Quarta-feira,
9/5/2001
Digestivo nº 31
Julio
Daio Borges
>>>
O CONSELHEIRO TAMBÉM COME (E BEBE)
O Carcamano fica na rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi. A pizza é da mesma família do Primo Basílico e da Casa Bráz. O chopp é da mesma família do Original. O serviço é aquele, de jovens universitários, tão inexperientes quanto bem apessoados. A arte de cortar um pedaço, transportá-lo sem desintegrá-lo, é dominada por poucos, raríssimos ases do garfo e da faca. A massa situa-se na fronteira entre a fina e a grossa: consegue ser crocante sem ser laminar; consegue ser consistente sem ser pastosa. Os ingredientes, assaz selecionados, fazem da Castelões, uma combinação irreproduzível de mozarela derretida e calabrezas tostadas, que estalam na boca; e fazem da Alcachofrinha, um casamento perfeito entre uma camada de queijo suave e alcachofras assadas sem prejuízo para o sabor. A cerveja produz uma embriaguez leve, por etapas. A espuma é fofa e espessa, o líquido é refrescante mas não amargo. O prazer de se observar a bebida sendo tirada dos barris é o mesmo de se observar a linha de produção, junto ao forno. Ninguém no mundo sabe o que é comer pizza em São Paulo.
|
|
>>>
Carcamano - Rua Pedroso Alvarenga, 1127 - Tel.: 3079-0003 |
|
>>>
RETÓRICA, GRAMÁTICA, ARGUMENTO, MÚSICA, GEOMETRIA, ARITMÉTICA E ASTRONOMIA
Ang Lee (O Tigre e o Dragão), John Frankenheimer (Ronin), Guy Ritchie (Snatch), e mais dois diretores premiados, associaram-se ao produtor David Fincher (Fight Club), e à produtora Anonymous Content, para rodar curtas de 5 minutos, com orçamentos milionários, exclusivamente para a internet. A vocação efêmera de toda a informação que circula pela Grande Rede promete refletir-se também na Sétima Arte. Embora se apresente como mais uma opção de entretenimento pulverizado (que se dilui no mar de tarefas diárias), essa iniciativa pode também enterrar a única forma de arte que persiste junto ao público: o cinema. Ninguém dúvida que obras-primas instantâneas, como as atuais, possam induzir também à reflexão e ao exercício do senso crítico. Acontece que aquele estado de concentração, indispensável a experiências realmente transformadoras, poderá se perder para nunca mais - nas brumas de um tempo em que a criação e a contemplação artísticas eram consideradas práticas voltadas à elevação do espírito.
|
|
>>>
http://www.bmwfilms.com/ |
|
>>>
LIVE BETTER, READ WALLPAPER
Muita gente séria acredita que a Web veio para substituir a Imprensa. O que se observa, porém, é que a primeira chegou para modificar a última, e não para extinguí-la definitivamente. Existem casos, evidentes, em que a influência estética do "padrão da internet" estampa-se nas páginas de jornais e revistas. Esses veículos são bem vistos; alguns posam de modernos. A manifestação mais inteligente e de bom gosto, até o momento, pode ser encontrada nas páginas da Wallpaper, publicação sediada em Londres com escritórios ao redor do globo. É sintomático o seu aparecimento, em Setembro de 1996, dirigindo-se ao que chama de "the new generation of urban modernists and global navigators". Embora a Wallpaper tenha também o seu site, com "le dernier cri" em termos de animação e design, é nas bancas de jornal que ela realiza sua revolução particular: desde a diagramação até a publicidade; desde as cores até as imagens; desde o conteúdo até os hábitos de quem lê. As aproximações, com o universo virtual, se dão em todos os níveis: a Wallpaper suprime a hierarquia de assuntos; a Wallpaper costura os temas; a Wallpaper rompe com os limites entre marketing e serviços; a Wallpaper adota o consumo como um ato afirmativo, de personalidade. Desde abril de 2000, a Wallpaper está também na WWW. Daqui a pouco, não se saberá quem é a galinha e quem é o ovo.
|
|
>>>
http://www.wallpaper.com/ |
|
>>>
A RESPECTFUL WILD MAN WITH A HORN
Joshua Redman comemora 10 anos de feitos com Passage of Time. O saxofonista mais promissor dos últimos tempos retoma a formação em quarteto com muita ousadia e invulgar talento. Como músico, é indubitavelmente um dos mais corajosos de sua geração e do Jazz. Para começar, não teme os standards, ele mesmo compõe, arranja e produz todo o seu CD. Em seguida, não teme os mestres (que, para o caso do sax, foram tremendos), Redman explora com força os limites do instrumento. Para terminar, conta com piano (Aaron Goldberg), baixo (Reuben Rogers) e bateria (Gregory Hutchinson) supreendentemente competentes; mais que uma banda de apoio, um conjunto entrosado e que brilha por si. A divisão por faixas de frequência está singularmente bem feita, ao longo da gravação; permite que se ouça com clareza cada fôlego e cada movimento; os solos não se atropelam e os sons fluem livremente. As músicas sucedem-se sem separação clara entre a que vai e a que vem, sugerindo o continuum do tempo. Com discos assim, é possível acreditar em progresso e evolução da espécie.
|
|
>>>
Joshua Redman |
|
>>>
ME CONTA COMO A GENTE SE CONHECEU
Motel Paradiso, de autoria de Juca de Oliveira, está em cartaz no teatro do Clube Atlético Monte Líbano. Narra a história de duas famílias que se encontram por causa de uma gravidez indesejada. Juca de Oliveira se notabilizou como um dos maiores dramaturgos no gênero do humor, mas escorrega muito quando pretende dar lições de psicologia e de moral. Na peça, todos traem, ou são traídos, até aí uma máxima rodriguiana. O que não funciona é tentar transformar essa "comédia dos erros" numa pregação heróica, onde os castos são mártires e onde os pecadores não têm qualquer escrúpulo. Quem já se casou, e até quem nunca se casou, sabe que os crimes e os castigos são outros, muito mais sutis e muito mais enredados. Apesar dessa conclusão final simplista, o primeiro ato é de uma comicidade irretocável, de causar dores de barriga, e de trazer o intervalo como uma pausa providencial. Os atores, de grande habilidade e presença cênica, fazem pensar por quê uma montagem tão profissional, como essa, não figura no circuito e nos guias de espetáculo da cidade.
|
|
>>>
Clube Atlético Monte Líbano - Av. República do Líbano, 2267 |
|
|
|
>>>
Julio Daio Borges
Editor |
|
|