ESPECIAIS
Quarta-feira,
2/4/2008
Deus tem futuro?
Colunistas
|
|
|
|
Deus 3.0
>>> Enquanto houver humanos, Deus existirá, querendo Ele ou não, querendo o homem ou não, mesmo que Ele não exista. Embora a frase carregue tom terminante e meio cafona de sentença inabalável, ela não é dita por um crédulo; nem por um ateu resignado, engolindo doses de ironia e crendice alheia. Um abstinente de Deus é quem o diz, e acha esta expressão mais adequada que... agnóstico.
por Guilherme Pontes Coelho
+ 3 comentário(s)
Leia
Mais
|
Incoerente
>>> Vejo garotas lindas pagando jantares para seus namorados e me é claro que Deus não existe ― um deus jamais permitiria esse tipo de barbaridade. Mas também ouço os concertos de Mozart e fica difícil explicá-los sem uma intervenção divina. Me recuso a acreditar que um mero ser humano, um bicho que foi condenado a usar uma privada para sempre, pudesse conceber tamanha nobreza em pensamentos.
por Eduardo Mineo
+ 2 comentário(s)
Leia
Mais
|
Sobre o Caminho e o Fim
>>> No século XX o homem caiu em uma profunda crise espiritual, crise esta preparada pelo materialismo e ateísmo oriundos do século XIX. E pior: o que era crise existencial para alguns transformou-se modismo para outros. Tornou-se bonito, tornou-se eloqüente, repetir que "Deus está morto", porque isso mostra que houve uma aproximação de determinada obra, de certa corrente filosófica.
por Ricardo de Mattos
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
Autobiografia teológica
>>> Eu ia à igreja porque, se não fosse, não recebia a mesada (que era paga semanalmente, justamente para me forçar a freqüentar a igreja). Logo descobri que bastava pegar o folheto, estudá-lo por alguns minutos e já saberia contar tudo sobre a missa. Quando comecei a ganhar dinheiro e conquistei uma mínima indepedência financeira, tornei-me ateu. Mas um ateu curioso.
por Gian Danton
+ 10 comentário(s)
Leia
Mais
|
A máquina de poder que aprisiona o espírito
>>> A Igreja Católica nos dá livre arbítrio, desde que nossas atitudes sejam tomadas de acordo com as leis estabelecidas por ela e pelo Papa. Onde está a liberdade de escolha se eu optar por um caminho diferente do que propõe a Igreja? O personagem de Al Pacino, no filme Advogado do Diabo, define bem esse conceito, ao alegar que Deus gosta de tirar sarro de nós, mortais.
por Tatiana Cavalcanti
+ 8 comentário(s)
Leia
Mais
|
Religião prêt-à-porter
>>> Fui ao guarda-roupa escolher com que religião me vestir hoje: zen-budista não... na moda, mas muito exótico. Muçulmana também não, hoje eu acordei libertária, e além do que, tem happy hour e eu não vou deixar de tomar minhas biritas. Mudei para um look espírita, contemporâneo, urbano, décadence avec élégance, prêt-à-porter para qualquer lugar e ocasião. Mas também não estava rolando.
por Verônica Mambrini
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Deus & Filhos Cia. Ltda.
>>> Deus sempre teve um papel claro para mim. Ele era alguém para quem eu deveria rezar todas as noites antes de dormir, além de ser o pai de Jesus. E por mais que as freiras tenham tentado me explicar a Santíssima Trindade, para mim cada um tem seu lugar, mais ou menos como uma grande empresa. Mesmo que Jesus e o Espírito Santo possam ser muito importantes, Ele ainda é o chefe.
por Adriana Baggio
+ 1 comentário(s)
Leia
Mais
|
Escrevo deus com letra minúscula
>>> A vida humana e cósmica é um enigma. Sempre foi e sempre será. Explicações para a razão de nossa existência sempre existiram. As mais absurdas são as de caráter religioso. A principal é a de que somos frutos da vontade divina, ou seja, um deus nos criou e estamos aqui à mercê de sua vontade. Mas não existe prova alguma disso. Apenas uma montanha de especulações bizarras.
por Jardel Dias Cavalcanti
+ 19 comentário(s)
Leia
Mais
|
Dançando com Shiva
>>> O terreno religioso é puramente conceitual, ou conceptual. E a concepção religiosa de Deus é falha, todo mundo sabe disso. Existem várias, e a maioria é extremamente mesquinha, pobre, mirrada ou completamente maluca. E tudo, no âmbito religioso, é só uma concepção, porque você tem concepções políticas, mas existe a práxis política. Nas religiões tem-se apenas o lado conceitual.
por Guga Schultze
+ 10 comentário(s)
Leia
Mais
|
Pagã or not pagã, that's the qüestã
>>> Pagã. Foi assim que a freira velhinha para quem dei lugar no ônibus resumiu em dois segundos os meus treze anos de tormento existencialista. Eu sabia que não era pagã, mas depois que a serva do Senhor cravou essa conclusão na minha testa, nem eu nem Ele, desdobrado na Santíssima Trindade, conseguiria convencê-la do contrário. Depois disso, nunca mais tive boa vontade com freiras velhinhas.
por Pilar Fazito
+ 7 comentário(s)
Leia
Mais
|
Razoavelmente desinteressante
>>> Praticamente todas as acusações contra o casamento são frutos de uma mente meio camponesa que reclama das funções que o marido supostamente obriga sua esposa a exercer, mas que hoje em dia já são feitas por máquinas com uma qualidade infinitamente superior a um custo infinitamente inferior. A relação de marido e esposa, portanto, está acima disto; tem de estar acima disto.
por Eduardo Mineo
+ 6 comentário(s)
Leia
Mais
|
Ciclones sobre a cruz
>>> Uma das minhas melhores leituras, em 2007, foi o best-seller de Richard Dawkins, Deus, um delírio. A ousadia de Dawkins é bastante explícita, a ponto de protegê-lo da acusação de pretensioso ou arrogante, porque Dawkins se coloca na linha de tiro, declarando a intenção de converter o leitor ao ateísmo. Ele diz, com todas as letras, que é isso mesmo o que está tentando fazer.
por Guga Schultze
+ 5 comentário(s)
Leia
Mais
|
|
Julio Daio Borges
Editor
topo
|
|