Segunda-feira,
19/10/2009
Irmãs Labèque encerrando a Temporada 2009 do Mozarteum
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 437 >>>
Se em 2005 Katia e Marielle Labèque abriram a Temporada do Mozarteum Brasileiro, em 2009, retornando ao Brasil, fecharam com música espanhola e o famoso Bolero de Ravel. Quatro anos atrás, a influência da Espanha já se insinuava pela escolha de peças do mesmo Ravel que evocavam, pelo estilo, o país do Dom Quixote. Sem contar a presença do mundo hispano-americano, graças ao baterista venezuelano, Pablo Bencid, que, em 2005, fechou um segundo bloco que começou com Leonard Bernstein (a peça "America" estava incluída). Neste ano, a parte percussiva do espetáculo ficou a cargo do Grupo PIAP, convidado para interpretar, conjuntamente, o Bolero. Seguindo a notação original, para dois pianos (do próprio Maurice Ravel), a reprodução do "crescendo", mais conhecido por causa da presença de orquestras, foi acontecendo graças à introdução lenta de cada instrumento de percussão, enfatizado pela intensidade dos toques de Katia e Marielle. Desde um pandeiro muito discreto, fazendo apenas a marcação, até explodir em tambores, surdos e, aparentemente, timbales, combinados com berimbau, caxixi e triângulo, entre muitos outros. A plateia, que já esperava com ansiedade o Bolero, explodiu, por sua vez, em palmas e sorrisos, de pé, louvando as irmãs francesas e o grupo de percussão da Unesp. No início, as Labèque preferiram começar a apresentação mais sérias, com um bloco inteiro dedicado a Isaac Albéniz, excertos da sua suíte Iberia, com arranjos de Enrique Granados (entre outros). O mesmo Granados reapareceria abrindo o segundo bloco, com sua suíte para piano, Goyescas, La Maya y el Ruiseñor (com este último passeando alegremente pelo teclado das instrumentistas). Antes do ovacionado Ravel, ainda houve Paco de Lucia e Joan Albert Amargós. O primeiro é mais conhecido por sua habilidade, lendária, ao violão, mas se mostrou compositor agradável em Canción de Amor. A Temporada 2010 do Mozarteum também promete com Maria João Pires, Zubin Mehta e a Filarmônica de Munique, a Sinfônica de Heidelberg com Hiaou Zhang, fora a Oslo Camerata, o Ensemble Berlin e o Waldstein Quartet.
>>> Katia e Marielle Labèque
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Julio Daio Borges
Editor |
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