Sexta-feira,
27/9/2002
Low-tech
Julio
Daio Borges
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Digestivo nº 101 >>>
Está na Carta Capital que abre o mês de setembro. Uma coisa que ninguém imaginava: o homem contemporâneo, em sua ansiedade de preservação, armazena os grandes feitos humanos nas mais modernas mídias mas, de repente, por causa da obsolescência das mesmas, vê-se trancafiado para sempre. É como a maldição do faraó. Guilherme Kujawski, autor da matéria ("O Futuro do Passado"), dá como exemplo os disquetes de 5 ¼ polegadas (muitos já "ilegíveis" hoje) e um episódio envolvendo os "videodiscos", considerados arcaizantes: embora as relíquias tenham sido reproduzidas com a mais absoluta fidelidade, tornaram-se inacessíveis; melhor voltar a usar as "fontes" originais. (Não é irônico?). Há várias questões envolvidas. Uma delas: Sócrates, há milênios, considerava que os livros eram maus porque roubavam a capacidade de memória do homem; nosso instinto de perpetuação do legado da espécie não seria, talvez, um indício da acomodação mental inerente à nossa época? (Ao contrário dos índios, que, segundo um depoimento na revista, não deixam nem pétala nem rastro?). Segunda questão, no embalo dessa primeira: a ameaça sempre presente dos cânones, a convivência com os grandes monumentos de 40 mil anos de história humana, não inibiria a capacidade criativa das novas gerações, confinando o futuro ao labirinto da memorialística? (Afinal, topar com Fídias, Michelangelo e Rodin, todos os dias, não é muito animador para o escultor iniciante que - diante de sua imperfeição [e da perfeição dos mestres] - sente a tentação de botar tudo abaixo e abandonar definitivamente a coisa.) Terceira questão: o desejo de deixar algo para a posteridade é típico de quem tem a vida ameaçada, ou então de quem simplesmente descobre que a eternidade (ao menos "física") é uma quimera. Resumindo, portanto, a ópera: não seria um sinal claro do fim dos tempos essa ambição descabida de montar a arca de Noé das grandes realizações humanas?
>>> Carta Capital | The Future of the Past
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Julio Daio Borges
Editor |
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