ESPECIAIS
Segunda-feira,
15/7/2002
Copa 2002
Colunistas
|
|
|
|
Presente Brasileiro
>>> Os guris do quadriênio descobrem um novo brinquedo, seu presente brasileiro. Numa festa iluminada de fogos, estouros e caras pintadas, a criança soletra deslumbrada, "ba-sil" - e vai acompanhando no azul celeste uma chuva de estrelas. A festa nacional acorda na pequenina alma, o ser brasileiro. Cordial criativo moleque, um herói que ri de si mesmo, o ser brasileiro faz do sorrir seu ungüento, seu sustento, sua recompensa.
por Héber Sales
Leia
Mais
|
Sobre futebol e hinos nacionais
>>> Depois que ouvi o Olodum executar nosso Hino no Palácio do Planalto, me convenci de vez que temos que mudar a letra e a música da canção de nossa Pátria o mais rápido possível. Minha preferência, por ora, fica com "Asa Branca". ("Eu não sou cachorro não", de Waldick Soriano, não vale...) É muito sustenido, muito bemol, muita letra para um povo que só quer saber de pagode e funk.
por Félix Maier
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
Reminiscências de um campeão
>>> A única diferença entre o torcedor comum e Galvão Bueno é que o torcedor tem menos audiência. Se pudesse, o torcedor também estaria lá. Seu sonho é contaminar o país inteiro com as babaquices que fala entre os amigos. Mas ninguém consegue exercer essa função com tanta competência como Galvão – que, com estudada intimidade, chama o Brasil inteiro de seu amigo.
por Eduardo Carvalho
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Copa do Avesso
>>> O Brasil já enfrentou a Suécia sete vezes em mundiais, mas nunca a Alemanha. Brasil e Alemanha estarão na final, estaremos esperando pelo confronto entre os dois países mais vitoriosos do futebol. Uma Copa que tem seus jogos às 3 da madrugada só poderia dar nisso. Nenhum especialista acerta o prognóstico, as mulheres ganham os bolões, e, pelo jeito, teremos ainda mais surpresas...
por Adriano Maesano
Leia
Mais
|
Ludopédio em Pindorama
>>> Gritaria embalando a aurora, nosso povo está em festa. Os fogos de artifício confundem-se com as balas perdidas da favela. Que maravilha! Nada melhor do que uma grande lona de circo para cobrir nossas mazelas... Sim, claro, este discurso é velho, coisa de gente mau-humorada que não sabe curtir a vida. Bom, se você consegue viver em paz no Brasil, parabéns...
por Renata Marinho
+ 29 comentário(s)
Leia
Mais
|
Em terra de cego, quem tem olho é Pelé
>>> E continua a moda dos reality shows. Começou um que tem edições de quatro em quatro anos: o Big Brother Fifa 2002. Em alguns casos, conta com pessoas famosas. Em outros, com pessoas desconhecidas. Mas uma coisa é essencial: convencer o público de que o que está na TV é verdade. A velha arte da dramaturgia a serviço da audiência; no limite da verossimilhança, é claro. O que vale é emocionar as massas.
por Carlos Benites
Leia
Mais
|
Chutando bexiga de boi
>>> É sempre admirável uma iniciativa como a do historiador José Moraes dos Santos Neto, que lançou o bonito livro “Visão do jogo – Primórdios do futebol no Brasil”. Pretende, como o nome indica, descrever como, afinal, o futebol chegou ao Brasil, e como ele foi se popularizando a ponto da seleção brasileira ser – e ter sido - talvez nosso mais importante instrumento de representação diplomática.
por Eduardo Carvalho
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
A Copa café-com-leite
>>> Ano de Copa mais eleição é o sonho dos publicitários, e é o sonho dos políticos também. Os candidatos às próximas eleições, assim como uma revendedora de pneus ou uma rede de farmácias, que teoricamente não têm nada a ver com futebol, também aproveitam o good will do povo brasileiro para angariar a simpatia do eleitorado. Não que essa estratégia seja muito arrojada ou moderna.
por Adriana Baggio
Leia
Mais
|
Romário
>>> Na falta de algum grande artilheiro, craque cem por cento em forma ou da confirmação de alguma promessa para o futebol, o grande fato da seleção brasileira continua sendo a não-convocação do Romário. Da geração recente, é o único nome que ultrapassou a mera condição de craque. Não bastassem os números que acompanham sua carreira, é o tipo de atleta que chama atenção pelo que diz e pelo que faz.
por Rafael Lima
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
O homem da paz celestial
>>> Um bilhão e duzentos e sessenta milhões de pessoas. Vai ter gente assim na China. É verdade que, dos noventa milhões em ação pra cá, a população brasileira quase que dobrou, faltam só uns dez milhõezinhos pra isso, coisa pouca, mas um bilhão, convenhamos, é muita gente. Apenas 600 milhões de chineses assistiram pela TV o jogo, e ainda assim faturaram fácil o título de maior torcida do planeta.
por Alexandre Ramos
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Quatro nomes para o êxtase britânico
>>> Como um sueco pôde ganhar o coração de uma nação que tem tanta resistência contra tudo o que vem de fora? Pergunte ao técnico da seleção da Inglaterra. Eriksson nunca se esquivou de assumir responsabilidades. De mansinho, provou para os ingleses que era eficiente. Mostrou também que sabia ser malandro quando necessário - coisa que os ingleses (especialmente os tabloídes) adoram.
por Arcano9
Leia
Mais
|
O Primeiro Jogo
>>> Esse primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo está com gostinho de primeiro dia de aula. Sempre que eu voltava às aulas quando criança, sentia que de alguma forma a escola estaria diferente. Arrumava e desarrumava a mochila cem vezes, folheava os cadernos encapados pelo meu pai. Todo ano eu me dizia: esse ano vou ser uma aluna perfeita! Vou chegar em casa e estudar uma hora inteira antes de brincar.
por Assunção Medeiros
+ 24 comentário(s)
Leia
Mais
|
Copa do Mundo: batalha entre nações
>>> É só na Copa do Mundo que os soberbos Estados Unidos têm que baixar a cabeça e aceitar a superioridade dos representantes Latinos, Orientais e subdesenvolvidos. A Irlanda entra com a camisa do IRA debaixo de seu uniforme oficial, se tiver que enfrentar o selecionado Inglês. As disputas entre têm sempre um sabor a mais, onde a linha divisória entre combates militares e esportivos fica tão tênue que quase não se vê.
por André Pires
Leia
Mais
|
Como não gostar de futebol no país do futebol
>>> A alternativa, para os mais corajosos, quando se pergunta sobre escalação e times, é dizer “não gosto de futebol”. Pronto, você começa a ficar verde, criar escamas, nascem antenas e, por fim, vira um alienígena. Alguns vão lançar olhares surpresos, outros embaraçados e outros até com uma certa antipatia. E se o assunto Copa do Mundo continuar, aí que você irá se sentir o pior dos mortais.
por Sergio Fuentes
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Psiquiatra declara Japão Oficialmente Maluco
>>> Se o Brasil fosse uma pessoa, como seria? Pobre, sem dúvida; burro, ignorante, grosseiro; com gentilezas inesperadas, mas brutal; bonito, mas de um jeito vazio; e mentalmente simplório e são. Mas o Japão, se fosse uma pessoa, seria um maluco. Inteligente, é claro, e maravilhosamente sensível; muito polido; nem bonito nem feio, mas cultuador da beleza; autoritário e subserviente ao mesmo tempo.
por Alexandre Soares Silva
+ 32 comentário(s)
Leia
Mais
|
Torço para quem eu quiser
>>> Por que razão devo ser patriota e torcer para a Seleção Brasileira? Independente de torcer ou não, quero ter o direito de escolher as marcas que vou consumir, as pessoas com quem desejo conviver e os times que merecerão meu apoio. Não escolhi meus parentes nem minha pátria. Não sou obrigado a gostar dos meus primos. Nem de determinada seleção ou atleta nacional.
por Adriano Maesano
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
Da arte opiniática
>>> Por mais que a opinião seja um "lugar" lastimável do conhecimento, é inegável que sem ela talvez não houvesse amizades, nem identidade cultural, nem mesmo qualquer forma de identidade. Quantas vezes não entramos em um táxi e fazemos amizade com o motorista apenas pronunciando frases como: "O Romário devia ter ido para a Copa, você não acha?".
por Evandro Ferreira
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|