Quinta-feira,
4/7/2002
Back in Black
Julio
Daio Borges
|
Digestivo nº 89 >>>
Com esse slogan, os Homens de Preto (MIB, de 1997) estão voltando às telas. Um slogan um tanto quanto funéreo, diga-se de passagem, para um filme que beira o pastelão. Se no primeiro episódio algumas idéias sobre a vida fora da Terra eram sugeridas (e até convicentes), nessa “volta em preto” a tônica é o humor, tendo transformado os heróis “Kay” (pronuncia-se “quei”, Tomy Lee Jones) e “Jay” (pronuncia-se “djei”, Will Smith) em versões atualizadas dos ghostbusters (caça-fantasmas, que tiveram edições em 1984, 1989 e 1999). Pela entrevista do primeiro, durante première em Los Angeles, percebe-se que o “MIIB” não foi um grande desafio para os atores. Ainda assim, Tommy Lee Jones segura a onda o tempo todo; e é por ele que vale à pena sair de casa. Will Smith é também engraçadinho, com aquele ar de indeferença frente aos maiores perigos, tentando escamotear os mais humanos sentimentos. Aliás, uma das poucas novidades desse lançamento é que Mr. Jay se apaixona por uma moça, uma “latin-american” em franca ascenção. Rita, ou Rosario Dawson, para ser mais exato. Outra personagem que desponta é a do bulldog falante, obviamente um extraterrestre num corpo de cachorro. Particularmente hilariante o momento em que, de pé à janela do carro, entoa versos de “I Will Survive” (clássico de Gloria Gaynor, que se converteu no hino das encalhadas e rejeitadas [todas o sabem de cor]). Que ninguém espere porém verossimilhança, ou mesmo coerência, de “Homens de Preto II”. Todo o corre-corre atrás do vilão da história se encerra com um simples tiro de uma das poderosas armas [e a gente fica se perguntando: por quê não acabaram logo com isso, deixando mais espaço para as piadas?]. Tudo bem. Afinal, não é sempre que queremos lavar a alma no cinema, ou sair totalmente transformados da sessão. Às vezes, é importante dar algumas risadas e pronto. Principalmente quando a realidade se apresenta tão urgente, e grave.
>>> Homens de Preto II
|
|
>>>
Julio Daio Borges
Editor |
|
|