Quarta-feira,
22/5/2002
Oígame, compay
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 82 >>>
E São Paulo se rendeu mais uma vez à musicalidade advinda de Cuba. Foi no último dia 21 de maio, durante a apresentação do Coro de Câmara Exaudi, seguindo a temporada internacional do Mozarteum Brasileiro, na Sala São Paulo. O repertório, embora rigorosamente clássico, dada a ocasião e dado o local, foi docemente retocado pela inclusão, durante o bis, de peças de compositores latino-americanos. O Coro têm a direção de María Felícia Pérez, e por ser incomumente reduzido a 12 vozes, permite ao espectador acompanhar com detalhe a mecânica da concepção e do arranjo “a capella”; afinal, são três grupos de quatro cantores cada: sopranos, contraltos, tenores e baixos. A noite começou contida, pautada por obras de Mendelssohn e Brahms. O primeiro acostumando o público à escrita e aos versos de difícil assimilação, em alemão; dentre esses, um poema assinado por J. W. Goethe (modelo de Mendelssohn, mas obviamente insuperado por ele). De Brahms, um pouco do que o programa chamou de “polifonia arcaica” (aparentada à Renascença); completada pela “homofonia vocal” (aparentada à canção popular). Se o rigor tedesco produziu momentos de fina apreciação, o despertar da audiência só ocorreu mesmo com Giachino Rossini, e suas peças: “I gongolieri” e “La passeggiata” – pontuadas pela alegria do realizador d’“O Babeiro de Sevilha”, ainda que escritas numa época de padecimento físico e moral do operista italiano. Depois do intervalo, voltou-se a Brahms, com o coro numa postura relaxada, apesar da exigência quase virtuosística das “Canções de Amor” de Joahnnes, que naquele então (idos de 1830) vivia uma arrebatada paixão pela filha de Robert e Clara Schumann. Por ironia do destino (ou dos organizadores), o mesmo Schumann viria a sucedê-lo e a fechar o programa com a breve “Vida de cigano”. Tocante e cheia de sentimento, foi a homenagem prestada pelo Coro à sua terra natal – com uma canção foclórica cubana e um animado “chá chá chá”, chacoalhando a sisuda Sala São Paulo. Certamente um dos pontos altos da nossa temporada “vocal” em 2002, podendo se repetir também neste dia 22 de maio, e igualmente em Santos, no próximo dia 23. Ouça (é o que quer dizer Exaudi, o nome).
>>> Coro de Câmara Exaudi - dia 22 em São Paulo, dia 23 em Santos
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Julio Daio Borges
Editor |
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