EDITORIAIS
>>>
Comentários via Facebook
Segunda-feira,
4/3/2013
Editorial Comentários via Facebook
Julio Daio Borges
+ de 7500 Acessos
Estimado Leitor,
No Digestivo Cultural, os Comentários fizeram história.
Fomos pioneiros, em 2001, quando acoplamos Comentários ao final de cada texto do site. Deu tão certo que ― por conta de discussões intermináveis entre Colaboradores e pseudônimos de toda a internet da época ― decidimos optar pela "moderação" em 2002.
Em 2005, criamos uma seção inteira só para os Comentários. E, em 2008, páginas para os "Comentadores". Em 2010 ― com o declínio e a queda do império dos Comentários ―, decidimos "liberá-los" novamente (exigindo confirmação, apenas, via e-mail).
A internet dos anos 2000 foi "Google-cêntrica", mas a internet dos anos 2010 parece-nos, agora, "Facebook-cêntrica". Sendo assim ― e pela nossa experiência no Facebook desde 2011 ―, chegamos à conclusão de que seria mais interessante "terceirizar" os Comentários para o Mark Zuckerberg ;-)
O Facebook tem o maior cadastro de pessoas na internet na História. Mais de 1 Bilhão de usuários. Mark Zuckerberg está careca de saber como evitar o spam, os pseudônimos, os trolls e quejandos (muito melhor que nós).
E acreditamos, sinceramente, que "Comentadores" devidamente identificados, através do Facebook, são muito menos afeitos ao "vandalismo on-line". Mas, mesmo que assim não seja, existem mecanismos para controle de "abuso" (e vamos confiar neles).
Este, inclusive, é um assunto da FAQ (Perguntas & Respostas) que preparamos, especialmente, para esclarecer pontos críticos da mudança no sistema de Comentários (do Digestivo para o Facebook).
Vale reforçar que a mudança já está sendo testada, desde o semestre passado, na seção "Colunas" do Digestivo Cultural. Achamos que a adesão foi grande. Esperamos que você não tenha problemas para Comentar e, se tiver, basta nos contatar ;-)
Um abraço especial,
Julio Daio Borges
Segunda-feira,
4/3/2013
|