EDITORIAIS
>>>
Dois Anos
Quinta-feira,
19/9/2002
Dois Anos de Perguntas e Respostas
Julio Daio Borges
+ de 3900 Acessos
Nestes 24 meses, o Digestivo Cultural foi assaltado por algumas dúvidas freqüentes dos Leitores. Como elas se repetiram quase como um padrão, resolvemos selecionar as mais importantes e fornecer respostas definitivas a elas. Esperamos, assim, esclarecer alguns dos objetivos e das práticas que norteiam o site.
1. Vocês têm planos de lançar uma versão impressa do Digestivo Cultural?
Sim, nós temos, mas é um plano a médio prazo. No início, essa possibilidade nos parecia inviável pois a atualização, a supervisão e a automatização do site tomavam muito tempo de todos no Digestivo Cultural. Agora, com o site plenamente automatizado, com uma equipe fixa de Colaboradores, já praticamente definido em todas as suas seções, podemos pensar em planos que extrapolem o universo da internet (até porque, em termos de anunciantes e patrocinadores, é muito mais interessante).
2. Quando vocês vão publicar obras de ficção de autores novos?
Embora seja uma pergunta recorrente entre os Leitores, principalmente entre os Leitores-escritores, ainda não faz parte dos nossos planos lançar, no Digestivo Cultural, uma seção para textos ficcionais. Sabemos que a revista Cult realiza um bom trabalho nesse sentido. Acreditamos que precisaríamos ter pessoas especialmente dedicadas ao manuseio e à avaliação de textos inéditos, o que infelizmente não temos agora. Mas está anotado em nosso caderno de sugestões.
3. Por que o Digestivo Cultural ainda não faz parte de nenhum portal?
No início, quando o site ainda estava se formando e se estabelecendo, acreditávamos que a entrada num portal desvirtuaria e corromperia os princípios fundadores do Digestivo Cultural. Com o tempo, porém, graças à personalidade do site, que foi se impondo e se solidificando, voltamos a considerar a possibilidade de fazer parte de um portal. Informamos, inclusive - em primeira mão - que o Digestivo Cultural vem sendo sondado, no último mês, por dois portais e está em vias de estabelecer contatos com um terceiro. Um deles ainda é apenas um projeto no papel; o outro, um portal estabelecido, com mais de três milhões de visitantes/mês; e o último, um dos cinco maiores da América Latina.
4. Como o Digestivo Cultural consegue se manter?
Como é sabido e notório, os Colaboradores do Digestivo Cultural infelizmente ainda não são remunerados. Como o restante do conteúdo é produzido pelo Editor do site, e como a programação (automatização) foi toda realizada também por ele, o Digestivo Cultural se dá ao luxo de ser um site de "custo zero". As questões de hospedagem, junto ao nosso provedor privado, ficam cobertas pelas comissões pagas pelo Submarino (graças à venda de produtos anunciados, que - como se vê - não é vultuosa). Grande parte da matéria-prima para produção de textos nos chega através das assessorias de imprensa, mas obviamente não dá para cobrir tudo. O Digestivo Cultural, portanto, se mantém graças à boa vontade do Editor, dos Colaboradores e de todas as empresas que acreditam nele. (Esta situação, no entanto, em breve vai mudar.)
5. Por que não há e-mail de contato em nenhuma das páginas do Digestivo Cultural?
Antes havia, mas, como nos cansamos de ser invadidos por spammers e engraçadinhos de toda sorte, resolvemos tirar. Hoje os chamados spiders coletam e-mails como robôs que percorrem a internet dia e noite; portanto, se você coloca seu e-mail (principalmente por extenso) no seu site ou blog, pense em tirar, porque o seu endereço eletrônico está sendo cadastrado em listas de spam ao redor do globo. Claro, aqueles que quiserem entrar em contato conosco podem utilizar os espaços reservados aos Comentários dos Leitores; através deles, as mensagens são automaticamente desviadas para a caixa postal do Editor e de cada Colaborador.
6. Onde foram parar os ex-Colunistas do Digestivo Cultural?
Pela ordem, conforme o dia da semana. Na segunda-feira: o Arcano9 continua em Londres, muito ocupado com as eleições presidenciais do Brasil e fazendo reportagens in loco sobre países do Leste Europeu; o Fabio Danesi Rossi montou o seu próprio blog: FDR. Na terça-feira: o Bruno Garschagen seguiu numa temporada para Cambridge, onde estuda inglês (às vezes, bloga no Vertigem); o Rafael Lima também montou o seu próprio blog (Na cara do gol) e está igualmente na Europa (em férias); a Vera Moreira continua em Gramado, mas agora grávida e prestes a ter seu primeiro bebê. Na quarta-feira: a Daniela Sandler segue em Rochester, finalizando sua tese de doutorado e com planos de passar uma temporada em Berlim; o Paulo Polzonoff Jr montou também o seu blog (O Polzonoff). Na quinta-feira: o Juliano Maesano está há menos de um mês de seu casamento e também com planos de se mudar para o Canadá; a Adriana Baggio - que não é ex-Colunista - assume o posto de Colaboradora mais longeva do Digestivo Cultural. Na sexta-feira: o Paulo Salles abriu dois blogs e fechou um (sobrou o Lucila Lancis); e o Rafael Azevedo tem também o seu blog: é Blogico.
Julio Daio Borges
Quinta-feira,
19/9/2002
|