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Quarta-feira, 6/11/2002
Fama e fortuna

Julio Daio Borges




Digestivo nº 106 >>> Economia do Entretenimento. Trata-se de um novo termo cunhado por John Gray, professor da London School of Economics e autor de "Straw Dogs: Thoughts on Humans and Other Animals" (Granta Books, 2002, 240 págs.). Segundo o mesmo, períodos de estabilidade econômica seriam os mais propícios para o florescimento da chamada indústria do entretenimento. É o que nos conta Gianni Carta, em Carta Capital. Assim, desde o cinema, a música, a literatura até estultices como o culto à celebridade e os alardeados reality shows dependeriam de uma paz relativa, de uma certa tranqüilidade, de alguma bonança ou talvez mesmo prosperidade econômica. É uma boa explicação, provavelmente, para a Inglaterra. Mas e o Brasil, que mal viveu seu decênio de estabilidade e já desponta como um celeiro de ídolos de araque e beldades de uma semana? A culpa recai, facilmente então, sobre o Governo, e volta, mais uma vez, o eterno argumento da falta de educação (não só de modos). Outro dia, no Roda Viva da TV Cultura, um professor da FGV discutia com um Prêmio Nobel de Economia que, no Brasil, é mais eficiente um supletivo do que uma educação de base (leia-se "1º grau"). O Nobel, um norte-americano, recusava-se a acreditar mas, temos de convir, o professor da FGV há de ter razão. Juntando essa "falta de base" com a ausência quase completa de uma "cultura geral", tem-se, voilà, um cérebro praticamente entregue às boçalidades da mídia atual. É muito fácil, portanto, culpar o Governo. Em países como o nosso, no entanto, em que cidadãos atingem a maioridade semi-analfabetos, é responsabilidade da mídia, sim, completar sua educação. Jornalistas, em geral, são mestres em arranjar bodes expiatórios, mas, desta vez, têm de assumir sua parcela de culpa. Tirando o recorrente blablablá de "objetividade", "isenção", "ética jornalística", cada um já pensou no que está efetivamente fazendo pela formação (e não informação) do brasileiro?
>>> Na teia da fama
 
>>> Julio Daio Borges
Editor
 

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