As iluminações musicais de Rodrigo Garcia Lopes | Jardel Dias Cavalcanti | Digestivo Cultural

busca | avançada
68733 visitas/dia
2,4 milhões/mês
Mais Recentes
>>> Exposição Negra Arte Sacra celebra 75 Anos de resistência e cultura no Axé Ilê Obá
>>> Com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter” volta ao RJ
>>> Op-Art – Ilusão e Inclusão na Galeria Espaço Arte MM
>>> Grupo Nós do Morro abre Oficina de Artes Cênicas com apresentação da Cia. TUCAARTE
>>> Livia Nestrovski & Fred Ferreira
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A vida, a morte e a burocracia
>>> O nome da Roza
>>> Dinamite Pura, vinil de Bernardo Pellegrini
>>> Do lumpemproletariado ao jet set almofadinha...
>>> A Espada da Justiça, de Kleiton Ferreira
>>> Left Lovers, de Pedro Castilho: poesia-melancolia
>>> Por que não perguntei antes ao CatPt?
>>> Marcelo Mirisola e o açougue virtual do Tinder
>>> A pulsão Oblómov
>>> O Big Brother e a legião de Trumans
Colunistas
Últimos Posts
>>> Filha de Elon Musk vem a público (2025)
>>> Pedro Doria sobre a pena da cabelereira
>>> William Waack sobre o recuo do STF
>>> O concerto para dois pianos de Poulenc
>>> Professor HOC sobre o cessar-fogo (2025)
>>> Suicide Blonde (1997)
>>> Love In An Elevator (1997)
>>> Ratamahatta (1996)
>>> Santo Agostinho para o hoje
>>> Uma história da Empiricus (2025)
Últimos Posts
>>> O Drama
>>> Encontro em Ipanema (e outras histórias)
>>> Jurado número 2, quando a incerteza é a lei
>>> Nosferatu, a sombra que não esconde mais
>>> Teatro: Jacó Timbau no Redemunho da Terra
>>> Teatro: O Pequeno Senhor do Tempo, em Campinas
>>> PoloAC lança campanha da Visibilidade Trans
>>> O Poeta do Cordel: comédia chega a Campinas
>>> Estágios da Solidão estreia em Campinas
>>> Transforme histórias em experiências lucrativas
Blogueiros
Mais Recentes
>>> 10 grandes
>>> O gênesis na argila
>>> O pensamento biônico
>>> YouTube, lá vou eu
>>> A Carmen Miranda de Ruy Castro
>>> Então, foi Natal
>>> Oblomov, de Ivan A. Gontcharov
>>> É Julio mesmo, sem acento
>>> O acerto de contas de Karl Ove Knausgård
>>> A vida do livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin
Mais Recentes
>>> Filha Do Carrasco de Oliver Pötzsch pela Novo Século (2013)
>>> State Of Wonder de Ann Patchett pela Harper (2011)
>>> Fuga Do Escorpião, A de Sérgio. Viotti pela Codex (2002)
>>> As Fórmulas Mágicas das Plantas - Como Utilizar a Fitoterapia no Tratamento de Doenças Simples de Alexandros Spyros Botsaris pela Nova Era (1997)
>>> O Homem Do Caderno de Wilson Frungilo Júnior pela Ide
>>> Sade de Gilbert Lely pela Gallimard (1967)
>>> Cliente, Eu Nao Vivo Sem Voce de Sérgio Almeida pela Casa Da Qualidade (1995)
>>> 1808: Edição juvenil ilustrada de Laurentino Gomes pela Globo (2015)
>>> Discurso Jurídico e Ordem Burguesa no Brasil - Criminalidade, Justiça e Constituição de Trabalho (1890-1927) de Gizlene Neder pela Editora Da Uff (2012)
>>> Teoria e Prática da Educação Artística de Ana Mae Tavares Bastos Barbosa pela Cultrix
>>> Das Licitacoes Publicas: Comentarios A Nova Lei Federal No. 8,666 de por Jose Cretella Junior (Autor) pela Forense (1996)
>>> Marketing Do Amor, O de Patrick Pin pela Novo Século (2005)
>>> Livro Branco Do Casamento de Vera Dorey Santiago Tanger pela Lua De Papel (2013)
>>> Como Estimular E Controlar Vendas de Marcos Cobra pela Marcos Cobra (2000)
>>> Chão de Estrelas de Orestes Barbosa pela Iozon (1965)
>>> Multibancas: 2.500 Questoes Comentadas - Colecao Passe Ja de Gabriel Félix E Outros pela Alfacon (2015)
>>> Teoria do Conhecimento Constitucional de José Afonso da Silva pela Malheiros (2013)
>>> A Quinta Disciplina de Peter M. Senge pela Editora (2009)
>>> Como se Preparar para o Exame da Ordem (1ª fase), volume 6: Processo Penal de Vauledir Ribeiro Santos e Arthur da Motta Trigueiros Neto pela Metodo (2007)
>>> Três Livros de Filosofia Oculta de Henrique Cornélio Agrippa pela Madras
>>> Cavalo de Tróia 4 Nazaré de J. J. Benítez pela Planeta
>>> Strong Women Stay Slim de Miriam E. Nelson, Sarah Wernick pela Bantam Books (1998)
>>> Beleza de Roger Scruton pela É Realizações
>>> Curso de direito da criança e do adolescente : aspectos teóricos de Katia Regina Ferreira Lobo Andrade Maciel pela Lumen Juris (2009)
>>> Box Wildwood Chronicles de Colin Meloy pela Balzer Bray (2016)
COLUNAS

Terça-feira, 20/8/2013
As iluminações musicais de Rodrigo Garcia Lopes
Jardel Dias Cavalcanti
+ de 5800 Acessos

As notas do piano, que abrem solitariamente a décima música do CD, mantendo-se por alguns segundos, servem como guia a nos levar e nos deixar em um estado de suspensão dramático-temporal. Em seguida, a voz grave de Rodrigo Garcia Lopes ressoa pausada e poderosa: "Não diga que você não liga/ a mínima/ pra toda essa/ luminosidade...". A letra da música prossegue até seu término, com a voz de Lopes se sobrepondo à base jazzística do piano, baixo, bateria e violão. A voz desaparece por alguns segundos para que a base instrumental nos carregue novamente para outro estado de suspensão, agora mais dramático, quando, então, a voz de Lopes, mais poderosa e penetrante, nos invade com uma emoção irresistível retomando os versos iniciais: "Não diga que você não liga/ a mínima/ pra toda essa/ luminosidade...".

Assim, é impossível não estar atento a cada detalhe não só dessa música, mas de todo o CD, em que letra, arranjos e projeto gráfico se conjugam para produzir uma experiência onde "o pensamento não se detém em nada/ mas vagueia/ entre cada coisa vívida", como diz outro verso da música "Iluminações".

É uma alegria entrar em contato com um CD autoral como Canções do Estúdio Realidade, gravado por Rodrigo Garcia Lopes, que foge completamente aos formatos enlatados que a indústria musical tem produzido para um público de "cabeças ocas" e "vidas vazias". Aqui o ouvinte deve se deter no tempo que a arte exige para as experiências que só a música e a poesia podem nos dar. Aqui se exige o adeus ao mundo como "fábula de papel".

Rodrigo Garcia Lopes é poeta, tradutor e músico e estas vivências se entrecruzam de forma surpreendente ao longo do CD, trazendo para suas canções referências (diretas ou indiretas) musicais e poéticas (e de outra área como o cinema) caras ao artista. Jazz, Rap, MPB, música pop (Dylan, Lou Reed, Arrigo Barnabé, por exemplo), poesia Beat (e sua tradição formadora com Rimbaud, Keats, Shelley, Baudelaire, dentre outros poetas que com certeza influenciaram o músico, como Augusto de Campos, João Cabral, Sylvia Plath, Leminski, Valéry etc) e música erudita. Esses universos vibram ao longo do disco em pequenos lampejos que se entrecruzam na criação de cada canção.

Além das deliciosas canções, o CD é em si mesmo um belíssimo objeto artístico, com fotos, textos e as letras das músicas, nos fazendo ver que tudo nesse trabalho foi pensado para ser uma conjunção entre as várias artes.

As epígrafes na abertura do CD são pistas dos interesses de Lopes. A principal, uma citação de Dante Alighieri: "Canção: palavras postas em música". Aqui anuncia-se a importância que as palavras têm para o músico, fazendo do universo da criação poética a ponte necessária para que a música exista em seguida. E com certeza essa operação da poesia (já em si música) indica caminhos que as construções instrumentais devem tomar ao longo das composições. Por exemplo, veja-se a música "Vertigem (um corpo que cai)", onde a ideia de uma situação em caracol (a mente enlouquecida) passeia por acordes musicais como cortes cinematográficos em climas que remetem ao cinema de Hitchcock e à poesia simbolista. E a fotografia do encarte reforça a ideia, num caracol que não se completa, cortado vertiginosamente.

Outras epígrafes, como as de Burroughs e Macedonio Férnandez, nos conclamam a retomar o universo (e através da canção isso é possível, pois ela é espaço) e ver a realidade como "aberto mistério", lugar da possibilidade das iluminações. Na canção "Álibi", os versos dizem: "Surpresos no passeio das sílabas /.../ beijamos o momentâneo /.../ e simplesmente somos".

Essas iluminações da realidade aparecem nas fotografias do CD, como no registro de folhas mortas caídas ao chão, numa paisagem ao entardecer, nas marcas de uma velha parede, no brilho luminoso que atravessa um vidro com gotas de chuva, no reflexo de uma Nova York noturna sobre os vidros de um prédio, na explosão de uma onda do mar, na forma contrastante entre flores róseas e folhas mortas ocres.

O conjunto das doze músicas nos faz pensar num universo amplo de "correspondências" entre sons, imagens e palavras. Ressoam aqui e ali, como "tempos reencontrados", a nossa memória, tomada pelos prazeres que músicas, filmes e poesias nos causaram ao longo da vida. Ouvir e retomar a audição do CD é uma exigência para que todos os detalhes se revelem, que todas as conexões sejam feitas, e cada vez que voltamos ao início novas configurações parecem se estabelecer entre todos os elementos das músicas.

São várias as referências musicais que se encontram no CD. Para ficar só em um exemplo, os acordes iniciais de "Alba" remetem à tradição da música mineira de Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes, e tanto seu acompanhamento quanto suas letras soam no registro dessa tradição musical. O contrabaixo nos faz pensar imediatamente na sonoridade das gravações de Yuri Popov junto aos músicos das Gerais, como Toninho Horta.

A felicidade do encontro dos excelentes músicos para a criação do CD é notável. O diálogo musical que se estabeleceu pressupõe uma sintonia fina entre a sensibilidade de todos no processo de criação de cada música.

Como exigia Baudelaire para os poemas, que fossem criados pela imaginação livre e lapidados como um diamante, em "Canções do Estúdio Realidade" encontra-se o mesmo princípio. No CD ecoa, como nas iluminuras, o trabalho de músicos-artesãos dotados de grande competência, cujo desejo é revelar em cada detalhe a beleza púrpura das canções, que nos parecem perfumadas pelo imaginativo cheiro do sândalo.



Para ir além:

Visite o blog do artista para ver videos, filmes, noticias de suas publicações, etc:

http://estudiorealidade.blogspot.com.br/


Jardel Dias Cavalcanti
Londrina, 20/8/2013

Quem leu este, também leu esse(s):
01. Diogo Salles no Roda Viva de Julio Daio Borges
02. Existem vários modos de vencer de Fabio Gomes
03. Um Oscar para Stallone de Luís Fernando Amâncio
04. O medo como tática em disputa eleitoral de Humberto Pereira da Silva
05. O cérebro espiritual, de Mario Beauregard de Ricardo de Mattos


Mais Jardel Dias Cavalcanti
Mais Acessadas de Jardel Dias Cavalcanti em 2013
01. Mondrian: a aventura espiritual da pintura - 22/1/2013
02. A Última Ceia de Leonardo da Vinci - 12/2/2013
03. Cinquenta tons de cinza no mundo real - 3/9/2013
04. Gerald Thomas: arranhando a superfície do fundo - 26/2/2013
05. O corpo-reconstrução de Fernanda Magalhães - 18/6/2013


* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site



Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




Branca de Neve - Livro Quebra Cabeça
Ciranda Cultural
Ciranda Cultural



O Marco Histórico-do Proc Desenv-subdesenvolvimento
Oswaldo Sunkel
Viver
(1977)



Le Grand Livre de La Géobiologie
Vincent Weber
Trajectoire
(2003)



Itinerários da Inclusão Escolar
Olga Solange Herval Souza
da ULBRA
(2008)



Estórias Coladas
Marta de Faro Novis; Cláudia Sampaio
Do Autor



O Processo Penal - Teoria, Prática, Jurisprudência, Organogramas
Walter P. Acosta
Coleção Jurídica do Autor
(1967)



Livro Realidade Mental, Mundos Possíveis
Jerome Bruner
Artmed
(2002)



Hirameki: Clouds: Draw What You See
Peng & Hu
Ltd
(2017)



Odontologia Viva
Jamilla Barroso
Desconhecido



Stranger Things - Raízes do Mal
Gwenda Bond
Intrinseca
(2019)





busca | avançada
68733 visitas/dia
2,4 milhões/mês