EDITORIAIS
>>>
25 mil Assinantes na Newsletter
Segunda-feira,
2/3/2009
O Digestivo e o Acordo Ortográfico
Rafael Rodrigues
+ de 1100 Acessos
Prezado Leitor,
Como você já deve estar cansado de saber, no dia 1º de janeiro deste ano entrou em vigor o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que busca unificar a ortografia da nossa língua em todos os países que a têm como idioma oficial.
Sempre preocupados com a qualidade (leia-se conteúdo) e, além disso, com a correção gramatical/ortográfica dos textos, nós, Editores do Digestivo Cultural, consideramos ser o Acordo Ortográfico um assunto tão importante que ele foi alvo de discussão aqui mesmo, no Digestivo, em um dos nossos Especiais.
E esta é a razão deste Editorial: avisar a você, Leitor, que o Digestivo está, desde janeiro de 2009, se adaptando às novas diretrizes ortográficas da nossa língua. Algumas mudanças são simples e, por isso, mais fáceis de serem assimiladas, como a extinção do trema. Outras são um tanto mais complexas e requerem consultas constantes a manuais sobre o Acordo e a dicionários já adaptados a ele, como no caso da grafia de certas palavras que, antes, possuíam hífen e, agora, não.
Nossa maior preocupação continua sendo, claro, com a qualidade dos textos publicados. O conteúdo é nossa prioridade. Não nos deixamos levar por nomes, amizades, títulos acadêmicos. Para nós, vale o que está escrito, o texto, sua importância e relevância.
Mas é inegável que, consoante a isso, há uma preocupação pontual com a correção gramatical dos textos. Afinal, boas ideias merecem ser escritas de maneira exata, precisa. Um bom texto deve estar bem pontuado, bem escrito, sem erros de grafia ou concordância. É dessa forma que imaginamos ser os textos publicados no Digestivo.
Então, é como naquela propaganda do xampu: o conteúdo continua o mesmo, mas a grafia... É óbvio que, neste início de adaptação, alguma coisa ou outra pode nos escapar, como um trema perdido, ou um "ideia" com acento. Por isso, convocamos você, Leitor, a nos alertar sobre eventuais falhas. Fique à vontade para entrar em contato conosco.
Um abraço cordial dos Editores,
Rafael Rodrigues
Segunda-feira,
2/3/2009
|