Segunda-feira,
28/8/2006
Tubo de Ensaio
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 294 >>>
Os próprios integrantes do Los Hermanos tiram sarro, mas eles mesmos reconhecem que estão naquela faixa perigosa entre ser a grande banda dos anos 2000 e, descambando, “a banda de rock da família brasileira”. Entre o bom exemplo e o exemplo ostensivo (caricato até), o Los Hermanos, como conjunto, já inspira fortemente outros grupos, como o Instiga, de Campinas. Por coincidência, o Instiga igualmente se localiza numa faixa perigosa: entre a inspiração no melhor sentido do termo e a confusão de identidade que, para muitos, pode sugerir o plágio (ou o pastiche). Ouvindo Máquina Milenar, o CD independente do conjunto, é impossível não pensar em Los Hermanos. Talvez pela voz rouca de Christian Camilo (que lembra Marcelo Camelo até no nome). Talvez pelas guitarras ritmadas à Amarante, num timbre à la Strokes (100% anos 2000, que os próprios “Hermanos” perseguem), a cargo, no Instiga, de Guilherme Molina. Talvez, até, pela bateria de Pedro Leite (compacta à maneira de Barba) e pelas linhas de baixo de Heitor Pellegrina (mais aparentes que o revezamento entre Camelo, Amarante e Kassin). Para completar, o Instiga também tem boas letras e bons refrões – ainda que Camilo (e, não, Camelo) estique um pouco demais as vogais (seduzido pelo próprio alcance), e ainda que, dali, não saia nenhum “novo” Chico Buarque de Hollanda. Em resumo, estar à sombra do Los Hermanos, para o Instiga, é bom e ruim. É bom porque as pessoas já têm uma referência, quase imediata, do que seja seu “som” e, extrapolando, suas intenções. E ruim porque o Instiga vai ter sempre de provar que consegue sair dessa sombra e criar, no futuro, uma identidade própria – inconfundível. Mal comparando, o Instiga ainda tem de gravar o seu Bloco do eu sozinho e, também, o seu Ventura. O seu 4, talvez, não, porque o 4, do Los Hermanos, – mais de um ano depois – não é unanimidade entre crítica e público. Talento existe, disposição também – falta, ao Instiga, cair no mundo.
>>> Instiga
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Julio Daio Borges
Editor |
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