerra de Canudos, de Sérgio Resende. Além disso, o documentário Rocha que Voa, uma produção dirigida por Eryk Rocha, filho de Glauber, trata do cineasta e sua passagem pela Cuba de Fidel.



Deus e o Diabo traz à tona a história de Manoel e Rosa. Vaqueiro no sertão nordestino, quando se vê injustiçado pelo coronel Moraes na partilha do gado, acaba por matá-lo e com a esposa foge para Monte Santo, onde o beato Sebastião e seus seguidores esperam "o sol chover ouro" para poderem se dirigir a uma ilha paradisíaca depois de concretizada a profecia de Conselheiro - "o sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão". A história escrita por Glauber invoca explicitamente a história de Canudos, desde seu messianismo até a profecia. E, para tanto, se utilizou dos antagonismos para mostrar a miséria, o cangaço, o fanatismo religioso e o coronelismo, características da cultura nordestina há mais de um século. O mar e o sertão, deus e o diabo, vida e morte, negro e loiro, cruz e espada, fé e razão, o céu e a terra. Numa cena rápida, um padre e um coronel encomendam a Antônio das Mortes o fim de Sebastião. A Igreja e as forças de opressão locais unem-se contra o povo miserável que apenas a fé cega lhe alimentava.

Glauber não esconde o caráter negativo dessa religiosidade - deformada para o fanatismo - e nem o aspecto revolucionário do cangaço. Este, fora da ordem, traz junto da violência a revolução, a desordem. Algo nisso era de simpatia dos ideais glauberianos.

Do encontro trágico com o beato Sebastião, o deus negro, quando a Manoel foi pedido o sacrifício de uma criança para purificar a alma de Rosa, o casal cruza com Corisco, o diabo louro. Nova forma cega de crença e nova desilusão, mas do embate final entre Corisco e Antonio das Mortes a salvação de ambos está assegurada, com o sertão virando mar e o mar virando sertão. Mas não antes da semente do continuísmo (e por que não, revolução?), representada pelo filho que Rosa terá, se perpetuar.

Filme à parte, a importância desse lançamento está no montante de extras que acompanha o DVD. Entre as relíquias encontradas pela distribuidora, o trailer de cinema, uma galeria de mais de 200 fotos inéditas (inclusive imagens do arquivo pessoal do fotógrafo do filme Waldemar Lima), entrevistas e depoimentos de pessoas ligadas ao filme e a Glauber, como os atores Othon Bastos e Yoná Magalhães, além de Dona Lúcia Rocha, Waldemar Lima, Arnaldo Carrilho, presidente da Riofilme, e Walter Lima Jr. Para os estudiosos e amantes da teoria, há a opção de assistir ao filme ouvindo os críticos especialistas na obra glauberiana Ismail Xavier e Ivana Bentes comentando cena a cena, expondo idéias que o filme levantou e ainda levanta. Também tem o texto mais conhecido de Glauber, o manifesto Estetyka da Fome, onde o diretor expõe alguns pontos-chave para a compreensão de sua obra e de suas propostas estéticas.

Fecha o DVD mais completo de filme nacional já lançado um encarte especial de 20 páginas, que é a reprodução fiel do libreto original de cinema do filme, que traz texto ilustrado de Glauber Rocha apresentando a história, seus personagens e equipe técnica.

Um cineasta genial, que se definiu certa vez como "agitador cultural", merecia mesmo um DVD genial.

OS EXTRAS DE DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

. Reprodução fiel do libreto original de cinema do filme, com texto de Glauber Rocha e xilogravuras de Calazans Netto
. Depoimentos de Arnaldo Carrilho (diretor-presidente da Riofilme), Dona Lúcia Rocha (mãe de Glauber), José Carlos Avellar (crítico), Othon Bastos e Yoná Magalhães (atores), Orlando Senna e Walter Lima Jr. (cineastas), Carlos Roberto de Souza (curador da Cinemateca Brasileira) e Waldemar Lima (diretor de fotografia)
. Comentários críticos em áudio de Ivana Bentes e Ismail Xavier
. Galeria de fotos
. Críticas e matérias da época, de publicações nacionais e estrangeiras
. Sertão de Glauber - ilustrações e desenhos de Glauber
. Trilha sonora isolada
. Restauração - antes e depois
. Esboços do Cartaz
. Publicidade da época
. Trailer de cinema
. Textos de Glauber Rocha - A Estetyka da Fome (1965); do crítico Paulo Emilio Salles Gomes - Nota Aguda (1975); e de Arnaldo Carrilho - o inédito A Fome como Ameaça (2002)


Lucas Rodrigues Pires
São Paulo, 13/2/2003

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Existem vários modos de vencer de Fabio Gomes
02. Só por uma noite de Carina Destempero
03. Thomas Bernhard com espírito curitibano de Franco Caldas Fuchs


Mais Lucas Rodrigues Pires
Mais Acessadas de Lucas Rodrigues Pires em 2003
01. Babenco traz sua visão do país Carandiru - 17/4/2003
02. O cinema brasileiro em 2002 - 16/1/2003
03. A normalidade sedutora d'Os Normais - 3/12/2003
04. O lado A e o lado B de Durval Discos - 3/4/2003
05. Top 10 da literatura - 16/10/2003


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

ENVIAR POR E-MAIL
E-mail:
Observações:
COMENTÁRIO(S) DOS LEITORES
17/2/2003
13h55min
Glauber dizia que Cinema Novo não era estética revolucionária, era ideologia revolucionária. E é(ra).
[Leia outros Comentários de Mírian Macedo]
COMENTE ESTE TEXTO
Nome:
E-mail:
Blog/Twitter:
* o Digestivo Cultural se reserva o direito de ignorar Comentários que se utilizem de linguagem chula, difamatória ou ilegal;

** mensagens com tamanho superior a 1000 toques, sem identificação ou postadas por e-mails inválidos serão igualmente descartadas;

*** tampouco serão admitidos os 10 tipos de Comentador de Forum.




Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Amélia de Orleães A rainha mal-amada
Margarida Durães
Temas e Debates
(2019)



Talento Executivo - Como Identificar e Desenvolver os Melhores
Tom Potts; Arnold Sykes
Pioneira
(1994)



Médico das Almas - Nossa Verdadeira Cura
Thiago Brito
Lar do Frei Luiz
(2019)



Babbit
Sinclair Lewis
Eb



Último Tango Em Paris
Robert Alley
Civilização Brasileira
(1973)



Não conta lá em casa
André Fran
Record
(2013)



Gente Que é Nome de Rua Volume 1
Waldir P. Carvalho
Do Autor
(1985)



Curso Cavallieri de Violão e Guitarra - Caderno Pautado Tablatura
Inácio Cavallieri
Bruno Quaino
(2005)



Troia Canudos
Jorge da Cunha Lima
Laranja Original
(2017)



El Queres el Poder . . . Livro A Libro 2
Ballestero-Alvarez e Balbás
Ftd
(1999)





busca | avançada
111 mil/dia
2,5 milhões/mês