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Sexta-feira, 22/6/2007
OPasquim em livro, volume 2

Julio Daio Borges




Digestivo nº 332 >>> Depois de ressuscitar em forma de best-seller, OPasquim ressurge, como coletânea, em seu segundo volume, pela editora Desiderata. De acordo com Sérgio Augusto, na introdução do primeiro volume da antologia (de 2006), OPasquim, em formato tablóide, foi o maior fenômeno da imprensa brasileira, então – mesmo que tenha falhado como segunda encarnação, em forma de OPasquim21 – é interessante que, em livro, tenha, repetido (no bom sentido) a História, emplacando na lista dos mais-mais dos anos 2000. O segundo volume – em cor verde abacate, e em todas as vitrines das livrarias do Rio (e, possivelmente, de outras capitais) – abrange do número 150 ao 200, um período cronologicamente mais curto do que o abarcado pela primeira antologia (do nº1 ao 149), mas tão rico em material de qualidade, conforme afirmam seus atuais editores-organizadores (S.A. e Jaguar), que, quando chegaram na “ducentésima” edição, eles mesmos decidiram parar. E, folheando as primeiras páginas desse atual volume verde, o leitor não consegue parar de rir, mais de trinta anos depois, mesmo não conhecendo todas as piadas (muitas explicadas no primeiro volume) e mesmo não tendo todas as referências. Foi, vale repetir, uma das gerações mais brilhantes do jornalismo brasileiro. E OPasquim, além de tirar o paletó e a gravata desse mesmo jornalismo (Jaguar), antecipou muitas das práticas que hoje se consagram na internet e no que restou do próprio (se é que, nessa mídia, a expressão “jornalismo” guarda o mesmo peso e o mesmo sentido). OPasquim era, por exemplo, extremamente colaborativo, era altamente permeável aos leitores, não tinha redação fixa, nem seções muito fixas, e nem mesmo uma padronização de texto. Cada edição era uma tentativa heróica de colocar ordem no caos, embora o caos prevalecesse sempre (como prevaleceu, inclusive, no final). O Anjo Pornográfico dizia que OPasquim parecia “parede de mictório” – cada um ia lá e escrevia o que tinha vontade. Por isso, também, ele foi tão importante. E pelo brilhantismo de seus “muralistas” (ou “pichadores de banheiro” de Nélson) é que prevalece tão atual.
>>> OPasquim
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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