ESPECIAIS
Quinta-feira,
31/10/2002
Eleições 2002
Colunistas
|
|
|
|
Revolução e Niilismo
>>> Construção da figura mítica do Líder Herói: defesa do mesmo para que se torne inatacável e qualquer crítica seja respondida com profunda indignação; abolição de qualquer conceito válido, científico ou moral, de verdade objetiva; destruição sistemática do conhecimento racional e afirmação da vontade como superior a todo conhecimento. A "blindagem" do Líder deve ser de tal monta que qualquer crítico ou discordante, seja visto como um ET.
por Heitor De Paola
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Lula: sem condições nenhuma*
>>> Agora é Lula. Seria cômico se não fosse trágico. Vivemos a mesmíssima euforia que precedeu a eleição de Fernando Collor de Mello, só os lulistas não percebem. Quando o tombo vier, os votantes vão todos evaporar. Como os colloridos evaporaram. "Você votou no Collor?", "Eu, não!", "E no Lulla, você votou?", "Também não!". A campanha está tão emocionada que basta insinuar uma objeção para ser eternamente malhado no paredón ideológico.
por Julio Daio Borges
+ 47 comentário(s)
Leia
Mais
|
Lula Já É Um Coitado
>>> Lula nem venceu ainda as eleições e já é um coitado. Já ouvi vários petistas dizendo: "Coitado, não vão deixar ele fazer nada". Mesmo ganhando ele é um coitado! Vai ser sempre um coitado - vai ser sempre considerado perseguido, marginalizado, vítima. Até mesmo na posição menos marginalizada (por definição) do mundo. Vai ser o presidente-do-qual-todos-tem-pena. Coitado, ele até que se esforça pra falar direito. Coitado, ele melhorou, vai.
por Alexandre Soares Silva
+ 78 comentário(s)
Leia
Mais
|
Reflexões na fila
>>> Domingo de eleições. A idéia era levantar relativamente cedo, cumprir com a obrigação e depois ir à praia, programa muito mais interessante para o fim de semana. Mas a farra do sábado à noite cobrou seu preço e os planos tiveram que ser alterados. Tive a ingênua esperança de que todo mundo votaria logo cedo para também ir à praia, e que naquela altura as sessões já estariam vazias. Que ilusão.
por Adriana Baggio
+ 4 comentário(s)
Leia
Mais
|
A Imagem do Voto
>>> Figuras de destaque na mídia se envolvem, cada vez mais, com a comercialização de sua própria imagem. São cantores, atores, apresentadores e jornalistas que ajudam a dar maior credibilidade à imagem de políticos perante o público. O eleitor então é tratado como espectador, e não como um cidadão em busca de esclarecimento e discernimento para definir seu voto. Ganham os que produzem as melhores atrações.
por Rennata Airoldi
Leia
Mais
|
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse
>>> Por pouco não votei na eleição de 1960 - completei a maioridade no dia exato da eleição - posteriormente, sempre votei naquele que achei o melhor ou, se não houvesse um, no 'menos ruim'. Mas desta vez, não sei. Ouço os candidatos, leio o que dizem e cada vez mais me convenço que estamos frente aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. É claro que o Brasil não vai acabar com a eleição de nenhum deles, mas que pode piorar muito, pode.
por Heitor De Paola
+ 37 comentário(s)
Leia
Mais
|
Eleições
>>> Vou confessar algo íntimo e que estou revelando agora: adoro votar. Faço isto cheio de esperanças renovadas a cada eleição e sabendo de antemão que os votos irão ladeira abaixo pouco tempo depois. Sempre foi assim. Ou seja: sou um cidadão cheio de esperanças e cético ao mesmo tempo - em busca de frustrações da política. (Como se chama isto em psicanálise? Eu não sei... Na verdade, também, não me interessa.)
por Rodolfo Felipe Neder
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Argos, o ET de 100 olhos
>>> Argos, o extraterrestre de 100 olhos, natural da constelação de mesmo nome, desde o início de 2002 tem vindo à Terra para conhecer o sistema eleitoral de alguns países. Como todo gringo que chega ao Brasil, Argos está ávido por novidades. Por mais que seus 100 olhos observem as coisas em volta, as dúvidas só aumentam. E Argos não é de levar dúvidas de volta a seu planeta. Sobre nossos candidatos a presidente quer esclarecimentos.
por Félix Maier
Leia
Mais
|
Pão, circo e sedução
>>> A relação entre política e publicidade está tão forte que a linguagem da campanha de Serra, por exemplo, é metapublicitária. Sua personalidade foi toda trabalhada para a candidatura. A imagem do homem franzino, protótipo do intelectual sem grandes atributos físicos, ministro de uma pasta que exige pouca "virilidade", como a da Saúde, foi cuidadosamente transformada na de um homem corajoso.
por Adriana Baggio
Leia
Mais
|
Apesar da democracia
>>> A verdade é que, se a monarquia se funda na hierarquia e na hereditariedade, a democracia se funda no pressuposto de que todos os membros de uma comunidade enorme são capazes de entender muito bem o que está se passando à sua volta e de eleger aqueles que são mais capazes. Os fatos tornam isso inverossímil, sequer como ideal a ser alcançado. Ainda mais como pressuposto ou ponto de partida.
por Evandro Ferreira
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Quatro vampiros na TV
>>> Dia 20, começou de verdade um programa de vamp na TV. Todos os dias, até lá pelo final de setembro, teremos que conviver com 4 vamps tentando abocanhar nossa jugular. Como vampiro não pode ver luz solar, os sets de filmagem foram todos planejados para ocorrer em interiores, em cenários feéricos, de luz negra, com rebatedores de luz cobertos por pele de morcego.
por Félix Maier
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|